ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Por que devo ter uma boa lista de e-mail?

Muito se fala sobre estratégias de e-mail marketing e a melhor forma de fazer a sua utilização. No entanto, a dúvida ainda é geral:

  • “Será que é realmente necessário ter uma boa lista de e-mail marketing?”.

Parte dos profissionais dizem que é uma modalidade que já caiu em desuso e, outros, afirmam com veemência que a utilização de campanhas de e-mail marketing ainda é a solução ideal para quem deseja aumentar suas vendas.

Ter uma lista quente de bons leads já fez com que empreendedores decolassem o seu negócio de uma forma impressionante, no entanto, outras pessoas afirmam que não conseguem obter resultando nenhum com a sua utilização.

  • E agora, em quem acreditar?

Acredite no que temos para te contar, uma boa lista de e-mail na mão das pessoas corretas tem um potencial gigantesco para dar grandes resultados. Quem fala que lista de e-mail ou campanhas de e-mail marketing não dão mais resultados, não está sabendo fazer a utilização da forma correta, por isso, precisam repensar as suas estratégias.

O seu negócio precisa ter uma lista de e-mail quente nas mãos, pois será a partir delas que você irá construir um bom relacionamento com o cliente e, até mesmo, aumentar suas vendas.

O blog do Mestre do Adwords criou esse material para sanar, de uma vez por todas, as dúvidas sobre ter uma boa lista de e-mail.

Vem aprender com a gente!

 

or que devo ter uma boa lista de e-mail.

 

Importância de ter uma boa lista de e-mail

Vamos imaginar a seguinte situação:

  • Você entra em uma loja para comprar um produto ou serviço e a pessoa que te atendeu está de mal humor, sem muita vontade de estar ali ou está te dando pouca atenção.
  • No entanto, ao visitar o estabelecimento de seu concorrente, o cenário é totalmente outro. Você é muito bem atendido, as pessoas de tratam com simpatia, com empenho para te oferecer o melhor.

Em qual dos dois você iria deixar seu dinheiro, ou seja comprar? Obviamente, no que te atendeu melhor, não é mesmo?

Aí você deve estar se perguntando:

  • “Mas o que isso tem a ver com uma lista de e-mail?”.

Tudo!

Uma lista de e-mail é o seu vendedor mais simpático e sorridente, que mostra aos interessados que a sua marca realmente se importa em ajudar no que for preciso.

Ter uma boa lista de e-mail te levará à patamares que você nunca chegou antes, pois será através de bons contatos e pessoas interessadas em comprar de você que será possível fazer o seu negócio crescer muito mais.

Existem maneiras e maneiras de criar uma lista de e-mail de qualidade, porém o que deve sempre ser respeitado é o interesse de cada lead em fazer parte de seus contatos. Caso isso não tenha sido aprovado por ele, é preciso repensar se você está fazendo da melhor forma possível.

Vamos te ensinar a criar uma boa lista.

Como saber se minha lista de e-mail é realmente boa?

Uma lista mostra-se realmente boa quando tem uma quantidade de leads engajados e interessados em comprar seus produtos ou serviços, porém aqui já estamos falando da etapa final do funil.

Uma boa lista começa a ser construída muito antes disso…

Existem 3 princípios básicos para que uma lista de e-mail seja de qualidade:

  1. Uma lista não pode ser alugada de forma alguma. Sabe aquele negócio de pegar uma lista de e-mail emprestada de um amigo que captou uma quantidade boa de clientes? Pois bem, isso não funciona. Ele captou com foco no negócio dele e não no seu, então esses leads, com toda a certeza, não terão o mesmo interesse no seu projeto;
  2. Sua lista de e-mail não pode ser comprada, afinal, se não pode ser alugada, imagina comprada, não é mesmo? Como dissemos, é fundamental que você crie sua lista baseada em pessoas que tenham interesse no seu negócio;
  3. E por fim, é essencial que os leads que estejam cadastrados em sua lista tenham real interesse em estar ali, sem terem sido forçados ou ludibriados em troca de garantias que não existem.

Se a sua lista não atender alguns desses requisitos, você tem ideia do que passará a acontecer?

Bom, basta se colocar do outro lado. Quando você recebe e-mails indesejados em sua caixa de entrada, o que você faz? Deve marcar como spam ou enviar direto para a lixeira, não é mesmo?

 

or que devo ter uma boa lista de e-mail,

 

Isso faz com que aquele endereço vá para a black list e, uma vez nela, fazer a reversão da situação é praticamente impossível. Por isso, que sempre fazemos questão de pontuar que quantidade não é qualidade.

É muito melhor ter uma lista com 10 e-mails e que 6 desses leads comprem de você de forma recorrente, do que ter uma lista com mais de 200 mil e-mails e não conseguir fazer nenhuma venda por mês.

Dê valor as pessoas que demostram real interesse ao seu negócio, optando sempre por um número seleto de leads de qualidade, ao invés de uma quantidade enorme, mas pouco útil.

Com o passar do tempo, você notará que ao selecionar melhor sua lista de e-mail, terá uma economia bastante significativa, pois ferramentas de automação de e-mail marketing costumam cobrar por disparo, então se uma quantidade de leads não está convertendo, significa que você está investindo dinheiro sem retorno, concorda?

A chave para ter uma boa lista de e-mail é mostrar que você valoriza cada um de seus inscritos e para captar cada um deles, seja sincero, aberto e transparente, sempre salientando as vantagens e benefícios de fazer parte daquele seleto grupo.

Só que o trabalho não acaba na captação, na realidade, ela é apenas o primeiro passo, pois após ter esses contatos em mãos, chegará o momento que você precisará nutrir esses leads, gerando valor e autoridade para que eles não venham a se descadastrar em um futuro próximo.

Então, o que eu preciso fazer para nutrir minha lista de e-mail?

Vamos aprender!

 

16813658 - mailing list words and symbol on the blackboard
16813658 – mailing list words and symbol on the blackboard

 

Nutrindo uma lista de e-mail

Como dissemos acima, captar é apenas o primeiro passo, como se você tivesse acabado de conhecer alguém. A partir desse momento, você precisará criar uma rotina de contato, manter um canal de comunicação aberto e, realmente, fornecer conteúdos diferenciados.

  • Por onde começar?

Bom, o primeiro passo é começar fazendo o que você prometeu para capturar esse contado. Muito provavelmente, para capturar esse usuário você prometeu algo em troca, não foi?

Talvez você tenha garantido conteúdos em primeira mão, ofertas exclusivas, brindes, um canal de comunicação direto… Enfim, independente do que você prometeu, você precisa cumprir o combinado, caso contrário, será a primeira quebra de confiança.

Outro ponto a ser avaliado é a quantidade de e-mails enviados. Ninguém gosta de ter a sua caixa de entrada abarrotada de novos e-mails todos os dias, porém se você não se fizer presente, acabarão se esquecendo de você. O melhor a fazer é testar e até mesmo, jogar aberto perguntando qual a frequência ideal de comunicação.

A cada e-mail enviado para a sua lista, você precisa ter a certeza de estar enviando algo de qualidade e que gere valor para a sua marca.

Então garanta que cada conteúdo seja único, de interesse e que vá transmitir conhecimento e informação. Posicionar-se como uma autoridade no assunto, ajudando e ensinando um maior número de pessoas, irá lhe gerar frutos bastante positivos.

Por último, incentive que sua lista de e-mail se comunique com você, pois é uma forma de garantir que seus e-mails sejam recebidos. Quando uma pessoa responde um e-mail, automaticamente, ele é marcado como seguro, o que lhe dá uns pontos a mais. Então, incentive essa comunicação fazendo perguntas ou utilizando de estratégias que incentive essa ação.

 

Agora você sabe tudo sobre a importância de ter uma boa lista de e-mail nas mãos.

Se você não tem uma, pode começar a criar hoje mesmo! Se já tem, comece a nutri-la.

Quer fazer alguma pergunta? O espaço é seu, aproveite.

Muito obrigado pela presença e volte sempre!

Forte Abraço.

 

 

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