ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Você sabe o que é Buyer Persona?

Com certeza você já percebeu que os consumidores no geral estão mais exigentes. Eles não compram mais por comprar, simplesmente por impulso.

Agora, na maioria das vezes, o consumo só é concretizado quando há conexão de alguma forma. Seja do potencial cliente com a marca, com o nicho, com o produto, dentre outros fatores.

Obviamente, em um mercado como o nosso, as técnicas e aplicações acabam seguindo o comportamento do consumidor, pois sem isso, o marketing digital não teria poder. Concorda?

Se você parar para analisar rapidamente, verá que a grande tendência do nosso setor, ou seja, as estratégias que mais trazem resultados positivos, são aquelas personalizadas, muito trabalhadas exclusivamente dentro das características do público alvo que se pretende atingir.

É dentro desse novo cenário que aparece o conceito de Buyer Persona. Uma espécie de Público Alvo 2.0.

A base continua sendo a mesma, o que muda na verdade é a questão da personalização mais intensa, compreendendo necessidades mais específicas que antes não eram abrangidas em particular.

Já ouviu falar ou sabe o que é Buyer Persona? Não?

Se você não sabe exatamente o que é Buyer Persona, muito provavelmente, o seu negócio deve estar perdendo muitos clientes, dinheiro e oportunidades.

Sem contar que seus esforços estão fazendo você perder tempo, já que seu empenho é máximo para resultados reduzidos.

Responda o mais rápido que puder:

  • Você sabe quem é o seu potencial cliente?
  • Você conhece as particularidade de cada cliente ideal dentro do seu público alvo?

Se a resposta for negativa para, ao menos, uma das perguntas acima, sentimos em lhe dizer, mas é muito possível que suas estratégias de marketing estejam comprometidas.

Responda com sinceridade, por mais que você venda:

  • Você sabe quem compra os seus produtos/serviços?

Mais uma vez, se a resposta for não, podemos lhe garantir que seus dias de faturamento estão contados.

Infelizmente!

Nós, do Mestre do Adwords, sabemos que você não deseja que isso aconteça, e nem a gente, por isso, resolvemos criar esse conteúdo.

A ideia é lhe ajudar a compreender tudo sobre Buyer Persona. E também auxiliar que você entenda como suas estratégias de marketing aliadas às Buyer Personas podem resultar em uma explosão de vendas contínuas e duradouras.

Sem dúvidas, os benefícios acometerão não só o faturamento do seu negócio, mas melhorarão a qualidade das suas estratégias de SEO, Mídia, Marketing de Conteúdo, Captação de Leads e muito mais.

Vamos nessa?

 

o-que-é-Buyer-Persona

 

Afinal, o que é Buyer Persona?

Basicamente, podemos dizer que uma Buyer Persona é a evolução do público alvo ou o público alvo dentro dele mesmo.

Ficou confuso? A gente lhe explica melhor!

A Buyer Persona é um representante do que seria o seu cliente ideal, algo “fictício”, mas criado com base real, fundamentado em dados, pesquisas e métricas.

Ao contrário do público alvo, que abrangia um grupo de pessoas, supondo que eles tenham as mesmas necessidades, vontades, comportamentos e particularidades. A Buyer Persona olha para o indivíduo, mesmo que ele já esteja inserido dentro do grupo que você considera ser o seu público alvo.

A lógica é muito simples. Um público alvo é constituído de pessoas que têm interesses em comum, interesses esses que os ligam ao seu negócio, mas nem todos os interesses de cada indivíduo do grupo são compartilhados por todos.

 

Você-sabe-o-que-é-Buyer-Persona

 

Pense com a gente…

  • Vamos imaginar que você tenha uma loja online de suplementos.
  • Então você comercializa suplementos para ganho de massa muscular, para eliminar gordura e para aumento de performance.

Você concorda que dentro desse cenário você tem um público alvo abrangente e alguns grupos específicos dentro desse público alvo?

O grupo abrangente pode ser definido mais ou menos assim:

  • Pessoas que buscam melhorar a saúde e a performance física.

Já os pequenos grupos específicos, dentro do Público Alvo, são:

  • Pessoas que desejam emagrecer.
  • Pessoas que querem ganhar massa muscular.
  • Pessoas que desejam melhorar a performance em atividades físicas.

Percebe que nesse ponto as necessidades e desejos se diferenciam em cada grupo?

É, por isso, que o conceito geral de público alvo não funciona mais como antes! E estratégias de marketing que não se aliam a Buyer Persona do negócio acabam não sendo segmentadas como deveriam.

Resumindo, podemos dizer que a Buyer Persona é a “caricatura” semi-realista criada para segmentar adequadamente e mais profundamente as estratégias de marketing, trabalhando o indivíduo dentro do público alvo e não mais o grupo todo.

Quais as Principais Diferenças Entre Público-Alvo e Buyer Persona?

Certamente essa pergunta deve estar em sua mente nesse momento. E é muito importante deixar claro essa questão para que não haja confusões futuras.

Como você já deve ter percebido pelas informações anteriores, o público alvo é aquele “formado” por toda e qualquer informação, mesmo que generalizada, sobre o comportamento de um grupo de pessoas que, de alguma maneira, conectam-se com o seu negócio e, por isso, se tornam clientes em potencial.

buyer-persona

Diferentemente, a Buyer Persona é mais específica, pois ela “elege” um potencial cliente a partir de informações mais aprofundadas que serão capazes de apontar um perfil confiável desse consumidor.

Se fôssemos traçar um público alvo e uma Buyer Persona, seria mais ou menos assim:

  • Público Alvo: Homens de 30 a 45 anos, casados, de São Paulo, empresários e com formação superior.

 

  • Buyer Persona: Francisco possui 42 anos, é um empresário da área de automação, é solteiro e não tem filhos. Mora em São Paulo e vive cercado de amigos. Seus principais hobbies é velejar e jogar golfe. Ao menos uma vez na semana, acessa site de agências de viagens e blogs de esportes. Enfrenta problemas emocionais e almeja construir uma família com muitos filhos.

Percebe a grande diferença entre os dois perfis? Bem, nesse momento você deve estar querendo saber como criar uma Buyer Persona, não é mesmo?

Para não estender demais esse artigo e torná-lo cansativo para você, nós resolvemos criar um outro conteúdo exclusivo para lhe ajudar a criar a Buyer Persona de seu negócio.

Fique atento, em breve disponibilizaremos o novo material!

Ficou com dúvidas? Entre em contato com a gente.

Até logo!

Forte Abraço.

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