ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Você sabe o que é Marketing Político? – Entenda Tudo Agora

Estamos em um período no Brasil, onde um dos temas mais tratados se refere à política.

Há quem não goste de falar sobre o assunto e há quem diga que falar sobre ele é imensamente importante para que possamos progredir como país.

Enfim, não vamos entrar nesse mérito, até porque esse não é o ambiente mais adequado para tal, mas tocamos no assunto, justamente, porque hoje o nosso tema irá se relacionar, inevitavelmente com a política.

Se você não gosta de política, mas trabalha com marketing, direta ou indiretamente, sugerimos que fique e aproveite o conteúdo que preparamos.

Ele lhe dará uma nova perspectiva sobre esse universo, ou, ao menos, expandirá sua visão. O que poderá favorecer suas estratégias quanto ao seu negócio.

Entenda tudo agora sobre o Marketing Político com o Mestre do Adwords.

Afinal, o que é marketing político?

Vector illustration of a speaker addresses an audience in a political campaign
Vector illustration of a speaker addresses an audience in a political campaign

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre o marketing político, até porque ele está presente em cada eleição.

Apesar disso, talvez, você não entenda perfeitamente o conceito dele, especialmente, porque ele vem se transformando à partir da explosão da internet como meio promissor para impulsionar a popularidade.

Basicamente, o que estamos tentando lhe dizer é que o marketing digital impactou no político, trazendo novas formas de executá-lo.

Com tudo isso, certamente, o marketing político virá à tona com maior frequência nos próximos meses, anos.

E esse já é um grande motivo para que você o conheça e entenda-o.

Então vamos direto ao ponto!

De forma bastante básica e resumida, o marketing político nada mais é que uma combinação de estratégias para tornar o político ou candidato ao cargo mais próximo de seus potenciais eleitores e eleitores.

Essas estratégias buscam também a conexão entre as duas partes, através da comunicação assertiva.

Claro, de maneira geral, essas técnicas também desejam doutrinar o seu público alvo, educando-os para que eles se insiram de maneira mais próxima e participativa da vivência política.

Como falamos anteriormente, esse tipo de marketing está se transformando. Adotando técnicas que visam os canais digitais.

Então, se antes você recebia panfletos e era impactado por comerciais no horário nobre da emissora mais popular do país.

À partir de agora há maiores chances de você se ver captado por anúncios no Youtube, no Google e Facebook, por exemplo.

Ok! Mas…

Quais as técnicas principais utilizadas dentro do marketing político?

Marketing Político

Nós iremos lhe apresentar algumas das estratégias mais utilizadas dentro desse tipo de marketing. Mas já lhe adiantamos que, sem dúvidas, você se surpreenderá com a proximidade delas em relação às técnicas que utilizamos em outros cenários do marketing digital:

Criação e Posicionamento de Marca

Não tem jeito, mesmo sendo político, todo negócio que deseja atingir e se conectar com determinado público precisa trabalhar com estratégias de criação e posicionamento de marca.

No caso específico, essa técnica tenta posicionar o candidato ou eleito ao cargo em relação à uma espécie de missão, que inevitavelmente, fará com que o público o reconheça por ela e se conecte via interesses similares.

Por exemplo:

  • Um político lança sua carreira onde suas maiores promessas estão baseadas em planos de assistência aos idosos e mais lazer aos jovens.
  • Essas duas missões se colocam como fortes peças de sua marca, conectando-o como representante do público que deseja essas melhorias.
  • Automaticamente, essa parcela de cidadãos, se tornaria potenciais eleitores que votariam nesse candidato.

É claro que por trás dessa construção e posicionamento de marca existe um estudo de público alvo que se deseja atingir. Inclusive, levando em consideração os problemas da cidade, Estado ou país em questão.

O que se pretende atingir de maneira geral é a construção de uma visão do público perante o político.

Você vê alguma similaridade com o que pratica no dia à dia do seu negócio?

Pois é, essa estratégia não se distancia muito do que é feito no Branding de uma marca.

Construção de Audiência Fiel

Nenhum negócio pode sobreviver, se não houver clientes fiéis que o apoie. E no marketing político, essa questão não é vista de forma diferente.

Por isso, uma das técnicas mais utilizadas nele é aquela que visa a construção de uma audiência fiel em torno do candidato ou ocupante do cargo na gestão pública.

A função dessa comunidade é justamente manter o político forte em seu exercício, dando maiores chances de que ele consiga elaborar e ter seus projetos aprovados.

Basicamente, para conseguir esse apoio, a estratégia tem o objetivo de fazer com que o público esteja próximo de seu representante, através de técnicas que gerem conexão, proximidade, entendimento, representatividade, importância, engajamento, entre outras.

O interessante nesse aspecto é que hoje os partidos vem adotando campanhas que fogem do tradicional grupo militante presente nas ruas.

Eles passaram a trabalhar com as redes sociais de grande visibilidade, inclusive, apostando na proximidade, enviando mensagens via WhatsApp.

Conteúdo Também é Rei na Política

Não há melhor maneira de alcançar maior visibilidade, informar, doutrinar e conectar, ao mesmo tempo, do que o marketing de conteúdo.

E os políticos sabem muito bem disso. Então, eles utilizam a estratégia com muita força em suas campanhas.

Disseminando materiais sobre os mais variados assuntos, como seus projetos, sua carreira, seus feitos, entre outras coisas, em diversos canais, que vão desde sites e blogs próprios à vídeos em redes sociais e Youtube.

Força e Atitude nas Redes Sociais

A popularidade e a proximidade com o público é especialmente importante para os políticos.

Sem esses elementos, suas chances de conquistar ou se manter em um cargo são bastante pequenas. Isso porque automaticamente ele não tem um canal de comunicação aberto e direto, além de não compartilhar seus projetos de forma acessível, como é esperado.

Para não correrem esse risco, obviamente, que eles enxergaram o grande potencial das redes sociais. Que no Brasil, apresenta a incrível marca de 100 milhões de usuários.

Levando esse cenário em consideração, o marketing político investe muito na força e na atitude dos elegíveis ou eleitos nas redes sociais.

Pode analisar, você encontrará muitos nomes grandiosamente presentes e ativos em diversas plataformas, como o Facebook e o Twitter, por exemplo

 

Se você ainda não foi impactado por, ao menos, uma dessas ações, em breve será, afinal, estamos bem próximos de uma nova eleição! Nos conte sua experiência com relação ao marketing político.

Esperamos que tenha curtido o conteúdo!

Forte Abraço.

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