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SEO para E-commerce – Como obter muito mais cliques?

Qualquer profissional que trabalha com internet e deseja obter mais cliques em sua loja virtual, precisa estar antenado com as principais técnicas de SEO para E-commerce, dominar as atualizações do Google, oferecer uma boa experiência ao usuário e garantir que a jornada de compra seja a mais simples possível.

O que vemos muito por aí é uma grande demanda no comércio eletrônico, todos viram uma ótima oportunidade de vendas pela internet.

No entanto, acabou-se deixando de lado a qualidade do local de vendas, um erro fatal, isso porque ela é um fator determinante para garantir que se obtenha mais cliques e consequentemente, um volume maior de vendas.

Para você ter uma ideia, em números do que estamos falando, atualmente o Brasil já conta com mais de 450 mil comércios eletrônicos.

Desses, apenas 15% contam com lojas físicas para atendimento presencial do cliente, enquanto 85% fazem as vendas apenas de forma online. Essa foi uma pesquisa encomendada pelo PayPal à Big Data, que mostra de forma bastante clara como o comércio eletrônico mudou o jeito de consumo do brasileiro.

Só que quanto maior a demanda de mercado, maior a exigência do consumidor, concorda? Se você não oferecer um ambiente de compra saudável, tendo melhores opções, com toda a certeza, ele irá preferir pagar até um pouco mais caro para ter uma qualidade superior de atendimento.

É por esse motivo que o SEO para e-commerce se faz tão importante, pois ele será uma alterativa de implementação das melhores práticas que te colocará em destaque perante os seus concorrentes.

O Mestre do Adwords vai te ensinar tudo sobre esse assunto, com algumas boas práticas e dicas que irão colaborar para que você aplique as técnicas corretas para obter muito mais cliques do que você poderia imaginar.

Vem aprender com a gente!

 

carrinho de compras

 

Dicas de SEO para e-commerce

A primeira afirmativa que você precisa ter em mente é que o SEO para e-commerce, assim como o SEO para outras modalidades, não é composto apenas da aplicação de uma única técnica em si, será o conjunto da obra que tornará tudo funcional.

Será preciso pensar na estrutura da estratégia de marketing como um todo: Inbound marketing, anúncios no Adwords, no Bing, no Facebook, velocidade de carregamento das páginas, tipo de conteúdo apresentado, escolha das melhores palavras-chave, das melhores imagens, adaptabilidade ao mobile e mais uma porção de fatores que juntos irão comporta o SEO para e-commerce.

Tentamos então, destacar os principais pontos que devem ser cuidadosamente estudados no momento de executar o SEO para uma loja virtual, visando o aumento de cliques pela relevância das páginas no posicionamento do Google.

Vamos lá?

 

1º Passo – Escolhendo as melhores palavras-chave

Sempre que o termo SEO é citado é bem comum que logo as palavras-chave ou termos de buscas apareçam, pois eles são parte bastante importante da composição de uma estratégia.

As palavras-chave são os termos buscados pelo usuário no Google e, assim, serão eles que te indicarão as tendências, assuntos mais buscados e até mesmo o grau de interesse que esses usuários têm pelo seu nicho.

Da mesma forma que a escolha correta das palavras-chave pode trazer um volume de busca muito interessante para o seu site, atraindo e entregando o exato assunto que o possível cliente quer ver, a escolha mal feita lhe causará um impacto muito negativo, visto que entregará algo que não é de seu interesse, por isso, o cuidado mais que especial com esse ponto.

Então, quando você pensar nas principais palavras-chave para montar a estrutura de SEO para e-commerce, pense em descobrir sua relevância, ou seja, quais são os principais produtos e serviços que esse usuário procura.

Se o seu e-commerce é novo e você ainda não tem referência, vá em busca de informações em seus concorrentes diretos, pois eles podem te dar pistas incríveis.

Olhe para a página de seu concorrente e tente descobrir:

  • Ele tem versão para mobile?
  • O carregamento da página é demorado?
  • Ele trabalha com URL’s amigáveis? Com quais termos de pesquisa?
  • Como ele trabalha a linkagem entre as páginas?
  • E as palavras-chave, como são dispostas pela página?

Estudando todos esses pontos, você conseguirá ter uma ideia de aplicação e, com isso, conseguirá ter uma base para montar sua própria estratégia.

Importante: Tome como base, porém não copie nada!

 

Entenda o SEO para E-commerce

 

2º Passo – Como escolher as palavras-chave ideias?

Colocamos esse tópico, pois aqui no Mestre do Adwords, a gente recebe muitos questionamentos sobre a melhor forma de estruturar esses termos, então baseie-se em 3 pilares:

  1. Volume de pesquisa;
  2. Relevância para o seu público;
  3. Dificuldade de posicionamento.

A própria ferramenta do Google Adwords consegue te ajudar nisso, pois ela apresentará todas as informações necessárias para que essa escolha seja a mais simplificada possível.

Lembre-se de em todos os produtos cadastrados trabalhar configurações de H1, H2, H3 e meta descrição, pois será um espaço a mais para trabalhar a palavra-chave e isso lhe ajudará no ranqueamento.

Sempre gere conteúdo que te dê possibilidades de trabalhar esses termos de forma natural, forçar o seu uso acaba deixando tudo muito cansativo e repetitivo, entende?

 

3º Passo – Monitore, constantemente, os problemas de seu site

Não adianta montar uma estratégia de SEO para e-commerce perfeita, com as melhores palavras-chave, imagens e conteúdo, se o seu site apresenta problemas constantes de carregamento, servidor, falha nos botões e até mesmo no carrinho de compras…

Tudo isso deve estar funcionando 100% e o seu suporte precisa ficar de olho nas reclamações do usuário para tentar resolvê-las o mais breve possível, independente se é fim de semana ou feriado. Se você se propôs a vender pela internet, tem que estar pronto para atender a demanda 24 horas por dia, os 7 dias por semana.

Veja, não estamos falando que você precisa ter um atendimento ao cliente 24h, não é isso… Estamos abordando aqui o funcionamento no site em si, as ações básicas para que o usuário possa escolher o item de desejo e finalizar a compra sem ter qualquer problema.

Datas comemorativas como Natal e Black Friday é comum que ocorram esses problemas e o cliente acabe prejudicado, então certifique-se antecipadamente de que isso não irá acontecer e que se ocorrer, haverá uma suporte rápido para a resolução.

 

SEO para E-commerce

 

4º Passo – Atenção aos itens sem estoque

Não adianta nada ter um e-commerce com volume de páginas e itens, se 50% desses produtos você não tem disponível para a compra ou encontra-se com o status esgotado.

É muito melhor tirar do ar aquele produto do que deixar com uma página informando que o usuário não pode comprar, entende? Isso acaba afetando diretamente a sua taxa de rejeição, fazendo com que você perca pontos na otimização e no posicionamento.

Isso acontece porque o usuário acaba tendo que retornar ao Google e fazer uma nova pesquisa.

Vamos supor que alguém está buscando uma Go Pro e ao pesquisar esse produto encontra a sua loja em 3º lugar no Google, ela entra e ao acessar a página descobre que não há mais em estoque. Então, ela irá retornar ao Google e ir para o site seguinte, concorda?

Isso irá prejudicar e muito seu posicionamento, logo evite!

Opte por tirar do ar, será melhor para o desempenho de sua página!

 

Curtiu as dicas? Aproveite para melhorar seu rendimento e assim, ter melhores resultados em suas vendas durante o ano todo.

Ficou com alguma dúvida? Então, pergunte, queremos te ajudar.

Até a próxima!

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