ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Twitter Marketing – 8 Coisas Para Não Fazer Em Sua Estratégia

Apesar de parecer algo muito simples de ser realizado, o Twitter Marketing deve ser feito com qualidade e cuidado, mas muita gente não consegue entender o que isso significa.

Sim! Ela é uma plataforma mais aberta, suscetível ao humor, à comunicação mais despojada e até mesmo a uma atribuição de personalidade à marca de forma mais humanizada.

Por outro lado, quem foi que disse à você que o Twitter não merece uma abordagem de marketing profissional?

É complicado, há uma linha muito tênue entre ser acessível e sem noção nessa plataforma, por isso, é preciso ficar atento.

Muitas vezes, coisas simples que você pratica no Twitter e, talvez, até aceitas em outras plataformas, pode estar acabando com os seus resultados.

  • Vai começar a utilizar o Twitter Marketing, mas não sabe exatamente o que deve fazer?
  • Já está há algum tempo trabalhando com essa mídia social, mas não consegue resultados positivos?

Então esse conteúdo é para você! Nós, do Mestre do Adwords, queremos lhe mostrar algumas práticas que podem estar atrapalhando totalmente seu desempenho nas suas estratégias de Twitter Marketing.

Atenção! Nós falaremos sobre o que você NÃO deve fazer na plataforma… ok?

Então vamos juntos nessa? Prepare-se para anotar tudo!

 

Twitter Marketing – 8 Coisas Para Não Fazer Em Sua Estratégia

 

#1 – Criar uma conta privada

Não há razões claras para que marcas, que pretendem gerar ações de marketing, criem contas privadas no Twitter.

Talvez por pura falta de informação, tem quem crie perfis de acesso restrito na mídia social, mas esse é um erro terrível que pode derrubar o seu alcance e consequentemente deixar seu perfil às moscas.

Se o seu foco é promover sua marca, produtos e serviços, então crie uma conta aberta, onde as pessoas podem lhe ver e, principalmente, ler o que você está falando.

Desse modo elas podem ser impactadas e incentivadas à interagir com seus materiais.

#2 – Perfil sem personalização

Como o próprio nome já sugere, o seu perfil deve conter todas as informações que integram a sua personalidade, nesse caso, da sua marca.

Quando você cria uma conta no Twitter e não personaliza o seu perfil, é a mesma coisa que criar um fantasma na rede, afinal, ninguém tem certeza de quem você é.

Além disso, na maioria das vezes, são através das informações “pessoais” de um perfil que as pessoas se conectam, por pura e simples empatia ou similaridade com suas próprias características.

A falta de personalização ainda lhe atribui uma imagem de pouco profissional, colocando em dúvida não só a sua identidade, mas sua credibilidade.

Então, para não sofrer as consequências desse erro, coloque a foto da sua marca no perfil.

Crie uma descrição criativa para a “Bio”, acrescente o link do seu site ou blog, isso entregará maior confiabilidade ao seu público, além de situarem eles sobre o que você tratará ali.

Você deve estar pensando na imagem da capa, não é? Por incrível que pareça, ela não é tão impactante assim nessa rede social, isso porque as pessoas passam mais tempo em suas próprias timelines e, portanto não visualizam esse setor com tanta frequência.

É para deixar sem nada? Não! Se puder personalize com qualidade, mas dê atenção primeiro aos outros itens do perfil.

 

compartilhamento twitter

 

#3 – Trabalhar promoção do perfil sem conteúdo

Nós entendemos que você pretende ver os resultados positivos o mais rápido possível, mas não adianta sair por aí colocando a sua conta do Twitter aos quatro cantos da internet, sem ter nada para oferecer.

Quando você trabalha com Twitter Marketing deve ter em mente que as pessoas só vão começar a te seguir, se você tiver algo interessante para mostrar.

Não adianta ter apenas um perfil é preciso ter conteúdo de qualidade, afinal, marketing é relacionamento, é troca, é conexão.

Por isso, não cometa esse erro, segure a ansiedade! Só comece a promover o seu Twitter quando tiver materiais interessantes para atrair e compartilhar.

Caso contrário, você poderá gerar uma má impressão, passando a ideia que só está interessado em acumular seguidores, sem entregar nenhum benefício ou relevância.

#4 – Seguir usuários sem critério

Você deve ter observado por aí, diversos conteúdos dizendo que seguir pessoas no Twitter é algo positivo, pois incentiva que elas te sigam de volta, certo?

Em partes! Isso não é tão real quanto parece… Na verdade, é preciso dosar muito bem essa ação.

Quando você tem uma conta, relativamente, nova, sair seguindo usuários sem nenhum critério pode acabar com a sua credibilidade, dando a impressão de que você é uma conta falsa ou que só quer distribuir SPAM pela rede.

Não entre nessa… Exagerar no volume de contas seguidas é um verdadeiro “tiro no pé”. Procure equilibrar o número de seguidores, com os que você segue, caso queira tentar a estratégia do “sigo de volta”.

Tem mais, não siga qualquer pessoa, procure perfis que tenham ligação com a sua marca ou seu nicho. No mínimo, procure saber se o usuário pode ser um integrante do seu público alvo.

 

twitter marketing

 

#5 – Utilizar DM’s Automáticas

É verdade, elas dão mais praticidade e entregam uma resposta rápida, pelo menos paliativa, ao seu público, mas de certa forma esse é um risco.

Quando você trabalha com mensagens privadas automáticas, ou seja, as DM’s automáticas, você pode ser visto como inconveniente, sem noção e, pior, sem menor empatia, pois é robótico.

Principalmente quando se utiliza o Twitter Marketing, ter cuidado com as interações é imprescindível, caso contrário os usuários podem se sentir incomodados.

Por exemplo, algo não muito bem visto, são as mensagens diretas automáticas para novos seguidores.

Não faz nenhum sentido gerar uma comunicação “plastificada” com pessoas que começaram a se relacionar com a sua marca.

Você sabe, as pessoas estão cada vez mais interessadas em conexões humanizadas, em itens personalizados, caso contrário elas falariam com robôs.

#6 – Não interagir com seu público alvo

Nós realmente não entendemos empresas que criam uma conta com o objetivo de trabalhar o Twitter Marketing e, simplesmente, não interagem com seu público alvo.

Não faz sentido ter a oportunidade de gerar engajamento, conexão e até mesmo um relacionamento duradouro e, por descuido, não aproveitar.

Se você não tem tempo para interagir, responder as “menções”, os directs, então prepare uma equipe para tal, mas não deixe de fazê-los, pois isso pode prejudicar a sua marca até fora da plataforma.

#7 – Espalhar SPAM

Talvez você não saiba que está gerando SPAM na rede, afinal, ninguém em sã consciência utilizaria essa técnica atualmente. Certo?

Bem, tenha em mente que ficar repetindo a mesma mensagem com muita frequência na rede social, mesmo que em dias diferentes, pode ser visto como uma prática de SPAM, então evite.

Ninguém gosta de ficar vendo você divulgando o seu produto, serviço ou marca, repetidas vezes com a mesma mensagem.

Ah! NUNCA, mande a mesma mensagem aberta, apenas, marcando a @ dos usuários. Todo mundo vai ver isso no seu perfil e irá parecer que você está muito desesperado, MESMO!

#8 – Se envolver em polêmicas

Claro, tem assuntos do seu mercado que naturalmente vão gerar certa polêmica, mas não é disso que estamos falando.

  • Quantas vezes você viu marcas envolvidas com assuntos, vamos dizer, politicamente incorretos?

É exatamente sobre isso que nos referimos quando tratamos sobre polêmica…

O erro de certas empresas é utilizarem seus perfis profissionais para emitirem opiniões pessoais sobre esses assuntos.

Não faça isso, além de pouco profissional, você poderá destruir a sua reputação, batendo de frente com polêmicas que, nem ao menos, te ajudará na promoção positiva da sua marca.

Deixe seus assuntos e opiniões pessoais para as suas redes sociais pessoais, fique longe de confusões.

 

Dica Extra: Assim como em outras estratégias, é preciso manter a frequência de postagens e interação no Twitter Marketing, então procure criar uma programação de postagens. Não exagere em um dia e depois suma por um mês, caso contrário, você estará cometendo um erro que pode prejudicar toda a sua estratégia.

Pronto! Agora você sabe o que não fazer na sua estratégia de Twitter Marketing. Identificou alguma coisa que você faz em sua conta? Então comece a corrigir o quanto antes…

Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato com a gente pelas redes sociais do Mestre do Adwords ou deixe sua pergunta nos comentários abaixo, nós lhe retornaremos o mais breve possível.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

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