ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Você Sabe qual geração mais compra no mundo digital?

Atualmente, lidamos com, pelo menos, 3 gerações completamente diferentes em seus comportamentos. O que torna bastante complexo firmar estratégias poderosas especificamente quando se trata do consumo via internet.

Responda com sinceridade:

  • Você sabe qual geração mais compra no mundo digital?
  • Suas estratégias de marketing prevê a resposta para essa pergunta?
  • Você sabe diferenciar as gerações por suas principais características como consumidores?

Calma! Nós sabemos que é bem provável que você não tenha as respostas para as questões acima.

Isso porque você não seria o único. Muitos profissionais têm grandes dificuldades em lidar com esse cenário, onde, pelo menos, 3 gerações compõe o público consumidor.

  • Mas, porque essa dificuldade está presente?

Há algumas razões, mas a principal delas é que precisamos lidar com comportamentos bem opostos. Isso graças ao período que ocorreu a transformação tecnológica, o aumento da acessibilidade à internet.

Se você tem seus 20 ou 30 e poucos anos, deve se lembrar. Esse momento ocorreu em meio à pessoas que nunca ouviram falar dessa possibilidade, à pessoas que aprenderam a lidar com ela e pessoas que nasceram sabendo utilizá-las.

Obviamente, isso fez com tivéssemos consumidores com pensamentos e comportamentos bem variáveis com relação ao mundo digital.

Para quem não sabe, essas gerações ao qual nos referimos são a X, Y e Z. Provavelmente, você se encaixa em uma delas.

Enfim, mas porque estamos falando sobre tudo isso? É o que talvez você esteja se perguntando nesse momento.

Bem, é que uma recente pesquisa realizada pela Rakuten, reacendeu o debate sobre as diferenças das gerações, levantando uma resposta bem importante para uma pergunta que muitos profissionais do marketing digital se fazem:

  • “Qual geração mais consome via internet?”.

Nós, do Mestre do Adwords, resolvemos criar esse conteúdo não só para lhe apresentar dados sobre quem compra mais no mundo digital, mas para lhe ajudar a entender como criar estratégias matadoras de acordo com cada geração e seus comportamentos.

Se interessou? Então vem com a gente!

geração mais compra no mundo digital

Quais as principais características que diferem as gerações X, Y e Z?

Antes de falarmos sobre consumo, é importante deixar claro quais as principais características que diferem essas gerações.

Dessa forma, fica mais simples para que você os identifique na criação de suas estratégias posteriormente. Vamos lá:

  • Geração X: Considerados os responsáveis, são os consumidores que nasceram entre o início da década de 60 e o final da década de 70. (1969 – 1979).
  • Geração Y: Vistos como os usuários com perfil multitarefas, eles são os consumidores também chamados de Millennials. No exemplo que demos no início, os integrantes da geração Y seriam os que aprenderam a lidar com o mundo digital. Nasceram entre o início da década de 80 até o meio da década de 90. (1980 – 1995).
  • Geração Z: A mais nova geração, a que nasceu sabendo utilizar a internet e as tecnologias. Vistos como completamente conectados, são aqueles que nasceram a partir do meio da década de 90. (1995 em diante).

Ainda há os Baby Boomers, que nasceram entre 1945 e 1959, em média. Eles são considerados os conquistadores no mundo digital, mas não vamos tratar de forma mais profunda sobre eles. O foco são as gerações apresentadas anteriormente.

Agora que você já sabe como diferenciá-los, vamos entender melhor como eles se relacionam com a possibilidade de realizar compras no mundo digital.

O quanto cada geração confia no processo de realização de compras na internet?

geração mais compra no mundo digital.

Segundo a pesquisa da Rakuten, os consumidores, de maneira geral, estão confiando cada vez mais nos processos desse modo de consumo.

Isso quer dizer que até as gerações mais velhas não veem mais tantos problemas em comprar pela internet.

No entanto, cada geração tem seu nível de confiabilidade específico, além de suas preferências.

Por exemplo:

  • A geração X é a que mais planeja antes de comprar pela internet. O que faz com que eles sejam mais lentos em suas jornadas de consumo.
  • Enquanto 41% da geração Y compra, ao menos, 1 vez por semana.
  • 54% da Geração Z consulta sites de busca antes de comprar.

Interessante, não é mesmo?

Mas…

Afinal, qual geração mais compra no mundo digital?

Como destacamos acima, as compras pela internet vem crescendo de maneira evidente, conquistando diferentes consumidores pertencentes às mais variadas gerações.

Porém, ainda assim, há uma geração que mais compra no mundo digital, segundo a pesquisa da Rakuten. Você deve estar pensando que a geração Z, a mais nova e acostumada com a internet, é a vencedora, certo?

Confira:

  • Geração X e Z: 87%
  • Geração Y: 95%

Como você viu, não é bem assim! A geração que mais consome via mercado digital é a que se enquadra na intermediária, a Y.

Pensa que acabou? Não mesmo…

A geração Y ainda surpreende pelo fato de utilizar, mais do que todas as outras, o mobile para realizar compras. Ela supera a média que é de 29%, apresentando a marca de 40%.

Esse é um resultado de análise geral, isso porque se considerarmos nichos específicos de compra, poderíamos eleger vencedores diferentes.

Por exemplo, a geração X compra mais via internet itens ligados à viagens e turismo, do que as outras gerações, inclusive, a Y.

Como utilizar essas informações para criar estratégias mais poderosas?

geração mais compra no mundo digital,

É claro que existem outras características à se considerar, porém ao saber como cada geração se porta frente às compras no mundo digital, você pode trabalhar em estratégias para conquistá-las mais facilmente.

Para tal, a primeira coisa que você precisa fazer é analisar os dados e criar experiências personalizadas com base neles.

Por exemplo:

  • Imagine que você tem uma agência de turismo.
  • Com base na pesquisa, você descobriu que a Geração X é a que mais consome em seu nicho.
  • Então, fica mais simples direcionar, por exemplo, suas campanhas do Adwords com base nas características principais da geração X.
  • Como o fato delas terem nascido em meio à década de 60 e ao final da 70. Serem consumidores planejadores e responsáveis.

Enfim! Enxerga como é mais simples conversar com o seu público quando você sabe suas características principais e seus comportamentos?

A Google comprovou o que acabamos de lhe dizer por meio de uma pesquisa, onde apontou que quase 70% dos usuários tem a expectativa de que os negócios digitais utilizem seus históricos de consumo para melhorar o oferecimento de experiências de maior qualidade, baseadas em personalização.

Não se esqueça disso na hora de criar as novas estratégias de marketing do seu negócio! Ok?

É isso! Esperamos ter lhe ajudado.

Ficou com dúvidas? Envie-nos a sua pergunta.

Forte Abraço.

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