ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Você sabe o que é Omnichannel? – Entenda e Veja as Vantagens

Muito provavelmente, se você trabalha com o marketing digital, direta ou indiretamente, deve ter percebido que o termo Omnichannel vem em uma crescente.

Nos últimos anos, cada vez mais, profissionais vem falando da importância dele, mas você tem ideia do que se trata?

Não tem problema se a sua resposta foi negativa, já que estamos aqui hoje, especialmente, para lhe ajudar a entender o Omnichannel e o poder que ele tem frente à estratégias que visam inovar e trazer melhorias à experiência de consumo do seu público alvo.

Já percebeu que trata-se de algo bem interessante, não é?

Então não perca tempo, venha descobrir tudo que você precisa saber sobre o Omnichannel.

Afinal, o que é Omnichannel?

Omnichannel

Antes de irmos ao ponto sobre a aplicação do Omnichannel no universo do marketing de vendas, nós precisamos lhe explicar o significado do termo em si.

Certamente, dessa forma, você conseguirá entender o conceito aplicado mais facilmente depois. Ok?

Então vamos lá!

Omnichannel é um termo que pode ser entendido pela junção da sua origem no Latim e a terminação do inglês. O prefixo “omni” trata-se de “tudo/todo”. Já o “Channel” como não é surpresa, significa canal.

Então, de maneira genérica, podemos dizer que Omnichannel é um termo que se designa a algo parecido com “todos os canais em conjunto”.

Aí você pode perguntar:

  • “Ah, então é um multicanal? Igual ao Multichannel?”.

Na verdade não!

É preciso que você entenda que o que acabamos de lhe dizer é só a base, há muito ainda para entender sobre o termo.

Porque mesmo que tenhamos falado sobre o Omnichannel ser uma espécie de multicanais, ele não é igual ao multichannel ou o crosschannel, por exemplo.

Ficou confuso? Então vem descobrir quais são as diferenças entre eles.

Quais são as diferenças entre Omnichannel, Multichannel e Crosschannel?

A primeira coisa que você precisa entender é que os três termos são semelhantes sim no sentido de que eles estão ligados às melhorias na experiência do seu público alvo dentro do cenário de comunicação, dos canais disponibilizados pelos negócios para tal.

omni-channel

Só que de modo geral, essa é a única semelhança. Entenda quais são as principais diferenças.

  • Multichannel: O multichannel se refere diretamente aos “muitos canais”, só que dentro de uma estratégia de multichannel não necessariamente há uma integração entre os canais de comunicação trabalhados pela marca.

Por exemplo:

Você tem uma empresa que tem uma loja virtual, um atendimento via Facebook e ligações telefônicas, mas eles não operam integrados.

Isso quer dizer, o que acontece nos atendimentos telefônicos não é conhecido pelos atendentes da página do Facebook do negócio, por exemplo.

E tem mais, estratégias de multichannel, quase sempre estimulam cada canal a trabalhar melhor que o outro e isso automaticamente faz com que o compartilhamento de informações entre eles seja uma ação proibida. Afinal, ninguém deseja perder essa competição.

Ok?

  • Crosschannel: O Crosschannel se aproxima mais do conceito do Omnichannel, pois ele precisa trabalhar com uma certa conexão, passando informações de um canal à outro. Só que por outro lado ele é um tanto quanto mais básico, afinal, ele se restringe à complementação.

Por exemplo:

Você tem uma loja física e abriu uma loja online. No seu sistema de entregas, há a opção do consumidor realizar a compra online e retirar em poucos dias no seu endereço físico.

Percebe que não há mais aquela competição, mas a necessidade de cruzar dados para que o serviço se complemente?

  • Omnichannel: O Omnichannel, como falamos no início, é a junção de todos os canais. Nesse tipo de estratégia os dados são cruzados e os canais integrados, não havendo competições, apenas, ações que facilitem e melhorem a experiência do usuário.

Por exemplo:

Vamos imaginar que você tenha uma loja física, online, um aplicativo que pode ser utilizado para as compras, página no Facebook e Instagram.

Se você trabalha com uma estratégia Omnichannel, o cliente pode tanto comprar na loja online e retirar na loja física como ir à loja física para comprar um produto que viu online, já que todos os canais “sabem” das ações promovidas entre eles.

O grande diferencial do Omnichannel é que ele proporciona uma experiência de consumo sem falhas, uma vez que os canais de comunicação são integrados e recebem informações de forma simultânea.

Porque Adotar uma Estratégia de Omnichannel?

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É claro que criar e implementar uma estratégia de Omnichannel eficiente não é algo simples e fácil.

Inclusive, pesquisas especializadas apontam que quase 90% dos usuários de empresas que adotam esse tipo de estratégia acreditam que elas podem melhorar no quesito integração e melhorias na experiência do usuário que quebrem os obstáculos para eles.

Só que, de modo geral, precisamos concordar que a estratégia de Omnichannel é basicamente a tradução do clamor dos consumidores atuais.

Já percebeu o quanto as pessoas estão mais exigentes para consumir algo?

Não é impressão sua, os consumidores da atualidade exigem a melhor experiência que já tiveram na vida durante a sua jornada de compra, soluções personalizadas, atendimento focado em sua necessidade especial, fora a expectativa que elevou seus níveis.

Enfim… A resposta para a pergunta que nomeia esse tópico é bem simples:

  • Se você não integrar seus canais de comunicação, muito em breve seu negócio ficará pra trás!

Além de que você também deixará de garantir as vantagens que, provavelmente, seus concorrentes já possuem.

Quer saber quais são eles? Então confira à seguir!

Quais as Principais Vantagens de uma Estratégia de Omnichannel?

Logo de início, podemos dizer que a primeira grande vantagem que você adquire ao trabalhar dentro de uma estratégia Omnichannel é o fato de estar indo na direção acertada de proporcionar uma melhor experiência ao seu público alvo.

Esse, por exemplo, é o principal objetivo da gigante Google. Você acha que eles podem estar errados?

Nós temos certeza que não!

Satisfazer seus clientes e potenciais consumidores deve ser uma meta a perseguir sempre, se quiser obter resultados positivos.

A partir dessa grande vantagem, você ainda consegue:

  • Evoluir a qualidade dos serviços de modo geral
  • Aumentar suas conversões e vendas.
  • Fidelizar e encantar clientes.
  • Ser considerado uma marca referência.
  • Ter mais autoridade.

Entre milhares de outras vantagens.

Pense nisso! Essa estratégia, se bem feita e aplicada, permite que você estabeleça conexões fortes, melhore seus processos internos e externos, conquistando um valor imensurável que será agregado à sua marca.

Esperamos ter lhe ajudado. Ficou com dúvidas? Escreva para nós!

Forte Abraço.

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