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Rotação de Títulos Surgem em Anúncios Expandidos do Adwords

A sequência de melhorias e atualizações seguem em alta frequência, como sempre, no Google.

O alvo do momento é o Adwords, pelo menos, nesse conteúdo, pois muito provavelmente, nesse instante em que escrevemos, o Google deve estar trabalhando em outros produtos.

Novidade? Achamos que para ninguém.

O que talvez você ainda não saiba é que há poucos dias foi flagrada uma suposta mudança nos anúncios de textos do Adwords.

Nada foi noticiado oficialmente, não até aqui, mas alguns utilizadores da plataforma de links patrocinados relataram uma “misteriosa” nova função em suas opções de anúncios expandidos.

Quer descobrir o que é?

Então vem com a gente. Nós, do Mestre do Adwords, estamos sempre de olho em tudo que acontece nesse universo e, por isso, temos todas as informações para te entregar sobre o assunto.

Não fique parado aí, não!

Confira tudo agora.

 

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O que são os anúncios expandidos do Adwords?

Antes de falarmos da suposta novidade, precisamos deixar claro do que se trata os anúncios expandidos do Adwords.

Afinal, dessa forma, você entenderá melhor o que está surgindo como promessa por aí.

Bem, vamos do início…

Desde o dia 31 de janeiro de 2017, o Google extinguiu os anúncios de texto padrão, tornando único o formato de anúncios de texto expandido.

Isso significa que atualmente só é possível criar e editar esse tipo de anúncio de texto. Embora os que você já havia criado no passado continuem existindo e podem ser possivelmente veiculados, desde que não sofram alterações.

Na época da mudança, os anúncios criados antes do dia 31 de janeiro, ainda seriam revisados e poderiam ser liberados para a exibição. Hoje, obviamente, essa possibilidade não é mais real.

De maneira básica, os anúncios de texto expandidos são bem parecidos com os que lhe sucedeu na categoria.

As diferenças até aqui são simples, mas importantes. Entre elas, estão:

  • 2 Títulos: Os anúncios de texto expandidos possuem dois títulos, ou seja, o principal e o adicional. Você pode criar agora um texto de até 30 caracteres. Os dois títulos serão exibidos com um hífen, que os separará na visualização lado a lado na maioria das telas.

 

  • Linha de descrição única e maior: Os antigos anúncios de texto possuíam duas linhas de descrição. O novo formato possui uma única linha que pode ser inserida uma descrição de até 80 caracteres.

 

  • URL de visualização extinta: Agora não é preciso mais colocar uma URL de visualização. O Adwords usa o domínio da URL final para criar esse campo automaticamente.

 

  • URL de visualização com dois novos “caminhos”: Nos anúncios de texto expandidos você ganhou a opção de usar dois “caminhos” para deixar sua URL de visualização mais personalizada. Isso facilita que os usuários entendam melhor o conteúdo da sua página de destino, evitando erros e o aumento da sua taxa de rejeição.

 

  • Otimização para o mobile: É claro que não ia faltar esse recurso na atualização. Como você sabe, o Google vem trabalhando bastante quanto à otimização dos dispositivos móveis. Então, os anúncios de texto expandidos do Adwords já são otimizados para o mobile. Na prática, o que muda para o anunciante é que ele não precisa ficar selecionando mais a opção de configuração para dispositivo móvel quando for criar ou editar uma peça.

Essas são as principais mudanças aplicadas desde o comunicado da extinção dos anúncios de texto padrão, em janeiro desse ano.

Esse novo formato seguirá sendo veiculado na rede de pesquisa e display do Google e qualquer outra plataforma da empresa que tenha suporte para anúncios de texto.

As extensões também estão preparadas para trabalhar dentro desse formato de anúncio.

Pronto! Agora que não há mais nenhuma sombra de dúvida sobre os anúncios de texto expandidos, podemos avançar para a misteriosa nova função para esse tipo de formato.

Vem!

 

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Qual é a função nova dos anúncios de texto expandido do Google Adwords?

É importante ressaltar que essa não é uma informação oficial do Google. Na verdade, a função nova foi vista por alguns anunciantes em suas plataformas e relatada informalmente em alguns meios.

A função misteriosa que tem deixado muita gente intrigada é a de rotação de títulos nos anúncios de texto expandidos.

Como dissemos, alguns anunciantes perceberam que as suas contas haviam ganhado essa opção adicional.

Você deve estar pensando:

  • “Ué, mas esse formato já não permitia dois títulos?”.

É verdade e nós relembramos isso lá em cima. Só que a novidade não se trata exatamente disso.

Na verdade, a rotação de títulos permite que você crie uma segunda versão do seu anúncio no Adwords.

Como isso acontece?

Simples! O Adwords alterna as duas linhas de títulos, hora colocando o título 1 como principal, hora colocando o título 2 nessa posição e vice versa, dependendo da configuração que você fizer.

Você pode escolher inverter a posição dos títulos do anúncio de texto expandido.

É como se o Adwords permitisse que você fizesse na plataforma nativa dos seus anúncios um teste A/B.

Algo extremamente vantajoso, já que nunca foi absurdamente simples fazer um teste A/B nesse formato de anúncio. Concorda?

Embora, ainda, não seja algo oficial, o Google Adwords tem dado pistas de que essa atualização possa se concretizar em todas as contas em breve.

Confira a seguir.

 

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Porque o Teste A/B dos anúncios de texto expandidos do Adwords pode ser real?

Há motivos claros para que essa função se torne real nos próximos dias, quem sabe, meses.

Entre elas está a própria postura do Google quanto ao assunto. Recentemente é possível ver que a empresa tem aumentado seu incentivo para que os anunciantes criem versões de seus anúncios.

Acontece que esse movimento não é à toa. Como de costume, o Google está buscando aprimorar a experiência do usuário, mas também aprimorar a inteligência de seu mecanismo.

Pense bem…

Quando você disponibiliza mais de uma versão de um anúncio na plataforma, os mecanismos do Google começam a combiná-los, incluindo também as extensões utilizadas, no esforço de oferecer anúncios mais relevantes aos usuários dependendo do cenário.

A partir disso, o anunciante passa a ter melhores resultados, mais cliques, mais captação de leads qualificados.

Só que o Google também ganha, já que tem a possibilidade de entender melhor os cenários e visualizar os acertos e erros na prática, com base no comportamento do usuário frente a cada versão do seu anúncio.

Basicamente, a função permite ao Google dar um “zoom” ainda maior no comportamento do usuário, algo que lhe interessa muito.

 

E aí? O que achou da “possível” novidade? Você usaria a função?

Envie seu comentário ou sua pergunta, caso tenha ficado com dúvidas!

Agora é esperar e ficar de olho nos próximos passos do Google.

Até a próxima.

Forte Abraço.

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