ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

Será que as redes sociais influenciam no SEO?

Quem trabalha com marketing digital vive tentando entender como funciona o algorítimo do Google, não é mesmo?

A grande questão aqui é que tudo relacionamento ao ranqueamento do Google é bastante abstrato, uma vez que, nem a própria empresa abre o jogo totalmente, fazendo com que profissionais da área tenham que testar funções e funcionalidades.

Mas será que as redes sociais influenciam no SEO? Será que elas são capazes de alterar algum tipo de resultado e melhorar a posição de seu site?

São dúvidas como essa que o blog do Mestre do Adwords vai esclarecer para você! Fomos em busca de informações precisas para que consigamos decifrar todas essas questões.

Preparados para começar?

 

Será-que-as-redes-sociais-influenciam-no-SEO

 

O que o mercado diz sobre o assunto?

Apesar de os engenheiros do Google afirmarem categoricamente que as redes sociais são influenciam em nada no posicionamento orgânico, os profissionais de marketing digital não acreditam muito nisso.

Na verdade, as pesquisas em torno do assunto estão cada vez mais relacionadas e apresentam números que acabam ligando o alerta de todos. Sendo assim, por mais que o Google se posicione sobre o assunto, continuamos acredita que indiretamente as redes sociais influenciam no SEO.

Só que é preciso analisar essa questão visualizando o SEO e não apenas as interações em redes sociais. Sabe por que?

Realmente, curtidas e compartilhamentos são devem ser um fator de ranqueamento. No entanto, os backlinks que são gerados por indicações, marcações e até citações geram autoridade e com isso, relevância.

Entenda que estamos falando de fatores que podem estar relacionados entre si e que no conjunto, impulsionam seu site para cima. Não é válido considerar esse quesito como um fator de ranqueamento, mas se está dando certo, não custa testar, não é mesmo?

 

seo-agencia

 

Opinião do Google sobre o assunto

O Google insiste em se posicionar de forma neutra sobre o assunto. Na verdade, em 2010, Matt Cutts do Google, soltou um vídeo na web onde garantia que as redes sociais eram apenas uma fonte de tráfego e não tinham qualquer relação com posicionamento. Na época, esse vídeo dividiu opiniões, pois muito julgaram que a informação foi dada para desmotivar o uso do Facebook, por exemplo.

Isso logo caiu por terra e a força das redes sociais ganharam o mundo!

Questionou-se, na época, o que impediria o Google, uma grande empresa, de indexar conteúdos das redes sociais. Eles apresentaram 3 motivos muito interessantes de serem analisados:

  1. O primeiro motivo é que todo o conteúdo da rede social pode ser editado ou excluído com uma rapidez gigantesca, inclusive pelo mobile. Isso faria com que os robots não acompanhem tantas modificações e ficassem para trás nas atualizações;
  2. A quantidade de conteúdo publicada diariamente também é um favor que impede. Por mais que seja falado que os sites precisam de atualizações constantes, não dá para comparar a quantidade de conteúdo gerado por milhões de usuários, em todos os cantos do mundo a cada segundo, concorda? É uma quantidade inimaginável!
  3. Por fim, as publicações em redes sociais podem ser restritas, ou seja, a política de privacidade de muitos perfis iriam impedir que aquele material fosse indexado.

Então, podemos concluir que por si só, as redes sociais não influenciam no SEO. Não adianta querer ter milhares de seguidores e achar que apenas isso pode te posicionar melhor.

O que realmente fará a diferença é a qualidade desses seguidores que poderão gerar backlinks e tráfego qualificado. Isso sim, poderá te trazer maiores conversões e resultados. Mas não pelos números, e sim pela autoridade que eles podem te proporcionar, compreende?

 

-redes-sociais-influenciam-no-SEO

 

Como as redes sociais influenciam no SEO?

Talvez, você esteja completamente confuso sobre o assunto, afinal nós já falamos que não influenciam, mas que indiretamente pode influenciar, e agora?

Calma! A verdade é que ninguém nunca saberá a verdade sobre isso. O que fazemos por aqui é testar e ver até onde conseguimos conquistar resultados positivos.

Ninguém nunca saberá com 100% de certeza como funciona o mecanismo de ranqueamento do Google, isso porque nunca será revelado.

O que temos a plena certeza é que, atualmente, as redes sociais tem um poder muito grande e que uma marca que não se preocupa com seu uso, acaba ficando para trás. Você precisa fazer-se presente nesses locais, pois ali está concentrado uma boa parcela dos usuários todos os dias.

Você deve se perguntar como você pode utilizar as redes sociais para isso, não é mesmo? Temos algumas dicas rápidas que podem te ajudar:

  1. Posicionamento de marca: Se o usuário sempre te vê por ali, relacionado a um produto ou serviço, ele passa a entender que você é referência no assunto. Então, busque formas de se relacionar com seus seguidores com conteúdo de qualidade, interações e o que for preciso para manter esse importante canal de comunicação sempre ativo;
  2. Aproveite a visibilidade: As redes sociais podem te levar a um patamar que você nunca antes imaginou. Faça um bom trabalho, aposte em estratégias criativas e veja como você ganhará visibilidade rapidamente. Como os botões de compartilhamento e comentários são muito fáceis de serem usados, os usuários não pensam duas vezes em clicar se gostarem do que estão vendo;
  3. Integre site com redes sociais: Aqui é uma sacada daquelas! Você precisa fazer com que suas redes sociais sejam uma extensão de seu site e vice versa. Isso faz com que todos fiquem conectados em ambos os locais e com isso, gere tráfego qualificado. Essa dica é muito importante, principalmente, se você trabalha com vendas e precisa levar o usuário da rede social para uma página de compra.

Enfim, esse assunto será sempre muito debatido e discutido, então vale sempre a pena fica ligado nas novidades do mercado!

Ficou com alguma dúvida? Ou quer deixar sua opinião sobre o assunto?

Fique à vontade! Queremos te ouvir!

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog