ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Todas as empresas devem anunciar no Google Adwords?

Quando se trata de anúncios de links patrocinados, uma pergunta sempre vem à tona.

  • “Será que anunciar no Google Adwords é uma boa estratégia para o meu negócio?”.

Quase todos os profissionais que ainda não anunciam já se fez essa pergunta. Inclusive, recebemos frequentemente muitos questionamentos parecidos aqui, no Mestre do Adwords.

Para tentar lhe ajudar nesse quesito, nós decidimos criar um conteúdo para trazer respostas ainda mais abrangentes sobre o assunto.

  • Será que todas as empresas devem anunciar no Google Adwords?

Se fossemos analisar de uma maneira superficial, diríamos que sim, pois a maioria dos usuários da internet utilizam o Google em seu dia a dia, para buscar soluções, respostas e encontrar quem possa os ajudar, nesse caso, a ajuda pode vir da sua empresa.

Em contrapartida, queremos lhe oferecer um caminho diferente, onde lhe apresentaremos dados capazes de lhe conduzir para uma conclusão particular, encontrando uma resposta personalizada para a pergunta, com base no perfil do seu negócio.

Podemos começar?

Então não fique parado aí, vem com a gente!

anunciar no Google Adwords

O Google Adwords Serve Para Todos?

Nós sabemos, por meio de estudos, pesquisas, depoimentos, que o Adwords é uma plataforma capaz de oferecer oportunidades para muitos tipos diferentes de negócios.

Tudo isso devido à sua popularidade. É difícil hoje encontrar alguém que não recorra à algum serviço do Google em sua rotina.

Seja para fazer uma pesquisa breve, se divertir assistindo à vídeos no Youtube, buscar um endereço no Maps, enfim…

Esse comportamento de fato favorece que encontremos exatamente o tipo de pessoa que procuramos, ou seja, a persona do nosso negócio.

No entanto, seria pouco responsável dizer que o Google Adwords é para todos, pelo menos, em mesmo nível de oportunidades e ganhos.

É claro que a plataforma de publicidade digital é uma boa maneira de conquistar melhores resultados, independente do negócio que esteja investindo na estratégia, porém você precisa saber que há maiores oportunidades para uns do que para outros.

Segundo estudos baseados no CPC das palavras-chave de maior e menor valor, além do Lifetime Value, podemos dizer que há tipos de empresas que são mais favorecidas dentro da plataforma, dentre elas, aquelas inseridas em mercados com maior poder de fidelização, de segmentos com maior taxa de lucros e outras características que abordaremos ao longo do material.

Confira!

Todas as empresas devem anunciar no Google Adwords.

Quais São os Nichos com Maior Poder de Fidelização?

Como falamos, os nichos com maior poder de fidelização de clientes conseguem, geralmente, melhores resultados no Google Adwords.

Essas empresas quase sempre disponibilizam um Lifetime Value alto.

Considerando que essa é uma das principais medidas para aferir a potencialidade de lucros suscitados por um consumir em sua jornada como cliente da marca, podemos começar a entender o porquê ela é favorecida.

Basicamente, empresas com maior poder de fidelização conquistam resultados mais recorrentes, ao invés de apenas uma venda pontual.

Nesse caso, o CPC quase sempre é mais alto, porém a característica do público alvo acaba por compensar o custo inicial mais elevado, pois oferecem retornos por longos períodos.

Você deve estar se perguntando:

  • “Quais são as empresas que se enquadram nesse cenário?”.

Há muitas, mas as principais são:

  • Marcas relacionadas à saúde: O motivo aqui é claro e direto. As pessoas quando escolhem uma clínica, médico ou dentista, iniciam um tratamento de médio/longo prazo, com valores relativamente altos. Se a experiência for positiva, um laço forte de confiança é estabelecido, favorecendo, até mesmo, indicações. O que resulta em novos clientes e maior ROI.
  • Empresas do segmento educacional: Quem procura um curso, aulas de idiomas ou uma nova escola para os filhos pretende ter uma relação longa com a empresa, com investimento mensal, que na maioria das vezes não é baixo. Isso, por si só, torna o investimento em links patrocinados mais positivo, pois o retorno é recorrente, compensando o investimento.

Todas as empresas devem anunciar no Google Adwords

  • Empresas do nicho de serviços: Nesse tipo de negócio, a solução é entregue ao público em doses, por meio de assinaturas mensais, por pacotes, por contratação de serviços específicos. Como, por exemplo, uma empresa que gerencia campanhas de Adwords, onde todos os meses é preciso fazer as medições e tudo mais. Esse perfil, faz com que os clientes paguem de forma recorrente ou contrate seu serviço mais do que uma só vez pela necessidade e boa experiência.

É claro que demos só alguns exemplos, há diversos outros nichos que acompanham as mesmas características que citamos aqui.

O de ter clientes recorrentes, com o Lifetime Value alto, com investimento que compensam o investimento, mesmo que o CPC seja mais elevado.

Nichos que atuam em um mercado com ticket médio alto, com poder de retorno com margens de lucros elevadas, também entram na lista de favorecidas do Google Adwords.

Veja quais são elas.

Empresas que possuem potencial para receberem altas taxas de lucro

Alguns nichos oferecem às empresas um forte potencial de margem de lucros, estas são favorecidas no Adwords, justamente, por esse fator.

O investimento em links patrocinados, provavelmente, será mais alto inicialmente, afinal, o CPC para palavras-chave desses nichos são mais caras, mas vale a pena.

Se você tem uma empresa onde o produto comercializado é um móvel, automóvel, imóvel ou qualquer equipamento, seja ele um eletroeletrônico ou do segmento de tecnologia, que te possibilite ter uma boa margem de lucro, saiba que você está perdendo tempo e dinheiro quando não anuncia no Google Adwords.

Marcas que comercializam produtos escassos ou sazonais são favorecidas

Empresas que trabalham com produtos raros e escassos quase sempre possuem ótimas taxas de retorno quando anunciam no Adwords.

O motivo é simples, a procura é bastante direcionada, indicando que o interesse é alto, com forte propensão à conversão.

Outro ponto é que o CPC das palavras-chave relacionadas, nesse caso, é bastante acessível. Exigindo investimentos baixos.

Já os produtos sazonais acompanham a alta da demanda em alguns períodos. Isso faz com que o investimento em publicidade seja mais otimizado, cabendo em uma estratégia que leva em conta a proximidade de datas favoráveis.

Por exemplo, quem trabalha com flores, pode ter altos lucros ao intensificar os anúncios em datas próximas ao dia dos namorados, das mães ou ao mês das noivas.

Então outras empresas não devem anunciar no Google Adwords?

Obviamente que não. Como dissemos antes, dificilmente o seu negócio não possui um bom volume de potenciais clientes utilizando as plataformas do Google.

Por isso, você deve anunciar. O Adwords é para a sua empresa, basta que você aplique as técnicas de segmentação corretas, crie boas campanhas, escolha palavras-chave de qualidade, faça lances adequados e os resultados virão.

De modo geral, todas as empresas devem anunciar no Google Adwords, caso queiram alcançar mais potenciais clientes e, consequentemente, obter mais conversões.

Esperamos ter lhe ajudado.

Até a próxima!

Forte Abraço.

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