ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

Vai Criar um Site Mobile? – 5 Dicas para Evitar Erros Comuns

Nós já estamos cansados de saber que atualmente ter um site que se adapte ao mobile perfeitamente é extremamente importante.

Também não é novidade para ninguém que os acessos via mobile só crescem, ultrapassando quase todos os outros dispositivos.

Isso se dá pela forma com que as pessoas estão se comportando na hora de navegar na rede online.

E claro, se os usuários preferem os dispositivos móveis, os negócios precisam estar preparados e adaptados às novas exigências, caso contrário, haverá muitas perdas.

O Google, o maior buscador do mundo e uma das maiores plataformas de anúncios do planeta, também indicou em suas ações a relevância do mobile no mercado digital.

Além de “reformular” algumas bases de seus rankings de classificação de relevância, a empresa lançou uma ferramenta exclusiva de análise de desempenho dos sites para desktop e mobile, o PageSpeed, e, claro, iniciou o movimento mobile first.

Essa iniciativa trata-se de incentivar que todos comecem a criação de seus sites pensando primeiramente nos dispositivos móveis e não o contrário, como acontecia antes, quando o desktop liderava entre os dispositivos de acesso à internet.

Até aqui, sem problemas, certo? As tecnologias evoluem, as pessoas mudam, a forma de consumo se modifica e os negócios precisam se alinhar para continuar atendendo as demandas de seus potenciais clientes.

O grande problema disso é que muita gente ainda comete erros nessa adequação.

Por pura e simples falta de conhecimento e prática, acabam criando sites mobile cheios de problemas que geram perdas significativas de oportunidades, clientes, dinheiro e tempo.

Se você vai criar um site mobile ou está em meio ao processo, esse conteúdo foi feito pensando em lhe ajudar.

Nós lhe mostraremos ao longo desse material o que você precisa saber para executar essa tarefa de forma mais perfeita possível.

Confira as 5 dicas para evitar erros comuns na criação de um site mobile que preparamos!

 

criar-Site-Mobile

 

Você Sabe O Que É Um Site Mobile?

Antes de irmos direto às dicas, precisamos nos assegurar de que você sabe exatamente do que se trata um site mobile.

Pode parecer uma besteira à primeira vista, mas acredite, muitos erros são cometidos simplesmente pelo fato das pessoas entenderem o conceito de forma equivocada.

Bem, um site mobile também pode ser nomeado como mobile friendly e nada mais é do que um site comum com a capacidade de se adaptar às pequenas telas, em grande maioria, dos smartphones e tablets.

Você pode estar pensando:

  • O site mobile então é qualquer site responsivo?”.

A resposta é não. Na verdade há diferenças e elas estão justamente na criação desse site.

O site mobile é feito desde o seu início pensando na facilitação da navegação e de modo geral na experiência do usuário que o acessam via esses dispositivos.

O que não acontece necessariamente em um site responsivo, apesar de ser um equívoco.

O mobile friendly visa oferecer uma espécie de site nativo para as telas dos smartphones, desenvolvendo conteúdos, botões e design exclusivamente a eles.

Há mais uma diferença grande entre o site mobile e o responsivo, o primeiro costuma ter um subdomínio, sendo uma outra versão daquele feito para o Desktop.

Provavelmente você já deve ter acessado um site no seu smartphone em que o link era parecido com “m.nomedodominio.com.br”. Este é um site genuinamente mobile.

Os sites que simplesmente se adaptam à todas as telas são os conhecidos responsivos. É claro que eles não devem diminuir a qualidade da experiência do usuário, mas como eles não foram criados exclusivamente para as pequenas telas, essa tarefa se torna um pouco mais difícil.

Por isso, o site mobile muitas vezes é mais recomendado. Apesar de também não ser algo tão simples de desenvolver.

Quer uma prova de que muitos negócios ainda não estão preparados para essa nova realidade? Então responda as seguintes perguntas:

  • Você já entrou em um site pelo seu smartphone e não conseguiu ler nada porque tudo estava distorcido, grande ou pequeno demais?
  • Você já esteve em um site com tantos botões e banners que você ficou perdido e irritado que logo fechou a página?

Se a sua resposta foi afirmativa para pelo menos uma das questões, então você acaba de comprovar o que acabamos de dizer acima.

Se você não quer perder clientes e conversões por conta de equívocos na criação do seu site mobile, confira as nossas dicas à seguir.

1ª Dica – Avalie Até Os Pequenos Detalhes

Criar um site exclusivamente à navegação mobile não é tão simples, mas é possível.

Por isso, a primeira coisa que você precisa fazer é analisar todos os detalhes que irá compor esse ambiente.

Desde o design geral, até aqueles que serão aplicados nos botões. A sua principal missão é oferecer uma excelente experiência de navegação ao usuário.

Uma excelente maneira de ter um bom julgamento do seu projeto é testá-lo em seu celular, pensando até mesmo em como o usuário irá segurar o aparelho, por exemplo.

 

Site-Mobile

 

2ª Dica – Pense na Navegabilidade

É importante que você entenda que a navegação via desktop é totalmente diferenciada do mobile.

Um usuário à frente de um notebook ou computador de mesa, por exemplo, tem aparatos como o simples mouse que acabam por facilitar a navegação ao longo dos seus materiais e páginas.

Já no mobile, apesar da praticidade, os recursos se resumem basicamente à rolagem manual da tela, com as mãos mesmo.

E essa simples diferença muda totalmente a maneira como um usuário se comporta em seu site.

Por isso, pense bem nesse ponto. Facilite todo o processo, apele mais para atributos visuais e que melhorem a navegabilidade, tornando-a prática e mais intuitiva.

Um conselho muito válido: Não exagere! Um site clean e bem servido de informações relevantes já é um grande candidato à dar conta do recado.

3ª Dica – Ofereça Rapidez e Boa Fluidez

 

how-to-make-your-site-mobile

 

Uma das coisas mais importantes de um site mobile é a velocidade de carregamento de suas páginas.

Afinal, isso é uma das premissas básicas para garantir uma excelente experiência ao usuário.

O Google, por exemplo, utiliza a velocidade de carregamento das páginas como fator de ranqueamento.

Então fique muito atento à esse atributo. Evite redirecionamento da página de destino, fotos muito pesadas, plug-ins desnecessários e outros pontos que atrasam seu carregamento.

O Google PageSpeed pode lhe ajudar a entender se o desempenho do seu site mobile está dentro do esperado, além de indicar possíveis erros que podem ser corrigidos para oferecer uma melhor experiência ao usuário.

 

É isso! Agora chegou a hora de colocar a mão na massa e dar um passo rumo à um volume maior de conversões.

Se ficou com dúvidas, mande seus questionamentos para nós!

Até mais.

Forte Abraço.

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog