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Entenda a Segmentação por palavra-chave do Adwords

Ter a publicidade como aliada do seu negócio é extremamente importante, pois certamente ao utilizá-la você evoluirá de nível e passará a ter cada vez mais resultados positivos.

Ultimamente os links patrocinados vêm figurando como uma das ferramentas de marketing mais eficazes e poderosas.

Por outro lado, há muitos profissionais que estão deixando de aproveitar grandes oportunidades, tempo e dinheiro por simples falta de conhecimento.

Isso mesmo! Por não conhecerem ao certo as vantagens e o funcionamento que as campanhas online trazem, acabam perdendo boas chances de evoluírem suas marcas.

Bem, nós, do Mestre do Adwords, no intuito de contribuir para que esse problema seja reduzido ao máximo, queremos lhe mostrar um dos poderes do Adwords, a plataforma de anúncios do Google.

Primeiramente, se você não sabe, essa é a maior plataforma de anúncios da internet, cobrindo em torno de 95% de toda a extensão online.

 

Entenda a Segmentação por palavra-chave do Adwords

 

Isso quer dizer que dificilmente uma marca não encontrará seu público alvo através dessa plataforma, por mais diferente que seja o seu ramo de atuação.

Ok?

Claro, para isso, será preciso estruturar sua campanha adequadamente, utilizando inclusive a segmentação.

Se você não entende muito bem sobre ela, então esse conteúdo é para você. Pois vamos lhe apresentar a segmentação por palavra-chave, uma das mais utilizadas na plataforma Adwords.

Vem com a gente!

 

#A Rede de Pesquisa

Antes de qualquer coisa, é muito importante que você conheça a rede de pesquisa do Google Adwords, pois ela tem total ligação com a segmentação por palavra-chave.

Basicamente, a Rede de Pesquisa do Google utiliza as palavras-chaves que você escolheu para utilizar em suas campanhas para identificar o interesse do usuário.

Funciona mais ou menos assim:

  • Você escolhe um grupo de palavras-chave que tenha ligação direta com o que você está anunciando, com o seu negócio ou com o ramo em que atua.
  • Ao colocar suas campanhas no ar, o Google determinará a exibição dos seus anúncios de acordo com o interesse demonstrado pelo usuário através da pesquisa no buscador.
  • Simplificadamente, o usuário demonstra o seu interesse através dos termos expressos na pesquisa.
  • O Google “lê” e identifica quais anúncios que contém os termos e, portanto podem ser relevantes para o usuário como “resposta”.

Claro, existe uma espécie de disputa entre anúncios, onde alguns pontos são avaliados para garantir a qualidade da experiência do usuário.

Os tipos de correspondências de palavras-chave podem ser utilizados na Rede de Pesquisa para restringir a exibição de anúncios.

 

#A Rede de Display

Assim como a Rede de Pesquisa, a Rede de Display também deve ser entendida, pois ao escolher esse tipo de exibição, as suas campanhas podem se comportar de outra maneira.

Na Rede de Display, as coisas são um tanto quanto diferentes. Isso porque quando você escolhe termos que tenham ligação com o tema da sua página, as suas campanhas são caracterizadas para ser exibidas na página em específico.

O Google Adwords chama isso de canais automáticos.

Nesse caso, o melhor a se fazer é selecionar termos de alta relevância, que podem te trazer uma melhor qualidade de segmentação e consequentemente maiores volumes de leads quentes.

As palavras-chaves precisam ter qualidade, mesclando termos exatos, long tails, variações de termos principais, e, sobretudo, que todos eles tenham ligação com o seu negócio, com o que você anuncia.

É importante dizer que na Rede de Display, as palavras-chave que você definir, serão colocadas automaticamente como correspondência ampla.

Não se preocupe. Nós vamos falar um pouco sobre os tipos de correspondências dos termos a seguir.

 

Entenda a Segmentação por palavra-chave do Adwords..

 

#Palavras-chave – Tipos de correspondência

Os tipos de correspondência de palavras-chave podem ser considerados uma espécie de segmentação dentro da segmentação.

Isso porque você pode utilizar cada uma delas para estipular quais termos irão “acionar” as suas campanhas ou os seus anúncios em específico.

Na plataforma cada tipo de correspondência é definida por um símbolo, cada configuração escolhida, passará a exibir seu anúncio de forma diferente de acordo com as pesquisas realizadas pelos usuários.

Vamos ver quais são eles e os símbolos que os correspondem:

#Correspondência Ampla

Quando você escolhe esse tipo de correspondência, seus anúncios serão acionados mesmo que usuário utilize palavras-chave com erros de digitação ou ortográficos. Também será exibido se o usuário utilizar sinônimos ou variações dos termos das suas campanhas.

Por exemplo:

  • Imagine que você escolheu o termo boné.
  • Se um usuário buscar modelos de boné masculino, seu anúncio poderá aparecer como resposta.

É indicado que você utilize esse tipo de correspondência quando o intuito da campanha é atingir alto volume de tráfego, sem muito critério na qualidade.

Ou em casos em que o negócio tenha um público muito mesclado, mais abrangente.

Símbolo especial de correspondência: Não possui.

#Modificado de Correspondência Ampla

Na correspondência modificada ampla, seus anúncios serão exibidos quando o usuário utilizar termos que foram modificados ou variações das palavras-chave do seu anúncio. Por outro lado, seu anúncio não será acionado, caso o usuário utilize sinônimos, independente, da ordem.

Por exemplo:

  • Utilizando o mesmo exemplo acima, imaginemos que você tenha escolhido o termo Boné Masculino.
  • Se o usuário pesquisar por Boné para homens, seu anúncio poderá ser acionado.

Símbolo especial de correspondência: + Sempre antes do termo.

#Correspondência de Frase

Nesse caso, seus anúncios serão exibidos aos usuários que pesquisarem por frases que correspondem ao termo que você utiliza em seus anúncios, ou até mesmo variações aproximadas dessas palavras-chave.

Por exemplo:

  • Se você utilizar o termo bonés masculinos.
  • Seu anúncio aparecerá para os usuários que buscarem por “comprar bonés para homens”.

Símbolo especial de correspondência: “termoentreaspas”.

#Correspondência Exata

Quando você opta pela correspondência exata, você sinaliza para o Google que deseja que o seu anúncio só seja exibido quando o usuário pesquisar pela palavra-chave exata ou variações muito aproximadas da que é utilizada em suas campanhas.

Por exemplo:

  • Se a sua palavra-chave for Boné Masculino.
  • O seu anúncio aparecerá se o usuário pesquisar por boné masculino.

Essa configuração é indicada quando o seu negócio atende a um público mais específico, onde essas características estão muito bem conhecidas e definidas.

Símbolo especial de correspondência: [termo].

#Correspondência Negativa

Apesar de muita gente não utilizar esse tipo de correspondência, ela é extremamente eficaz e positiva para as campanhas.

Isso porque quando você escolhe a correspondência negativa, seu anúncio só será acionado e exibido quando o usuário não pesquisar pelo termo que você estipulou.

Caso o usuário faça uma pesquisa que utilize o termo negativado, seu anúncio não será exibido.

Por exemplo:

  • Imagine que você tenha negativado a palavra feminino.
  • Então se o usuário buscar por boné feminino, seu anúncio não será exibido.

Nesse tipo de correspondência, você pode acioná-la pela Rede de Pesquisa, ou utilizar uma variação dela, que é a exclusão de palavras-chave, na Rede de Display.

A utilização desse tipo de correspondência é indicado para campanhas que procuram direcionar melhor a exibição dos anúncios e, claro, evitar que usuários sejam levados ao erro por conta da semelhança de termos que não condizem com a proposta do anúncio.

Principalmente na língua portuguesa, onde o vocabulário é vasto, algumas palavras podem significar mais de uma coisa, fazendo com que um usuário chegue a uma campanha por um equívoco de interpretação contextual do termo.

Exemplo:

  • Imagine que você faça personalização de mangas de camisetas.
  • Então uma das palavras-chave que você utiliza é “mangas”.
  • Então um usuário busca por esse termo, mas o interesse dele corresponde às mangas (fruta).

Conseguiu captar a ideia? Fique atento a isso.

Símbolo especial de correspondência: -termo

 

Entenda a Segmentação por palavra-chave do Adwords.

 

Dica de utilização dos termos de correspondência

De maneira geral, poderíamos dizer que ao começar a anunciar, o mais indicado é que você comece pela utilização da correspondência ampla, principalmente, se você não tem conhecimento aproximado do seu público alvo.

Depois de um certo tempo de exibição de seus anúncios, as métricas das campanhas lhe ajudarão a criar uma estratégia que mescle correspondências amplas e mais restritivas, de acordo com o comportamento do seu público.

Lembre-se de que fazer o monitoramento de suas palavras-chave é imprescindível para que você se torne mais relevante e consequentemente colha melhores resultados.

 

Agora é hora de partir para ação! Comece a realizar os testes o quanto antes, só assim você terá melhores resultados mais rapidamente.

Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato através dos comentários abaixo ou pelas redes sociais do Mestre do Adwords.

Esperamos ter ajudado, desejamos-lhe sucesso sempre.

Forte Abraço.

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