ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

Técnicas infalíveis para lidar com um cliente insatisfeito

Escolher trabalhar com a área de atendimento ao cliente ou então como prestador de serviço ao público exige um treinamento e uma vocação profissional extremamente afinada. Isso porque, quando você optar por ajudar pessoas focando no atendimento direto e personalidade um mundo de coisas podem acontecer.

Se você ainda tem a ideia de que para atender bem você precisa apenas decorar os produtos, as especificações técnicas e os preços, vou ser obrigado a te contar que o consumidor mudou, há um bom tempo, a forma com que ele toma a decisão de ação de compra. E é justamente por isso que para vender e ainda agradar seu cliente, você precisará procurar maneiras de ir além dos métodos tradicionais.

Há pouco tempo atrás, imaginava-se que o processo de vendas acabava no momento em que o pagamento havia sido feito e aprovado. No entanto, começou-se a perceber que somente isso não bastava, uma vez que, muito mais forte do que os anúncios que fazemos com a intenção de aumentar nossas vendas, funciona o famoso “ marketing boca a boca.

 

Técnicas infalíveis para lidar com um cliente insatisfeito.

 

Talvez, você esteja começa na área e nunca tenha ouvido falar nessa expressão, não é mesmo? Bom, não precisa se preocupar, pois vou explicar para você de uma forma simples e rápida. O marketing boca á boca nada mais é do que a propaganda que uma pessoa faz para outra. Por exemplo, quando você tem uma experiência de compra bacana em relação a alguma marca ou loja é natural que você repasse isso para seus parentes, amigos ou pessoas que te questionarem, não é mesmo? O mesmo irá acontecer se algo de ruim acontecer, com toda a certeza, você irá contar há muitas pessoas o que ocorreu para que assim, elas evitem de fazer negócio. Deu para captar a ideia?

Você pode me perguntar o porquê de eu estar falando tudo isso, então vou me adiantar para que essa dúvida não nos atrapalhe aqui. Entendo que conquistar novos cliente é uma tarefa que demanda muita atenção, no entanto fidelizar é algo ainda mais complicado. E acredite, não para por aí, uma vez que, sempre que trabalhamos diretamente com o público enfrentamos questões como clientes insatisfeitos, clientes exigentes e outros tipos de consumidores.

Costumo dizer que não existe cliente chato, o que existe é uma venda mal feita. Isso porque, o processo de venda foi criado justamente para que você doutrine e informe seu público alvo para que, com as informações em mãos ele tenha o poder de decisão positivo ou negativo. Não sou a favor de esconder detalhes para vender mais, comigo tal atitude não acontece. Toda vez que vou divulgar algum curso, promover um afiliado ou vender algum serviço, acabo sendo extremamente chato explicando os por menores da situação. Me apego mesmo aos detalhes para que não haja desculpas como “Não sabia que era assim!”, “Você me enganou!” e outras que são bastante comuns no mundo das vendas.

Para evitar situações como essa pensei em criar esse conteúdo que vai lhe ajudar a lidar com diferentes públicos. Entendo que é extremamente complicado lidar com um cliente insatisfeito, principalmente em situações de stress intenso. No entanto, acredito que existem algumas atitudes que podem ajudar a minimizar as situações e assim resolvê-la.

Te convido para me acompanhar nessa leitura até o final, pois tenho certeza que após a conclusão, você passará a resolver situações complicadas com muito mais facilidade e destreza!

Vamos juntos nessa?

 

05 Técnicas para lidas com clientes insatisfeitos

Quando trabalhamos diretamente com o público é bastante comum que situações chatas e problemas aconteçam, até porque estamos lidando com muitas opiniões e culturas. O que não pode acontecer de forma alguma é você perder a autoridade e a credibilidade, pois isso pode prejudicar e muito a saúde de seu negócio.

 

Técnicas infalíveis para lidar com um cliente insatisfeito,

 

Acredito que você já tenha percebido que uma atitude boa pode até não ser passada para frente, uma vez que, as pessoas acabam não repassando experiência positivas. No entanto, quando algo dá errado, tenha certeza quase que absoluta, que essa experiência será compartilhada e ganhará proporções enormes.

Para evitar dores de cabeça, tanto para você quanto para seus clientes, vou lhe ensinar algumas técnicas que aprendi para lidar com clientes insatisfeitos. Já fiz utilização de algumas e funcionaram muito bem, viu?

  1. Devolução: Esse é um ponto sempre muito debatido, tanto no comercio online quando nos mais tradicionais. Por lei, o consumidor tem direito de pedir a devolução de seu dinheiro caso o produto não lhe agrade e você precisa estar preparado para lidar com isso. Minha técnica para isso é muito simples, explore sua autoridade e bate na tecla, se possível, diversas vezes de que se o cliente não gostar, você devolve integralmente seu dinheiro. Para isso, você precisa ter 100% de segurança no produto que esta oferendo e mais, precisa se certificar que tudo o que prometeu foi entregue.
  2. Desconhecimento das Funcionalidades: Essa situação é muito mais comum do que parece, pois muitas vezes o cliente compra um produto porque ficou encantado com os anúncios. Ao chegar em seu residência, ele não sabe como manuseá-lo, então alega problemas de funcionamento, execução e etc. Meu conselho para esse caso é manter a calma e estar preparado para testar o produto na frente do cliente. Caso seja algo que precisa ser aprendido, procure criar materiais ilustrativos para ajudar a compreensão.
  3. Críticas Negativas: Depois de muitos anos na profissão, você aprende que as críticas, mesmo as negativas, tem o poder de contribuir e muito para a melhora de seu trabalho. Eu noto muito que as pessoas estão totalmente abertas a receber elogios, no entanto se mantem longe das críticas. Quero que você entenda que todo o feedback será positivo para você. Ao se deparar com clientes que falam para você que não gostaram do que viram, que não atendeu as expectativas ou que esperavam mais de você, sempre haja com profissionalismo, pergunte sua opinião, o que acha que ele deve melhorar e etc.
  4. Assuma seus erros: Entenda que o cliente não tem culpa de nada que acontecer durante o processo. Se o seu fornecedor não cumprir o prazo, a culpa é sua. Se o produto vier errado, a culpa é sua. Se a entrega for extraviada, a culpa é sua. O cliente não pode ser prejudicado por falhas em seus processos. Ao receber uma reclamação que tenha relação com esse teor, você precisa ter um posicionamento firme de assumir o erro e se empenhar para corrigi-lo.
  5. Ofereça sempre mais: Reclamações sempre chegam até nós quando a situação já se tornou insuportável, sendo assim, o que você precisa fazer é resolver aquela questão da forma mais rápida possível. No entanto, ir além será necessário para tentar apagar aquela situação. Se algo de ruim acontecer, procure oferecer algo para suprir!

 

Técnicas infalíveis para lidar com um cliente insatisfeito

 

Pronto, agora você já sabe como driblar situações ruins com seus clientes e assim, conseguir conquistar cada vez mais. Lembre-se, o seu público alvo é o principal responsável por seu sucesso, sendo assim, você precisa trata-lo da melhor forma possível.

Se você tiver alguma sugestão que queira dividir com a gente, por favor, entre em contato, vamos adorar te ouvir! Espero te ver em breve, novamente!

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog