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Rich snippets – O que São e Como Podem Atrair Mais Tráfego?

Pode ser que você não saiba o que são os Rich Snippets, muito menos, como podem atrair mais tráfego para o seu site. Mas uma coisa é certa, você é bombardeado por eles quase que diariamente.

Está achando estranho não conhecer algo que você vê todos os dias?

Calma, a gente já vai esclarecer esse enigma!

Basta vir com o Mestre do Adwords agora.

Afinal, o Que São os Rich Snippets?

Rich snippets.

A primeira coisa que você precisa saber é que os Rich Snippets é uma criação da Google. Seu objetivo principal é potencializar a qualidade da experiência do usuário. No entanto, eles também são muito importantes para estratégias de SEO.

Você sabe, todos os profissionais inseridos no ambiente digital trabalham ou deveriam trabalhar com técnicas de SEO, afinal, elas promovem uma melhora no posicionamento de suas páginas nos buscadores, o que consequentemente, impulsiona o seu volume de tráfego e resultados.

É claro que para estar sempre em posições de destaque, as técnicas precisam ser acompanhadas e otimizadas, caso contrário o site pode despencar diante de seus concorrentes.

Acontece que apesar de muita gente adotar essas práticas, não é raro ver casos em que sites em posições inferiores recebam mais cliques e tráfego do que os mais à frente no ranking.

  • Então será que essa história de posicionar em primeiro no Google é balela?

Não é bem assim! A verdade é que todas as peças do jogo contam nesse caso e quem receberá mais cliques será o site de maior destaque, mesmo que ele se encontre na terceira posição ao invés da primeira.

  • Ok! Mas o que esses tais de Rich Snippets tem a ver com isso?

Na verdade, tudo!

Sabe aqueles pequenos resumos descritivos das páginas que aparecem na Serp do Google?

Ele, geralmente, possui um título, a meta description e o endereço URL. Os Rich Snippets nada mais são que a evolução dessa peça.

Como já adiantamos acima, o principal objetivo dele é melhorar a experiência do usuário por meio de informações do que ele encontrará na página do link exposto nos resultados.

Ele foi criado por volta de 2009, onde o Google inseriu mais uma funcionalidade às descrições simples, montando umas espécie de preview com informações ainda mais relevantes, evitando que o usuário perca tempo, clicando em algo que não condiz com o seu interesse.

Por exemplo:

  • Ao invés de apenas conter um descritivo da página, o lançamento do Rich Snippets passou a mostrar também depoimentos de usuários.

Ou seja, enquanto o usuário é servido de maiores informações sobre o conteúdo do link, o Google também ganhou um recurso para “ler” melhor a relevância das páginas com relação à busca.

Apresentando, assim, retornos de pesquisas cada vez melhores e condizentes com os interesses.

Quais São os Tipos de Rich Snippets do Google?

Rich snippets

Existem diversos tipos diferentes de Rich Snippets, eles podem ser introduzidos nas suas páginas via dados estruturados. Porém é importante ressaltar que é preciso um conhecimento mais avançado de SEO e, claro, de programação, especialmente, com relação à tecnologia da Google.

Obviamente, existem materiais muito relevantes sobre como fazer todo o processo na página oficial do Search.

Embora existam vários tipos, você precisa saber que alguns Rich Snippets só podem ser inseridos em determinados tipos de páginas. Descubra alguns deles à seguir:

  • Breadcrumbs: Esse tipo de Snippets mostram ao usuário onde ele se encontra dentro da estrutura do site.

Por exemplo: Imagine que o usuário buscou no Google pelo termo “5 Produtos Digitais para Anunciar no Adwords”.

Ao exibir os resultados, o Mestre do Adwords aparece entre os links. Com o Breadcrumbs funcionando, o usuário visualizará uma prévia descritiva, onde aparecerá em qual categoria e subcategoria o título que se relaciona ao termo da busca se encontra.

  • Sitelinks: Esse é um dos mais conhecidos. Trata-se da descrição da estrutura de páginas do site. Com os Rich Snippets, quem determina qual página vai aparecer é o Google, com base na relevância e audiência.
  • Searchbox: Trabalha para que o usuário faça a busca diretamente dentro de um site específico através do buscador do Google, porém essa funcionalidade está disponível apenas para sites com muito tráfego. Ou se o usuário fizer uma busca focada, colocando o nome da marca ou site na pesquisa.
  • Avaliações: Esse é bastante comum também, sempre visto em páginas de empresas nas redes sociais, por exemplo, como restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos. Sabe aquelas estrelas de 1 à 5 que avaliam as páginas? Trata-se de um Rich Snippets.
  • Logo: O Rich Snippets do logo vem acompanhado de uma descrição sobre a empresa ou marca buscada no Google. Quem está navegando via Desktop, vê uma espécie de banner ao lado direito da página, com informações variadas sobre ela.

As opções são realmente diversas, além das apresentadas ainda há o Rich Snippets das redes sociais, de contato, de negócios locais, de artigos, de produtos, de eventos, receitas, música, TV e filmes e outros.

Porque os Rich Snippets São Importantes?

Rich snippets..

Os Rich Snippets são especialmente importantes dentro das estratégias de SEO, embora eles não sejam um fator de ranqueamento do Google.

No entanto, as descrições bem feitas claramente trazem destaque aos links, inclusive, ultrapassando os sites mais bem posicionados que não os utilizam.

Isso porque eles acabam melhorando a experiência do usuário, o que automaticamente lhe entrega mais chances de receber maior tráfego e, consequentemente, conversões.

Além disso, indiretamente os Rich Snippets podem impactar em outros fatores de ranqueamento, como a taxa de cliques e de rejeição.

Uma vez que com maior interesse do público, há mais cliques e menos abandono sem interação, certo? Sem contar o aumento da taxa de permanência navegando no site.

A matemática é simples!

Agora chegou o momento de você analisar as melhores opções de Rich Snippets e inseri-los em seu site.

Certamente você não só conquistará mais tráfego, como também será reconhecido pelo Google.

Pronto para avançar?

Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Se tiver dúvidas, basta escrever para nós!

Forte Abraço.

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