ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

Como segmentar seu público alvo no Google Adwords

Nós sabemos que a plataforma de anúncios online do Google, o Google Adwords, é uma das mais eficazes do mercado.

Apesar de ter apenas poucos anos de existência, seus números impressionam e, a cada dia que se passa, mais empresas e profissionais autônomos investem nesse tipo de publicidade.

Considerando todos os benefícios e resultados expressivos do Adwords, podemos destacar duas características que acabam sendo responsáveis pelo grande sucesso.

A primeira é o fato do Google e seus parceiros estarem presentes em mais de 95% de toda a internet. Isso garante que a abrangência das campanhas seja grande o suficiente para atingir os mais variados públicos.

Costumamos dizer que é quase impossível que um negócio não encontre seu público alvo através de campanhas Adwords.

A segunda característica é o fato da plataforma de anúncios ter uma série de configurações de segmentação, fazendo com que os anúncios e as campanhas em geral sejam mais direcionadas e consequentemente assertivas.

 

Como segmentar seu público alvo no Google Adwords

 

Hoje, nós do Mestre do Adwords, vamos falar exatamente sobre isso, nós queremos lhe ajudar a entender como segmentar seu público alvo no Google Adwords.

Vem com a gente?

 

#O que é segmentação?

Antes de qualquer coisa, nós precisamos ter certeza que você entende exatamente do que se trata a segmentação.

Então, basicamente, a segmentação é uma série de configurações que podem abranger ou restringir a veiculação do seu anúncio.

Geralmente, a segmentação tem como objetivo estabelecer padrões para que as suas campanhas sejam exibidas ou não.

O intuito com isso é que ao final, você só anuncie para o perfil de usuário que tenha realmente interesse pelo que você está oferecendo em suas campanhas, ou seja, seu público alvo.

Ok? Tudo entendido?

 

#Tipos de Segmentação e como utilizá-los

Agora que você já sabe claramente o que é a segmentação, chegou o momento de conhecer quais são os tipos e como utilizá-los.

A partir desse momento fique muito atento para não se perder. No início poderá parecer bastante difícil, mas com o tempo e a prática, você perceberá que não existe segredo.

Entenda como segmentar seu público alvo no Google Adwords conhecendo cada um dos tipos e, claro, para que eles servem.

 

#Segmentação Geográfica

Ao escolher segmentar com a opção geográfica, o Adwords entenderá que deverá restringir a exibição de suas campanhas por região.

Nesse caso, seus anúncios seriam direcionados para um público em específico.

Por exemplo:

  • Vamos imaginar que você tenha um negócio que faz entregas, apenas, em Criciúma.
  • Então, você escolhe a segmentação geográfica e restringe a exibição dos seus anúncios em Criciúma.
  • Nesse caso, não há motivos para você anunciar para o público de São Paulo, afinal, por mais que eles queiram comprar, você não poderá entregar. Certo?

Ao fazer isso, você garante melhores resultados, pois terá certeza que a maioria das pessoas que entrarem em contato com o seu anúncio terá um interesse real em converter, ou seja, será, realmente, integrante do seu público alvo.

Esse tipo de segmentação deve ser escolhido sempre que o negócio for regional ou têm restrições de atendimento em algumas regiões.

 

Como segmentar seu público alvo no Google Adwords..

#Segmentação Demográfica

Uma das maneiras mais eficazes de segmentar seu público alvo no Google Adwords é utilizando essa opção.

Isso porque a segmentação demográfica consegue direcionar os anúncios com nível bastante preciso quanto ao perfil do público alvo.

Basicamente, a restrição atende faixa etária e gênero. Isso quer dizer que se você tem um público predominantemente feminino, entre 18 e 35 anos, e aplica essa configuração, você consegue exibir suas campanhas, apenas, para esse público em específico.

Ao fazer isso, você aumenta a suas chances de captar leads quentes, de converter e ainda diminuir seus custos, afinal, você estará anunciando para pessoas que atendem ao perfil de interesse do seu negócio.

Esse tipo de segmentação é indicado para maioria dos negócios, isso porque dificilmente existe uma empresa que atenda a todos os tipos de pessoas. Concorda?

 

#Segmentação por público ou interesse

Como se não bastasse o nível de precisão da segmentação demográfica, o Google Adwords também lhe permite segmentar por público ou interesse.

Com um nível de direcionamento ainda maior, quando você escolhe essa opção, será possível exibir anúncios com base no interesse demonstrado pelo próprio público.

Isso acontece porque o Adwords “monitora” os seus usuários e seleciona anúncios que estejam relacionados com categorias em que o seu público entrou em contato e, claro, demonstrou interesse.

Por exemplo:

  • Vamos supor que você tenha um negócio voltado à venda de materiais esportivos.
  • Então você cria campanhas para algumas sessões do seu site: Anúncios de materiais de futebol, de basquete e de handebol.

Concorda que são três grupos de interesse diferentes? Ok!

  • Então, depois de um tempo de exibição das campanhas, você começa a avaliar as métricas de desempenho e percebe que dentro do seu público alvo, ou seja, pessoas que se interessam por materiais esportivos, existem 3 subgrupos.
  • Cada grupo se interessa por materiais de determinado esporte e não por todos eles ao mesmo tempo, por mais que eles façam parte do seu público alvo.

Então, para ter mais chances de converter, você passa a segmentar por interesse, direcionando anúncios específicos de cada esporte para os subgrupos de acordo com o a demonstração de interesse na primeira fase.

Para que você entenda perfeitamente, a sua segmentação ficará parecida com:

  • Grupo A: Anúncios de matérias esportivos de futebol.
  • Grupo B: Anúncios de materiais esportivos de basquete.
  • Grupo C: Anúncios de materiais esportivos de handebol.

Dessa forma, você será mais assertivo e oferecerá algo que tem grandes possibilidades do alvo adquirir, pois ele mesmo já lhe mostrou que tem interesse em outras ações.

Além disso, você deixa de tornar a abordagem massiva e custosa para o usuário, protegendo sua marca.

 

#Segmentação por Dispositivo

A segmentação por dispositivo surgiu muito antes do “boom” dos dispositivos móveis.

O que antes parecia novidade, hoje é extremamente necessário e muito utilizado nas campanhas dos mais variados segmentos.

Isso porque, como o próprio nome já sugere, a segmentação por dispositivo restringe a exibição de anúncios com base no tipo de acesso que o seu potencial consumidor utiliza.

Com o crescimento da utilização do Mobile, chegando a ser superior ao acesso pelos computadores de mesa e notebooks, essa é uma verdadeira arma preciosa.

Além disso, um mesmo usuário que acessa pelo computador de mesa e depois pelo smartphone pode ter prioridades diferentes, pedindo campanhas também diferentes.

Por exemplo:

Uma pessoa que acessa via desktop na grande maioria das vezes tem mais tempo para navegar do que quem está no smartphone.

Sem contar que o espaço de visualização é maior, além dos níveis de distrações serem potencialmente menores.

Nesse caso, seria mais inteligente e eficaz destinar campanhas mais objetivas e limpas aos acessos via smartphone e anúncios mais explicativos e persuasivos com a presença de mais texto para dispositivos fixos.

A ideia é entregar uma melhor experiência para o usuário, mantendo a qualidade da informação, independente, do dispositivo de acesso.

 

Como segmentar seu público alvo no Google Adwords...

#Segmentação por Contexto

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar sobre a segmentação por contexto, o que é lamentável.

Não por que você é o único, mas porque são muitas as pessoas que não conhecem esse tipo de segmentação e, consequentemente, não aproveitam ao máximo o potencial do que têm em mãos.

Ainda bem, a partir desse momento você não perderá mais oportunidades, pois saberá exatamente do que se trata.

Primeiramente, é importante que você saiba que essa opção é imensamente poderosa, isso porque ao escolhê-la, o Google te dá a chance de atrair mais tráfego de qualidade e, consequentemente, gerar mais conversões.

A segmentação por contexto quando utilizada restringe a exibição dos seus anúncios aos sites parceiros do Google, ou seja, na Rede de Display.

Esses sites são qualificados e, mais, geralmente, eles tratam de assuntos relacionados às suas campanhas.

Esses sites trabalham no sistema Adsense, também do Google, onde espaços publicitários são colocados à disposição para que anunciantes do Adwords possam divulgar suas campanhas.

Funciona mais ou menos assim:

  • Imagine que você anuncia maquiagens.
  • Ao definir a sua segmentação por contexto, suas campanhas começarão a ser veiculadas em sites e blogs que tratam de assuntos relacionados a maquiagens. Como melhores maquiagens para noite, batons da moda, blush para peles negras e etc.

Óbvio, será necessário que você dê uma boa avaliada nesses sites a fim de liberar a exibição de seus anúncios, apenas, em sites e blogs relevantes.

Caso contrário, você poderá ter uma perda significava na qualidade de seu tráfego.

Então, sempre que você perceber que o seu anúncio está rodando em um site de baixa qualidade ou que está incompatível com o que você anuncia, adicione-o em sua lista negativa.

 

Esperamos que você aproveite ao máximo cada informação. Se tiver alguma dúvida, entre em contato pelos comentários abaixo ou pelas redes sociais do Mestre do Adwords.

Sucesso sempre!

Forte Abraço.

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog