ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

Sua conexão está ruim? Saiba como alterar a DNS

Na última quarta-feira (14) alguns usuários tiveram dificuldades para acessar à internet. O motivo era a DNS do Google que apresentava certa instabilidade há alguns endereços de IP brasileiros. Isso acabou impedindo o acesso de vários usuários ao tentarem se conectar à internet em seus computadores. A falha afetou, principalmente, aos endereços de IP 8.8.8.8 e 8.8.4.

O blog do Mestre do Adwords te conta tudo o que aconteceu!

Para quem não sabe, a DNS é um mecanismo essencial para que os usuários acessem à internet. Normalmente, ela é oferecida de forma gratuita como é o caso do servidor da Google. A função básica dessa ferramenta é traduzir as URLs dos sites para os endereços de IP, de modo a permitir a navegação online.

Sem o servidor fica impossível fazer qualquer coisa na web. Mas há como reverter a situação. Alguns usuários possuem IPs diretos e ligados aos sites que precisam acessar, deste modo não existe a necessidade de usar uma DNS, mas, para maioria das pessoas, essa saída nem é tão conhecida, assim como o próprio uso do servidor.

 

alterar a DNS,

 

Por que a Google?

Se a sua internet te causou dor de cabeça por esses dias é por conta da falha no serviço ofertado pela Google. Mas calma, o problema pode acontecer em qualquer tipo de servidor, que é algo bastante comum já que as linhas apresentam instabilidade por uma série de motivos.

A real problemática aqui está relacionado a falha e para quem as pessoas recorrem quando a internet para? Acertou se disse operadoras de telefonia. A culpa não é delas e é válido ressaltar que, na maioria dos casos, as pessoas nem sabem que estão utilizando um servidor DNS da Google.

Antes de culpar a operadora, que não vai ter culpa nenhuma se você usar um sistema da Google, é bom verificar quem está fornecendo essa DNS a você, que já é meio caminho andando.

Existem outras alternativas que não consistem em xingar o pessoal da telefonia, sendo que uma delas é alterar a DNS ou esperar que ele volte a funcionar corretamente. A alteração é feita nas configurações do computador e não precisa de um técnico, um alivio para quem é leigo nessas questões.

Mas antes de aprender a alterar esse serviço, que tal entender melhor o que é essa tal DNS?

DNS e o que ela tem a ver com a sua conexão

A sigla em inglês significa Sistema de Nomes de Domínios (Domain Name System) que funciona como uma espécie de computador. O DNS serve para armazenar dados e relacioná-los a endereços nominais de um site, conhecidos popularmente como URL.

Para funcionar, esse sistema precisa do endereço real da página que é dado pelo número de IP. Essa nomenclatura remete há um numeral que indica a qual página o DNS está acessando, desta forma ele faz uma tradução do endereço de IP para a URL, assim acessando ao site.

Normalmente, os provedores de acesso são das operadoras de telefonia como a Vivo, por exemplo, que tem seus próprios DNS. Entretanto, há alguns sistemas público como o da Google.

Todo esse sistema é controlado, de modo a que o endereço que você digitar possa ser aberto por qualquer endereço de IP, independente do local em que o usuário está naquele momento do acesso. Tanto que existe uma organização que administra esse serviço, ficando responsável por dar nome aos domínios e endereção de IP em escala global.

A organização é chamada de Corporação da Internet para Atribuição de Nome e Números, ou ICANN para o inglês. Ela é uma entidade sem fins lucrativos que atua para manter todos os sites do mundo registrados e assim podendo ser acessados por qualquer usuário.

 

internet

 

É .com ou .com.br

As URL podem vir endereçadas com final em com ou .com.br, de todo caso elas acabam levando o usuário ao site. No caso, é mais obvio que o DNS esteja traduzindo os dois domínios a um mesmo IP, mas não é exatamente isso.

Quando há casos em que os dois endereços com terminação diferentes e que levam ao mesmo site, na verdade, uma das páginas acaba fazendo um redirecionamento de acesso para o endereço correto. Não é que hajam dois domínios ou o IP seja um só. No caso dos sites brasileiros, qualquer domínio que você usar somente o “.com”, ele irá redirecionar ao IP terminado em “.com.br” que é a URL real daquele domínio.

E como eu altero o DNS?

Agora que você já sabe um pouco sobre o funcionamento desse sistema, é hora de aprender a alterá-lo. Isso pode ser feito, por exemplo, quando o servidor apresenta muitas falhas, que indica uma instabilidade no sistema, afetando negativamente o acesso à internet.

O modo de troca é bastante simples, sendo que não é necessário entender bem do funcionamento do computador para fazer a alteração. O DNS pode ser mudado entrando nas configurações do computador, ou seja, até leigo consegue.

 

alterar a DNS.

 

Assim, você só precisa entrar nas configurações do seu PC ou do celular, que onde também é possível realizar a alteração. Estando na página de configuração, você precisará do endereço primário da DNS – 208.67.222.222 – e ainda de um secundário – 208.67.220.220 – ambos são endereços abertos da OpenDNS que, assim como o Google, é disponibilizada de forma gratuita.

Para a troca da DNS você altera o número que estiver lá pelos dois oferecidos pela OpenDNS e pronto, a sua conexão será reestabelecida e normalizada, sem nenhuma dor de cabeça ou horas de esperas para que o outro servidor volte a funcionar.

Além do OpenDNS há alguns servidores gratuitos que podem ser alterados também, caso sua DNS esteja apresentando qualquer instabilidade. Você pode buscar pelos endereços no site desses servidores.

As próprias operadoras de telefonia, como já mencionado, possuem suas próprias DNS, mas elas, obviamente, não são abertas gratuitamente. Normalmente, ficam disponíveis à assinantes, por isso se você utiliza o serviço daquela operadora, sua conexão vai apresentar essa DNS para funcionar.

De todo caso, antes de culpar as operadoras, como ocorre na maioria dos casos em que há falha na conexão, procure averiguar qual DNS você está utilizando e, se for preciso, troque o endereço. Se mesmo assim não resolver, ai cabe procurar pela sua operadora.

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog