ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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O que é vendarketing?

Seu negócio já deve estar por dentro das principais práticas do marketing digital para obter um bom posicionamento de marca, não é mesmo?

Sabe-se que há várias formas de trabalhar cada estratégia, não existe um jeito fixo para que diferentes marcas alcancem o mesmo objetivo.

Cada uma precisa desenvolver metodologias próprias para chegar ao próximo nível, conquistando clientes e gerando cada vez mais conversões.

Muitas vezes, as empresas conseguem atribuir um bom planejamento de marketing para gerar vendas do seu produto, mas no final das contas, as vendas não estão conforme a empresa espera.

  • Você sabe por que isso acontece?

Por causa de uma desordem, um desalinhamento entre os setores de marketing e vendas.

Muitos não se atentam a isso, mas é imprescindível que o seu setor de marketing ande em conjunto com o de vendas para que seja possível alcançar melhores resultados.

Esse “conceito” é o que define o Vendarketing. Nunca ouviu falar disso? Então vem com a gente que iremos lhe mostrar como funciona.

 

sales-marketing

 

O que deve ocorrer entre os setores no Vendarketing?

Como dissemos acima, o Vendarketing é uma estratégia que visa alinhar os setores de marketing e vendas em prol da conquista de um objetivo, como aumentar o volume de conversões do negócio, por exemplo.

Só que nem sempre isso acontece, algumas empresas adotam estratégias de marketing para impulsionar o seu negócio, seu produto e/ou serviço, deixando o setor de vendas sem informações necessárias para gerar conversões em maior volume e assertividade.

Se algo não deu certo, não saiu como o planejado pela área de marketing, os setores começam a encontrar formas de atribuir a responsabilidade para o setor de vendas, ou vice e versa. Dessa forma, um setor culpa o outro pelo não retorno esperado.

É importante que haja uma sintonia entre os dois setores, buscando a comunicação intensa, clara e direta através de reuniões, apresentações de estratégias e treinamentos com as equipes.

A interação entre os dois times são muito importantes, para que não haja principalmente, a falha de comunicação, de informação repassada.

 

vendarketing

 

O que fazer para integrar os setores de marketing e vendas?

Reunião inicial antes da aplicação da estratégia é fundamental para que todos estejam cientes desse planejamento e das ações que serão executadas.

Após a implantação, interessante fundamentar um calendário de reuniões, que podem ser a cada 15 dias, um mês, variando conforme o planejamento da duração da campanha.

É importante que haja uma mensuração dos resultados, da percepção do público alvo frente à campanha veiculada nas mídias pelo setor de marketing.

De posse dos resultados até o momento, é ideal que eles sejam compartilhados, em reunião, com o time de vendas.

Com a apresentação dos dados atuais, o setor de vendas conseguirá ter uma percepção de como andam os esforços em conjunto dos setores, para obtenção de receita para a empresa.

O setor de vendas conseguirá desempenhar um papel mais fundamentado na elaboração das estratégias de vendas dos produtos e/ou serviços, sempre com o objetivo de alavancar as vendas.

Com esse trabalho em conjunto, certamente o time de marketing e a área de vendas, conseguirão ter um bom relacionamento e embasamento para compreensão de como anda o processo do marketing da empresa.

 

vendarketing

 

Como aplicar o Vendarketing na prática?

Para que toda essa teoria seja aplicada na prática, importante determinar algumas ferramentas que irão lhe ajudar a chegar ao seu objetivo, principalmente no sucesso comunicacional entre os setores.

  • Redução de atritos

Importante que ambos os setores, compreendam e exerçam a redução dos atritos.  Deve ficar muito claro e bem estabelecido, que os setores de marketing e vendas devem trabalhar juntos, sempre em prol do objetivo em comum: galgar o aumento de vendas.

Fundamentar em reuniões todos os pontos elaborados pelo setor de marketing, divulgando claramente essas decisões para o setor de vendas. Assim, não haverá mais desculpas para uma possível transferência de responsabilidade sobre alguma decisão tomada e não comunicada.

  • Implantação de SLA

Para que toda a métrica seja fundamentada em sistema, como forma de garantir o acompanhamento e execução do planejamento, a implantação do SLA é um grande aliado para ambos os setores.

O SLA, ou Acordo de Nível de Serviço, como é conhecido, é uma ferramenta muito utilizada por grandes empresas, principalmente no setor de Call Center, como forma de controlar e garantir toda a execução do planejamento.

Porém, essa ferramenta pode ser auxiliada por empresas de portes pequeno, médio ou grande.

Através do SLA, a empresa consegue tornar público todos os direitos e deveres de cada setor que tem participação ativa em determinado processo.

É uma forma de todos os envolvidos, poderem acompanhar em tempo real como está o andamento do processo.

O SLA atua diretamente na demonstração de números. Os números serão os principais fatores que contribuirão diretamente na redução de atritos e no caminho natural para os setores trabalharem para alcance do objetivo.

Isso por que, com base na visualização dos números, nenhum dos setores, marketing e vendas, poderão transferir uma responsabilidade de culpa uma para o outro, pelo não alcance dos resultados.

É uma forma de apaziguar e fazer com que os setores trabalhem em conjunto, mesmo sem perceberem, para conseguir obter números positivos via SLA, uma vez que não há possibilidade desses dados serem alterados em prol de um ou de outro setor.

 

Em empresas maiores, é comum que haja uma participação maior de pessoas que até o momento não estavam envolvidas no processo, e agora fazem parte.

Sem a existência do SLA, é bem possível que haja um aumento de buracos nos processos entre marketing e vendas, ocasionando grandes problemas para um bom trabalho, e obtenção de resultados.

Com a existência do alinhamento de processos, através da comunicação e implantação de sistemas que garantam todo o bom funcionamento, a diminuição desses buracos é possível.

Proporciona-se então, uma grande otimização do processo, além do estimulo à boa comunicação entre os setores envolvidos, e claro, a obtenção de resultados positivos ao longo do alcance do objetivo.

Dessa forma, quando se trata de elaboração de estratégia de marketing e obtenção de vendas voltadas para o seu produto e/ou serviço, sua empresa deve ficar atenta em como anda a situação atual dentro dos seus próprios setores.

De nada adiantará ter um bom planejamento de marketing estratégico, se o seu setor de vendas não está à par dos esforços necessários para conseguir conquistar os resultados.

É muito importante que sua empresa atente-se a esse fator interno, pois muito dos seus problemas em conversão de vendas, podem estar relacionados à falha de comunicação entre os seus setores de marketing e de vendas.

Assim, faça um levantamento interno primeiro, e posteriormente, um levantamento externo, de como o público recebe a sua marca na internet.

Esperamos ter lhe ajudado! Ficou com alguma dúvida? Venha conversar com a gente ou deixe sua pergunta nos comentários abaixo.

Desejamos-lhe sucesso sempre!

Forte Abraço.

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