ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Relacionamento através do e-mail marketing é possível?

Construir um relacionamento relevante entre marca e público alvo é um trabalho árduo e que precisa ser cultivado dia após dia. Dentre todas as estratégias utilizadas em busca desse objetivo, uma ganha o destaque por seu cunho mais pessoal e direto: o e-mail marketing.

Muitos podem ter achado que se tratava das mídias sociais e até poderia, se uma das redes sociais mais utilizadas do planeta, o Facebook, não estivesse diminuindo, cada vez mais, o seu alcance. Dessa forma, uma página com milhares de seguidores, tem uma entrega de conteúdo de menos de 1/3.

Impossível criar conexões dessa forma.

O ambiente já muda totalmente quando o assunto é relacionamento através do e-mail marketing. Por mais que muitos empreendedores batam na tecla de que essa é uma estratégia ultrapassada, sabemos que ela funciona muito bem e tem trazido resultados bem interessantes.

Você já aplicou alguma vez? Ou mesmo, já tentou e não teve resultados?

Pois bem, o Mestre do Adwords vai tirar algumas dúvidas sobre o assunto e te ajudar a criar um relacionamento através do e-mail marketing. Temos a certeza que, depois de ler esse conteúdo, você irá olhar com outros olhos para esse tipo de aplicação.

Vem com a gente!

Relacionamento através do e-mail marketing,

Relacionamento através do e-mail marketing, por onde começar?

Não caia na besteira de comprar listas prontas ou de usar mailing que você já tem. Para cada novo tipo de produto, negócio ou serviço, você precisa trabalhar com leads preparados e que já tenham demostrado real interesse no que você tem a dizer.

Por exemplo, imagine que você é um infoprodutor e está trabalhando com um mailing que demonstrou interesse por um produto de emagrecimento relacionado à prática de exercícios de musculação.

Nesse caso, você não deve usar esse mesmo mailing para oferecer um produto de perda de peso voltado à eliminação da diabetes ou doenças relacionadas à obesidade, por exemplo. Afinal, esse público provavelmente não terá interesse, pois essa não é a dor dele.

Seus leads podem ter objetivos diferentes dentro do mesmo segmento, então aplicar a mesma estratégia de relacionamento através do e-mail marketing não irá funcionar como imagina.

Então, o primeiro passo é identificar qual a dor principal de seus leads e qual a etapa do funil eles estão. Isso é bem simples de ser encontrado com a ajuda de uma ferramenta de automação de leads da sua escolha.

Fazendo essa identificação, aí sim, você poderá começar a aplicar as ações de relacionamento.

O que vamos te passar aqui são algumas dicas que costumam funcionar, mas procure sempre adaptar ao seu ramo de atuação, ok?

1º Passo – Fale a língua de seus leads

O primeiro passo para que esse relacionamento seja gerado é você falar de igual para igual com seus leads. Se você abordar de uma forma muito diferente do que ele espera, ele não conseguirá atingir o nível que precisa e passará a não abrir seus e-mails, afinal, achará desinteressante.

Relacionamento através do e-mail marketing

Identificando a dor de seu lead, passe a enviar e-mails que realmente sejam úteis. Pense muito bem se vale a pena ou não enviar algo, pois para ser mais do mesmo, é melhor optar por enviar em um momento mais oportuno.

Por exemplo, se vai trabalhar como afiliado de algum produto, você deve se posicionar de um modo a ajudar esses leads. Informe sobre a abertura do carrinho, sobre como será o produto, os diferenciais que ele irá encontrar, sobre o aumento de preço e qualquer outra informação que agregue valor e crie relacionamento mais íntimo.

2º Passo – Não envie e-mail só pensando em vender

Esse é um ponto que, indiretamente, pode te levar a se aproximar muito mais de seu público alvo. Muitos que trabalham com estratégia de e-mail pensam em colocar um link de conversão em cada disparo, pois acham que não fazer isso é perder a oportunidade de vendas.

Acredite, menos é mais!

Se você manda alguns conteúdos apenas com o objetivo de informar ou mesmo de aguçar a curiosidade, as chances de você manter aquele lead mais conectado com você são muito maiores.

Sabe por que?

Ele achará muito estranho, inicialmente, você enviar algo apenas para lhe dar uma dica ou um insight. Como ele sabe que cada e-mail que recebe seu, tem algo a agregar, você começa a ganhar autoridade pouco a pouco, somando pontos para você.

Então, no dia que você quiser enviar algo para “vender”, ele terá certeza de que aquela indicação é muito boa.

3º Passo – Crie conexões através de respostas

Relacionamento através do e-mail marketing.

Se a gente pudesse definir um modo de criar um relacionamento mais próximo através do e-mail marketing seria com as tentativas de retorno dos e-mails. Essa já é uma estratégia bastante utilizada, mas se não tiver um gatilho muito bom, acaba não convertendo do jeito que deveria.

A melhor forma de fazer isso é usar desse retorno, uma forma imperdível de receber uma ajuda personalizada, um desconto inimaginável ou algo que seus leads visualizem como um tipo de escassez, sabe?

Por exemplo, seguindo o padrão de um produto de emagrecimento, você não acha que seria interessante proporcionar uma conversa personalizada ou até mesmo um cardápio exclusivo para aquelas pessoas que retornarem seu e-mail?

Fazendo isso, você estará oferecendo uma vantagem a ela, mas para você, será muito maior. Quando seus leads retornam seus e-mails, a caixa de entrada deles te marca como uma conversa importante. A partir disso, tudo o que você mandar, cairá na caixa de entrada deles.

 

Acreditamos que com esses 3 passos, você conseguiu perceber que é possível sim criar um relacionamento através do e-mail marketing.

Basta que, para isso, você consiga entender melhor o seu público alvo e, assim, supra as suas necessidades.

Se você tiver alguma dúvida ou algo sobre esse assunto que queira nos dizer, escreva para nós!

Até mais!

 

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