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Você sabe o que é ticket médio? – Entenda tudo sobre o assunto

Se você está acostumado com o universo do marketing digital, já deve ter se deparado com o termo ticket médio. Certo?

  • Mas, você sabe exatamente do que ele se trata?

Não?

Tudo bem, não se culpe por isso, afinal, você não é o único. A verdade é que embora muitos profissionais trabalhem com ele diariamente, grande parte não sabe da sua importância e definição.

O ticket médio está diretamente ligado às métricas mais importantes que apontam o verdadeiro desempenho de um negócio.

De maneira mais específica, ele pode lhe revelar o quanto os seus clientes estão fazendo o seu negócio faturar.

Bem, como você sabe, ficar sempre atento às métricas é algo imprescindível para que a sua marca conquiste todos os seus objetivos, tanto em relação às vendas, quanto em entendimento sobre o desempenho do negócio em todas as suas nuances e frentes de atuação.

A questão que essa não é uma escolha, é uma tarefa obrigatória, caso você deseje ter sucesso. Afinal, verificar as métricas é estar atualizado sobre o que mais importa em seu negócio.

Enfim, se você acredita que não conhece como deveria o ticket médio, vem com a gente!

Nós, do Mestre do Adwords, preparamos um conteúdo especial para você! A ideia é lhe mostrar tudo o que você precisa saber sobre o ticket médio.

Não fique parado aí!

o que é ticket médio

Afinal, o que é o Ticket Médio?

Como você já deve desconfiar, o Ticket Médio é sim uma métrica. Mas não uma qualquer, ela é bem importante, talvez, uma das mais preciosas para o seu negócio.

De maneira básica, podemos definir esse termo como um medidor para o ganho médio que a sua marca tem a cada compra efetuada por seus clientes.

Ela não se refere especificamente ao lucro, embora também possa ser importante para determinar esse cálculo.

Na verdade, o Ticket médio aponta qual a média do valor de compras executadas em seu negócio.

Por exemplo:

  • Imagine que um cliente fez uma compra de 10 produtos em sua loja.
  • Cada um desses produtos apresentava valores variados.
  • Entre R$150 e R$90 reais.
  • Então, seu ticket médio dessa compra será a média desses valores.

Não se preocupe, mais adiante lhe ensinaremos como fazer essa equação de maneira simples e segura.

O ticket médio é utilizado pelos mais diferentes tipos de negócio, principalmente, se houver alguma ligação direta ou indireta com vendas de serviços ou produtos.

Como dissemos anteriormente, calcular o ticket médio é importante não só para saber o quanto cada cliente compra da sua marca em média, mas também para saber se as suas ações estão sendo efetivas dentro do esperado ou se precisa de ajustes.

Bem, agora que você já está ciente do que se trata essa métrica, o seu funcionamento e como ela é importante para o seu negócio, vamos avançar um pouco mais.

Calculando o Ticket Médio

o que é ticket médio,

Pode ficar tranquilo, por mais que você não seja uma pessoa que goste ou tenha facilidade com matemática e cálculos.

É que calcular o ticket médio não tem tantas dificuldades assim, inclusive, é considerada uma das equações mais simples quando o assunto são as métricas.

De forma simples e direta, para o cálculo, você precisará primeiramente do valor bruto que a sua marca faturou no espaço de tempo que desejar saber o ticket médio.

Depois, verifique o total do volume de vendas desse período determinado.

Agora, basta dividir o faturamento bruto pelo volume total de conversões no período.

Há ainda uma outra opção para chegar ao valor do ticket médio do seu negócio.

Basta montar a seguinte equação:

  • Ticket médio = Valor do Volume de vendas

                                 Volume de Clientes

 

Quer um exemplo prático?

Tudo bem, vamos a ele…

  • Imagine que nos últimos 2 meses o seu negócio faturou R$5 mil reais em vendas.
  • Esses R$5 mil reais foi resultado de 25 compras realizadas por clientes diferentes.

Portanto, para encontrar o ticket médio, é preciso:

Ticket Médio dos Últimos 2 Meses = R$5.000,00 = R$200

                                                                      25

 

Como vimos, o ticket médio do período foi de R$200 reais, o que significa que cada cliente comprou, em média, esse valor em produtos ou serviços em sua marca.

Fácil, não é mesmo?

Mas, você deve estar se perguntando…

Como faço para impulsionar o meu ticket médio?

Se você realmente se fez essa pergunta, é porque já entendeu que conhecer o ticket médio do seu negócio lhe dá a oportunidade de melhorá-lo e, assim, automaticamente impulsionar suas conversões.

Há sim diversas formas de impulsionar o valor do seu ticket médio e a maioria deles segue uma ação básica. Ou seja, aumentar o volume de vendas e aquisições por cliente.

o que é ticket médio;

  • Mas, como conquistar esse objetivo? 

Veja algumas dicas que preparamos para você a seguir.

Estude Seu Público e Ofereça o Que Ele Precisa

Muitos dizem que ter uma quantidade maior de produtos pode fazer com que a sua loja alcance um maior volume de vendas.

Acontece que essa estratégia pode não dar certo, principalmente, porque os consumidores de hoje esperam que as marcas o entendam e o atendam de maneira personalizada.

Então ele não vai querer perder tempo procurando o que ele precisa em meio a centenas de produtos.

Para tornar a experiência do cliente mais agradável, oferecendo os itens que ele se interessa e precisa, estude-o antes.

Assim, você aumentará as suas vendas de maneira mais simples e relevante!

Trabalhe com Combinações de Itens e Descontos

Uma das premissas para que o consumidor acabe levando mais produtos em sua compra é o fato dele enxergar a oportunidade.

Ele pode entrar em sua loja simplesmente em busca de uma nova chuteira para jogar futebol com os amigos. Mas se você o recepcionar com uma promoção, onde é oferecido um combo de chuteira + meais especiais, com preço atraente, isso pode favorecer o aumento do valor da aquisição.

Ele enxergará essa combinação como uma oportunidade de adquirir dois produtos relevantes com valor especial.

Nesse caso, conhecer o seu público alvo também ajuda a ser mais relevante nessas combinações e, claro, no direcionamento das “oportunidades”.

Outra regra básica nesse sentido é ter ações específicas para trabalhar a fidelização dos clientes.

Dessa forma, você não só cresce o seu ticket médio, como evolui o seu negócio como um todo.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo!

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

Forte Abraço.

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