ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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3 comportamentos mais comuns de usuários da internet

Quem utiliza a internet todos os dias, ou seja, os usuários da internet têm comportamentos característicos que ensinam as marcas e empresas a se posicionarem mais assertivamente em relação ao seu público alvo.

Pode perceber, quem tem o costume de usar a internet diariamente têm hábitos comuns como acessar a caixa de e-mail, conferir as notificações das redes sociais, fazer pesquisas no Google, no Youtube ou entrar em seus sites e blogs favoritos para ler as novidades e últimas notícias.

  • Concorda que isso já é um comportamento que tem muito a dizer?

Você consegue perceber os melhores locais para anunciar, o tipo de conteúdo que você pode gerar para despertar o interesse, pode trabalhar ferramentas de mídias sociais e, até mesmo, estratégias de e-mail marketing mais assertivas.

Alguns vão dizer que esse comportamento é banal, pois todo mundo ou a grande maioria das pessoas sempre executam a mesma atividade, mas com um estudo aprofundado você começa a perceber os picos de migração de redes sociais, a intensidade em cliques de anúncios e mais uma porção de informações que juntas são suas grandes aliadas em busca de excelentes resultados.

Ficou interessado?

Então, o blog do Mestre do Adwords vai falar de forma mais aprofundada sobre os comportamentos mais comuns de usuários da internet.

Vem com a gente e aprenda mais!

 

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Comportamento 1 – Uso intenso de redes sociais

Já falamos sobre isso algumas vezes por aqui, mas podemos dizer que mais de 70% de toda a internet mundial está em, ao menos, uma rede social.

Atualmente, a mais utilizada no mundo é o Facebook, com milhares de novos cadastros todos os dias, por isso, boa parte das estratégias feitas para o Facebook tem um poder de conversão muito grande.

No entanto, redes sociais como Instagram, Twitter, Snapchat, Linkedin, entre outras, também já estão se popularizando e ganhando adeptos.

Na realidade, o que você precisa entender quando falamos em redes sociais é que cada uma delas possui um perfil de público específico, sejam porque gostam mais de fotos, porque preferem bater papo em tempo real ou porque gostam de compartilhar o seu dia a dia.

Pensando no Facebook em específico, já que é a rede mais utilizada, você já tem ou já aplica alguma estratégia de ação para gerar conversão ou vendas?

Através de conteúdo de qualidade é possível estreitar a relação entre sua marca e o seu público alvo, posicionando-se como uma autoridade no assunto. Com isso, a confiança é gerada e, assim, você torna-se uma referência em seu segmento.

Trabalhe constantemente a produção de conteúdo que ajuda a sanar dúvidas ou questionamentos de potenciais clientes.

 

comportamiento-usuarios-internet

 

# Comportamento 2 – Consumo diário de informação

Já que tocamos no assunto, todos nós, que estamos boa parte do dia conectados, consumimos conteúdo de forma direta ou indiretamente, não é mesmo?

Nós queremos saber das últimas notícias e os telejornais não são nossa primeira opção, até porque nem sempre estamos disponíveis nos horários pré determinados na programação da TV. Com isso, recorremos à sites e blogs que nos transmitem tudo o que precisamos saber.

O mesmo ocorre quando temos dúvidas sobre algum produto ou serviço, quando estamos inseguros com o funcionamento de algo, quando queremos comprar um carro novo ou qualquer outro tipo de informação.

  • Imagina então ter um canal para entrega de informação do seu setor?

Podem ser dicas, notícias, informações especiais ou até mesmo truques que ajudem a melhorar o desempenho de seu público alvo. Isso porque, quando você abre as portas para o consumo de informações, as chances de você melhorar seu relacionamento e percepção são bem maiores.

Aposte na criação e no compartilhamento de notícias ou de qualquer tipo de informação que ajude seu público a ficar por dentro das últimas novidades do setor.

 

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# Comportamento 3 – Acessos constantes ao e-mail

Muitos acham que o e-mail marketing está em desuso, pois todos preferem conversar por aplicativos de mensagem instantânea, no entanto, isso não é verdade. O e-mail é e será por muito tempo uma das melhores ferramentas para quem deseja aumentar seus lucros ou, então, gerar vendas diárias.

O que acontece é que por conta do e-mail marketing ser utilizado por empresas de uma maneira errada, ao invés de cumprir o seu papel e fazer uma propaganda ou criar um canal de comunicação, acaba indo diretamente ao Spam, sem nem dar a possibilidade do destinatário abrir seu conteúdo.

Para que uma campanha de e-mail marketing dê certo, ela precisa ser criada dentro das premissas do interesse de seu público alvo, senão não adianta. Basta se colocar no lugar de quem recebe esse tipo de e-mail.

Você entra em sua caixa de e-mails todos os dias? Provavelmente sim!

Você abre todos os e-mails que recebe? Nem todos, afinal uns vão para spam, outros caem em caixas de promoções, atualizações e etc.

Você abre um e-mail quando:

  • Ele é de um remetente conhecido;
  • Ele é uma resposta de algo que você enviou;
  • Quando um e-mail tem no campo do assunto algo que você julgue “interessante”.

Sabendo disso, suas campanhas de e-mail marketing precisam se enquadrar nessas premissas, senão não conseguirá a tão almejada conversão.

Um detalhe importante: Você precisa ter uma lista de e-mail com usuários que têm potencial para ser seus clientes e outra lista separada, de pessoas que já compraram de você, afinal, é muito mais fácil vender para quem já conhece os seus produtos ou serviços, não é mesmo?

Desde o início, procure criar estratégias que chamem a atenção e atraiam de forma positiva, pois com isso ficará muito mais fácil trabalhar gatilhos mentais para a conversão.

 

Agora é com você!

Estude a persona do seu negócio e todas as caraterísticas relacionadas, isso vai te ajudar a escolher a melhor estratégia para obter melhores resultados.

Se você tiver com alguma dúvida ou travado em algum ponto, por favor, escreva para nós que, com toda a certeza, iremos fazer o possível para te ajudar.

Por hoje é isso, até a próxima. Queremos te ver sempre por aqui!

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