ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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7 Formas de Resolver problemas de Satisfação do Cliente

Conseguir fazer uma venda ou fechar uma prestação de serviço é apenas o primeiro passo para começar a fazer diferença na vida seu cliente. Isso porque, o pós venda acontece você querendo ou não querendo.

Achar que o seu trabalho acaba depois que você entrega o produto e recebe o seu dinheiro é um erro infantil, uma vez que, a jornada de compra não termina na compra.

Se você está pensando em trabalhar diretamente com pessoas, já lhe aviso que precisará criar uma estratégia de venda de muita qualidade e que tenha um foco bem grande no pós venda, pois você vai precisar de muito jogo de cintura para lidar com reclamações, dúvidas, devoluções e até mesmo, temperamento diversos com os mais esquentadinhos.

 

7 Formas de Resolver problemas de Satisfação do Cliente

 

Ah, não adianta se esconder… Se você resolveu trabalhar com marketing digital, os canais de comunicação estão ai para serem usados. Sendo assim, tentar impedir que seu cliente coloque uma reclamação sua no Reclame Aqui, ou que comente em sua fanpage, só vai prejudicar a sua imagem.

O que você precisa fazer é ter um canal aberto de comunicação para que os problemas e questionamentos cheguem diretamente até você, antes de se espalhar pela rede. E tem mais, não adianta jogar a poeira para debaixo do tapete, sua obrigação é resolver de forma rápida.

Esse é um assunto bastante delicado, porém eu estou aqui para ajudar você a não passar nenhuma dificuldade na hora de atender seu cliente. É normal que em situações extremas a gente fique nervoso e acabe não sabendo lidar, porém quando se fala de atendimento ao cliente, nós temos apenas uma oportunidade de fazer a coisa certa, entende?

Investir em um planejamento assertivo no setor de atendimento é a melhor coisa que você pode fazer para a sua empresa. Tome como base os grandes nomes do mercado do momento, o atendimento do Netflix, da Nubank, o polêmico Uber… Todos eles dão valor a uma coisa importantíssima para o desenvolvimento de seu negócio: O Cliente!

Faço questão de sempre pontuar a importância que nosso cliente tem em nossos negócios, uma vez que, eles são os responsáveis diretos por nosso sucesso ou fracasso, concorda? Logo, como não dar atenção especial á eles?

Muitos vendedores acham que os clientes têm obrigação de comprar deles e não é dessa forma que isso funciona. Se você tem esse pensamento, você está invertendo os papeis, pois é dever do vendedor agradar e dar um atendimento de qualidade.

Para te ajudar nessa difícil tarefa, eu resolvi criar um conteúdo bem simples e claro te passando algumas formas de resolver o problema de satisfação de seu cliente. Tenho certeza que será um material muito interessante para você que está procurando melhorar esse setor em sua empresa.

Podemos começar?

Vamos lá então…

1º Dica: Velocidade do atendimento

A gente que trabalha com vendas, sabe que durante todo o dia, temos milhares de coisas para resolver e os contatos de clientes são inúmeros. Recebemos milhares de e-mail, o telefone não para e são diversas mensagens para responder. No entanto, isso não é desculpa para não dar a atenção que seu cliente precisa.

Costumo dizer que o seu cliente tem paciência de esperar, no máximo, 24 horas por um retorno, mas se surpreende muito se você responde-lo em até 6 horas e fica demasiadamente feliz quando o retorno vem em menos de uma hora.

Entenda que quanto mais rápido você responder sue cliente, muito mais fácil de resolver o problema em questão ou finalizar a venda.

A satisfação de seu cliente está diretamente ligada com a atenção que você dá para ele, logo se você conseguir agradar a grande maioria, pode ter absoluta certeza de que sua marca será referência no mercado, pois eles vão te indicar e elogiar.

 

2º Dica: Informações Rápidas

Caso você não consiga dar um atendimento na rapidez que você deveria, prepare para trabalhar com respostas prontas, sempre pontuando que você recebeu o questionamento e que está trabalhando para melhor atende-los.

É interessante também que antes de você dar a resposta final, você foque em entender o motivo de sua reclamação e dúvida para que assim, possa apresentar uma solução adequada.

Muitas empresas não se preocupam em ouvir seus clientes, então quando apresentam a solução, vem com algo indesejado. Isso só faz você perder tempo e deixar que o problema se torne maior do que já era.

Problemas nunca são legais e estendê-los só prejudicará a sua marca.

 

7 Formas de Resolver problemas de Satisfação do Cliente.

 

3º Dica: Resposta Clara

Ao atender um cliente insatisfeito é fundamental que você comece a conversa dizendo que você está ali para resolver o seu problema. Isso fará com que os ânimos sejam controlados, pois ele terá a sensação de que você está trabalhando para ajudá-lo.

Lembre-se que ele tem sempre razão, logo você precisa encontrar um método de atender as suas expectativas sem prejudicar o funcionamento de sua empresa.

É uma situação complicada, porém é o seu papel garantir a sua satisfação, logo não meça esforços para tal.

 

4º Dica: Apresente Alterativas

Ao se deparar com o problemas, muitas empresas querem que ele seja resolvido da forma que julgam mais interessante e isso não é o correto.

Ao apresentar uma solução, é sua obrigação ouvir a opinião do cliente para que assim, ele se sinta participativo na estratégia e possa escolher o que melhor se enquadrar nas suas expectativas.

Muitos têm medo de dar essa opção e assim, acabar prejudicado. Posso te falar pela minha experiência no mercado que, normalmente, o cliente acaba optando sempre pela solução mais barata, viu? Até para que ele consiga finalizar aquela questão que tanto lhe incomoda.

 

5º Dica: É Política da empresa!

Falar que um problema não pode ser resolvido, pois é política da empresa é algo que não pode ocorrer, isso porque você precisa ser capaz de enquadrar as suas necessidades para melhor atendê-lo.

Se a politica de sua empresa está impedindo de resolver uma questão, talvez seja o momento de fazer uma reavaliação para que isso tenha um enquadramento melhor.

 

6º Dica: Procure surpreender!

Se você quer obter satisfação do seu cliente, você precisa surpreender com a solução.

Você já sabe que ele teve uma experiência negativa, sendo assim, é bem difícil que ele volte a comprar com você. No entanto, está em suas mãos mudar esse cenário.

Ao apresentar a solução, entregue muito mais que o combinado, pois dessa forma, ele vai entender que você realmente ficou chateado pelo que ocorreu e assim, se importou em mostrar isso.

Entregue muito mais que o planejado, você vai ver como os resultados finais irão te surpreender muito. Faça a diferença na vida de seu cliente e você vai perceber que a diferença acontecerá dentro do seu negócio.

 

7 Formas de Resolver problemas de Satisfação do Cliente,

 

7º Dica: Motive seu atendimento

Um funcionário feliz te abre um mar de possibilidades, sendo assim, minha última dica é que você sempre motive seus funcionários que ficam na linha de frente do atendimento, pois eles são o ponto primordial na comunicação.

Trate-os da mesma forma que você deseja ser tratado e você verá que seus resultados vão mudar muito. Além disso, invista no treinamento pessoal deles sempre dando um foco especial para atendimento de vendas.

 

Pronto, 7 dicas incríveis para você garantir a resolução de problemas e a satisfação do seu cliente. Pode apostar que aplicando tudo em sua empresa, você vai notar que as reclamações irão diminuir e você terá uma porcentagem muito maior de clientes satisfeitos.

Espero que eu tenha te ajudado com esse material e que você possa colher melhores resultados muito em breve.

Até mais!

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