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Seu Site Fracassou? 5 Pontos que Podem Explicar o Porquê

Não é novidade para ninguém que os sites viraram febre nos últimos tempos. Grandes, médias e pequenas empresas estão se tornando mais conscientes sobre a importância de suas presenças na internet.

A questão é que a solução mais simples que surge na hora de criar essa presença é montar um site.

O site traz bons resultados e cumpre o papel de tornar uma marca presente digitalmente? Sim e não!

A realidade é que depende muito de como você trabalhará a sua estratégia. Hoje, nós podemos contabilizar mais de 1 bilhão de sites na internet e você sabe, quanto maior a concorrência, mais complicado é de se conseguir o destaque tão almejado.

É fato de que não adianta ser só mais um na rede, é preciso desafiar-se e criar sites inovadores que condizem com o primeiro mandamento da internet para negócios, ou seja, oferecer uma excelente experiência ao usuário.

Independente do setor em que o seu negócio está inserido, você deve atentar-se para a comunicação que ele entrega aos potenciais clientes da sua marca.

Sabendo que essa missão não é tão simples como parece, nós, do Mestre do Adwords, criamos esse conteúdo.

Seu site fracassou? Então veja 5 pontos que podem explicar o porquê isso ocorreu.

Certamente, ficará mais fácil tanto corrigi-las, como evitá-las em um outro momento.

Vamos começar?

 

Seu Site Fracassou

 

#1 – Navegabilidade precária

Um dos principais motivos que faz com que os sites fracassem é o fato dele oferecer uma navegabilidade precária.

O que isso quer dizer? Simples, um site que o usuário mal consegue encontrar o que ele deseja, mal diagramado, confuso, cheio de passos que não levam à lugar nenhum.

Você pode estar pensando:

  • Ah, mas quem faria isso hoje em dia?”.

Infelizmente muitos fazem sem nem ao menos perceberem isso. A questão é que hoje nós temos usuários mais exigentes e uma alta concorrência.

Então, o simples fato dele ter que dar dois ou três cliques a mais para encontrar o que deseja, faz com que ele saia do seu site para entrar no do seu concorrente que é mais simples.

Um site com boa navegabilidade não é aquele que oferece um design cheio de detalhes, apesar do design também influenciar bastante no sucesso dele.

O seu site pode ter fracassado por não ter:

  • Um design limpo e fluído.
  • Informações organizadas e claras.
  • Menus enxutos e simples.
  • Imagens de boa qualidade e com boa diagramação.
  • Boa diagramação das páginas e botões.

Entre outras coisas que mais fazem o usuário perder tempo…

#2 – Informações repetitivas

Se você criou um site para passar informações iguais, como uma lavagem cerebral, pode ter certeza que ele irá fracassar em pouco tempo.

Saiba que os usuários em geral procuram por uma navegação de qualidade, que informa de maneira ágil e prazerosa, além de atualizada.

Sites que apostam em textos longos, repetitivos, cheios de bloco, dando a sensação de poluição visual, quase sempre convidam o usuário à sair de suas páginas, afinal, eles não estão ali para perder tempo.

O ideal é que você entregue informações boas, rápidas, atualizadas, com boa diagramação, dando a possibilidade do usuário fazer uma leitura visual primeiro das partes que mais lhe interessam.

Sempre use ilustrações em seus materiais, isso facilita a absorção da mensagem, entregando uma melhor experiência no geral.

E claro, nada de ficar postando e repostando as mesmas coisas em todas as páginas do seu site. Apesar de parecer algo óbvio, muita gente ainda faz isso.

 

Site não deu certo

 

#3 – URL/Nome complexos

Você pode não saber, mas seu site pode ter fracassado por conta da URL/Nome que você escolheu para ele.

Nós sabemos que não é simples criar um nome interessante e que ainda esteja disponível para registro, porém é preciso tomar muito cuidado nessa fase da criação.

O ponto é que a URL utilizada no seu site deve transmitir exatamente a sua marca, o que ela faz, os valores, ou seja, ela deve ser a mais clara e compatível possível com o que você faz/oferece.

Quando isso não acontece, o primeiro a ser prejudicado é o SEO do seu site, fazendo com que você não fique bem ranqueado.

E depois, pode haver um direcionamento de tráfego sem qualidade, ou seja, visitas de usuários que não tem nenhuma intenção de converter ou ser seu cliente.

O resultado disso você já sabe, não é? Fracasso! Afinal, sem bom ranqueamento e sem tráfego de qualidade, não há conversão.

Por isso, fique muito atento ao nome que você escolherá para representar seu negócio no mundo digital.

#4 – Você usa CTA’s?

Se você nem sabe o que é isso, nós lhe contamos. O CTA é a sigla para Call to Action, ou chamada para ação em português.

Ele nada mais é do que uma simples frase, geralmente, imperativa que chama os usuários para realizar algum tipo de ação em seu site, nesse caso, a ação de conversão.

A ação de conversão pode ser:

  • Inscrever-se na sua lista de e-mails.
  • Comprar um produto.
  • Baixar um arquivo ou aplicativo.
  • Seguir nas redes sociais.

Entre outros, mas, sobretudo, elas servem para direcionar o usuário em seu site, deixando claro o que ele precisa fazer ali, naquele ambiente.

Se você não utiliza o Call to Action, isso pode ser um motivo de fracasso do seu site, já que todo o tráfego que chega nele, não sabe o que precisa fazer, então fica rodando pelas páginas até cansarem-se e irem embora.

Por isso, use o CTA, principalmente, para criar o caminho da ação de conversão que você tanto almeja.

Espalhe botões visíveis e com boa diagramação, instigando o usuário a executar a ação.

 

Site Fracassou

 

#5 – Site sem adaptabilidade

Estamos na era mobile, pesquisas mostram que os acessos via dispositivos móveis são cada vez maiores, equiparando-se inclusive, aos acessos via telas fixas.

Por isso, se o seu site não tem adaptabilidade, ou seja, não tem capacidade de se adequar à todos os tipos de tela, esse pode ser um dos motivos do fracasso.

Ter um site responsivo não é mais uma escolha é uma obrigatoriedade se você deseja ter sucesso e captar cada vez mais tráfego de qualidade.

Além disso, é essencial que você tenha um site com boa velocidade de carregamento, pois já foi comprovado que sites lentos tendem a ser abandonados pelos usuários.

 

Pronto! Esperamos ter lhe ajudado. Ficou alguma dúvida? Escreva para gente!

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí.

Forte Abraço.

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