ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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4 jeitos de obter bons resultados com a segmentação do Facebook Ads

Seu anúncio pode ser o mais incrível do mundo, com as melhores imagens e até mesmo com os melhores textos, se ele não for segmentado para o público certo, ele não terá os resultados que você tanto espera.

É só pensar em quando você vai ao shopping, por exemplo, e um barco está sendo vendido pela metade do preço. Você vai comprar? Talvez sim, por ser uma oferta imperdível e por ser um item que você já está procurando há muito tempo. Porém, as chances de você não dar muita bola para a grande promoção também é enorme, afinal, você não é o público alvo daquele item.

O grande macete para obter bons resultados é anunciar para um perfil de público que tem interesse no que você está oferecendo, entende? Pois eles serão atraídos pela oferta e com toda a certeza, parte desse pessoal comprará de você.

Isso tende a acontecer tanto no Facebook, quanto em outras plataformas de publicidade da internet, onde anunciar para o público correto é o ponto chave para um alto índice de conversão.

Sabendo da dificuldade de muitas pessoas em fazer a segmentação do Facebook Ads, iremos te ensinar 4 jeitos que funcionam e que são capazes de gerar bons resultados.

Acompanhe com a gente!

 

segmentação do Facebook Ads

 

1º Jeito – Sempre investir em engajamento

Engajamento, essa palavra precisa estar presente em toda e qualquer campanha do Facebook Ads, pois essa rede social valoriza muito essa atitude. É só se basear pela entrega de resultado no feed de notícias, quanto mais curtidas e comentários sua publicação tiver, maior será o seu alcance.

Então, com os anúncios do Facebook, você pode fazer a segmentação por pessoas que curtiram sua página ou então, por usuários que te visitaram no último mês, com isso, você estaria anunciando para um público alvo que já sabe quem é você, pois já teve o primeiro contato.

Porém, você pode questionar:

  • “Mas como farei isso se ainda tenho poucas curtidas e meu tráfego é quase nulo? Estou começando ainda…”.

Acredite, isso não é um impeditivo para que você faça sua segmentação do Facebook Ads de forma assertiva. Há 3 opções dentro da plataforma que permitirá que você inicie suas campanhas com o pé direito:

  • Segmentação por localização: Você irá anunciar apenas para usuários de determinada região;
  • Audiência de páginas: Anunciará apenas para um público que tenha interesses baseados no nicho de sua marca. Como o Facebook descobrirá isso? Pelo filtro de curtidas em páginas do mesmo segmento;
  • Comportamento e Interesse: Esse ponto é bem parecido com o anterior, porém o Facebook irá passar um filtro que mostrará os interesses e o comportamento do usuário, aplicando uma similaridade para impressão de anúncios com o mesmo propósito.

É importante que em toda a campanha você direcione o seu público alvo para sua fanpage, na intenção de oferecer conteúdo de qualidade para fidelizar, entende? Então, prepare o ambiente para que a ação aconteça.

É bem provável que parte desse público não dê atenção ao seu anúncio em um primeiro momento, porém a questão chave aqui é que você deixará a sua marca para, quem sabe em um futuro próximo, a conversão venha acontecer.

 

2º Jeito – Sempre aumente as curtidas da sua página

Campanhas que tem como objetivo aumentar o número de curtidas de sua página são sempre interessantes, pois te ajudam a aumentar seu público alvo. No entanto, uma questão precisa ser levada em consideração sempre.

Entendemos que o volume é interessante, ter uma página com 10k curtidas é o desejo de muitos anunciantes, porém a qualidade dessas curtidas é que fará com que suas conversões sejam maiores ou menores.

Não adianta nada ter números impressionantes, se ninguém de fato compra de você, concorda? É melhor ter um público reduzido, mas que tenha interesse efetivo no que você está oferecendo.

Dê uma atenção especial aos visitantes de sua página, pois eles são o público mais quente, principalmente, aqueles acessos dos últimos 30 dias, afinal, eles acabaram de ter contato com você e já demostraram interesse em seu negócio. Bastará que você saiba doutrinar da maneira certa para transformar esses leads em fãs de sua marca.

Coloque em prática e veja suas métricas crescerem muito.

 

segmentação do Facebook Ads,

 

3º Jeito – Uso de Opt-in’s e aplicativos

Para essa estratégia você precisará ter uma base de fãs extremamente engajada e interessada em seu conteúdo. Não é qualquer usuário que aceitará preencher um formulário ou baixar um aplicativo relacionado a sua marca, entende?

O grande primeiro desafio é fazer com que o usuário forneça seus dados, com eles em mãos chegará o momento de fornecer a informação certa com foco na conversão que você deseja que ele execute.

Quando falamos em trabalhar essa estratégia existe 3 tipos de segmentação que podem ser usadas:

  • Usuários que estejam presente em sua base de fãs. (Aqui será importante que você tenha uma quantidade significativa, senão o alcance será baixo);
  • Todos os visitantes que já passaram por sua página;
  • Pessoas em específico que tem interesse em determinado assunto.

Aqui vale a pontuação de que um usuário que já curtiu a sua página tem maiores chances de executar a ação de baixar o aplicativo ou fazer o preenchimento do Opt-in’s.

Em alguns testes que fizemos, conseguimos resultados bastante expressivos ao anunciar para visitantes dos últimos 30 dias. Notamos que o contato recente faz com que eles tenham maior interesse na conversão.

Obviamente que será necessário fazer publicações de conteúdo de interesse para despertar essa vontade da conversão.

Aconselhamos que você faça um teste com relação a essa estratégia para a sua marca. Há relatos de que páginas de nicho apresentam resultados bastante assertivos com o uso desse tipo de segmentação, porém em páginas onde a abrangência é muito grande, fica difícil encontrar o conteúdo ideal.

Você só irá saber se dará certo no seu caso, se testar, então coloque em prática e fique de olho no comportamento e nas métricas.

 

segmentação do Facebook Ads.

 

4º Jeito – Segmentação para vendas

Todos que anunciam querem chegar nesse ponto, porém não é possível ter bons resultados oferecendo um produto logo de cara. Os 3 jeitos anteriores são fundamentais para que você consiga chegar até esse momento com um público sólido e querendo comprar seus produtos ou serviços.

Nesse ponto, você já tem uma preparação grande e só chegou até esse momento quem tem o real interesse em efetuar a conversão, logo caberá a você entregar o produto que eles desejam.

Com a cartada final, será necessário ter uma oferta irresistível, onde o seu público consiga enxergar o real valor, não somente o preço ou as características técnicas do item.

Sabe para quem você deve oferecer isso? Para os usuários que já curtiram sua página, já preencheram seu Opt-in’s ou que já demostram que estão a fim de praticar a ação.

Pode ser que no meio da ação, eles desistam, porém capture quem são os usuários e recomece o ciclo, até mesmo identificando qual o motivo que o levaram a não comprar de você.

 

Aplique e vá avaliando como será a resposta de seu público, dessa forma será possível fazer pequenos ajustes no decorrer da campanha e ir melhorando a performance a cada dia.

Ficou alguma dúvida ou tem algo sobre segmentação do Facebook Ads que você gostaria de saber?

Deixe sua dúvida que iremos esclarecer para você.

Agradecemos a visita e te esperamos de volta em breve!

 

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