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Dicas de e-mail marketing para recuperar clientes

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para atrair e interagir com seus clientes, não é mesmo? Acredito que você já deva fazer um bom uso dela há algum tempo e já tenha percebido os resultados positivos obtidos. Mas o que fazer quando uma quantidade expressiva de lead já não interage mais com o material que você disponibiliza e assim, a taxa de abertura começa a cair?

Muitos pensam que é mais fácil deixar essa base de lado e começar uma nova. No entanto, posso lhe garantir que recuperar clientes sairá muito mais barato do que conquistar novos. Isso porque, para atrair e fidelizar um novo cliente, você precisa investir algo em publicidade, além de promover campanhas adequadas para o seu público. E não é só isso, terá que fazer um estudo para identificar interesses, preferência, dores e mais uma porção de coisas necessárias para criar uma persona.

Quando falamos de recuperação de clientes, estamos falando de pessoas que já tiveram interesse nos produtos e serviços que você oferece, ao menos uma vez, sendo assim, fica muito mais fácil reconecta-las a sua marca, pois elas já te conhecem ou ao menos lembram de você.

 

Dicas de e-mail marketing para recuperar clientes.

 

Não seria justo generalizar, mas com a experiência no marketing digital que já possuo, percebo que a busca por novos clientes é constante, porém a preocupação de fidelizar e recuperar os que já estão na sua base de dados é pouca. É preciso ter em mente que um antigo cliente também já foi um novo e super quente lead, bem como é tão ou mais importante que um novo, concorda?

Como tenho uma preocupação enorme em ajudar você, passando informações relevantes para que o sucesso venha como consequência de um bom trabalho acho que o momento certo de falar de recuperação de leads chegou, mas preciso que saiba que tudo que vou passar aqui são dicas estratégicas para que você consiga montar o seu planejamento de e-mail marketing de forma muito mais eficiente.

Já tive o prazer e a oportunidade de trabalhar através desse canal, outros assuntos envolvendo e-mail marketing, no entanto nunca elaborei um conteúdo tão aprofundado e estratégico sobre esse assunto, por isso creio que chegou o momento certo de fazer essa abordagem.

Antes de iniciarmos com as dicas de e-mail marketing para recuperar clientes que preparei para você, preciso que você saiba que minha intenção não é ser técnico demais e nem te ensinar a montar um e-mail marketing, capturar leads e etc. Não que esses assuntos também não sejam interessantes, é que acredito que cada tópico deve ser abordado de forma única e individualizada, até para que possamos trabalhar de forma mais aprofundada. Sendo assim, aproveite mais esse conteúdo incrível que preparei para você.

Anote as dúvidas no decorrer da leitura para que depois, você possa entrar em contato comigo e assim batermos um papo sobre os assuntos que mais lhe causam dúvidas de aplicações.

Vamos então iniciar?

 

04 Dicas de E-mail Marketing para Recuperar Clientes

Como eu disse acima e não canso de repetir para as pessoas que compõe meu dia a dia de trabalho, recuperar clientes é tão importante quanto conquistar novos! Essa é uma frase que você tem que ter em sua cabeça sempre.

Pense comigo, não é muito mais fácil que um consumidor que já teve contato com sua marca, já atestou a qualidade de seu produto e que já teve uma experiência positiva na ação de compra, volte a adquirir produtos em seu negócio? Com toda a certeza é, pois sua marca já tem autoridade e confiabilidade, então ele não terá medo de executar uma compra novamente. No entanto, quando falamos de novos clientes, todas essas dúvidas ainda existem e isso pode fazer com que eles pensem duas vezes antes de comprar.

Se você quer ter uma lista de e-mail super aquecida e ainda recuperar clientes inativos, vem comigo! Vou te ensinar tudo o que sei sobre esse assunto! Separei algumas dicas incríveis e totalmente aplicáveis, para que você comece hoje mesmo a turbinar sua estratégia de e-mail marketing!

 

Dicas de e-mail marketing para recuperar clientes

 

1º Dica: Perceba se o Seu cliente é Inativo Ou Perdido

Creio que muitos não sabem, mas existe uma diferença bastante significativa entre um cliente perdido e um cliente inativo. Um cliente inativo é aquele que abre o seu e-mail marketing algumas vezes no mês, em algumas promoções mais interessantes para ele. O cliente perdido é aquele que já te trocou por seu concorrente.

Você pode me perguntar: Tiago, e eu consigo identificar isso através do e-mail marketing? Sim! Para que você identifique e recupere esse cliente, você precisará superar as expectativas que ele deposita em você.  Perceba quais são os e-mails que ele abre, mesmo que de forma esporádica e o surpreenda com uma ação de vendas tão incrível que será quase impossível não comprar de você!

 

2º Dica: Segmentação Adequada

Essa dica parece muito básica, porém faz uma enorme diferença no seu resultado final. Isso porque, a segmentação qualificada e extremamente focada, irá fazer toda a diferença. Dedique um tempo á fazer a identificação de perfil de seu lead, lembrando que pessoas gostam de ser tratadas por pessoas e não por máquinas.

Você precisa achar o ponto ideal de comunicação para voltar a oferecer itens de seu interesse e é muito importante que você não recomece o contato já querendo vender algo. Ofereça valor, entregue conteúdo de qualidade e até mesmo brindes promocionais, tudo isso para recuperar o cliente.

O e-mail marketing te dá possibilidades de conversar diretamente com seu cliente, então aproveite!

 

3º Dica: Cuidado com a Insistência

Eu sempre faço questão de pontuar que você precisa se fazer presente para seu público, ou seja, quanto mais você conseguir imprimir sua marca, melhor será para você. No entanto, quando se fala de e-mail marketing isso é um pouco diferente.

Enviar e-mails diários e até mais de uma vez por dia, pode ser o exato motivo de fazer você perder clientes, já pensou nisso? Ninguém gosta de ter sua caixa de e-mail lotada de promoções e ofertas diversas vezes ao dia.

Seja ponderado e entenda o comportamento de seu cliente. Essa dica serve para a recuperação também. Nada irá adiantar mandar diversos e-mails durante o dia esperando uma resposta. O lead já está frio e as chances dele se descadastrar de sua lista são enormes.

Planeje uma ação de recuperação eficiente procurando promover a curiosidade em cada contato, só assim o interesse de abertura de e-mail voltará a ser alto!

 

4º Dica: Ofertas Relevantes

Para recuperar clientes, você precisará redescobrir seus interesses e isso é a parte mais difícil, isso porque o momento da vida influencia muito em seus interesses e se você já tem uma base antiga será necessária constante atualização para fazer uma planejamento estratégico de qualidade.

Por exemplo, é muito comum que as pessoas fiquem interessantes em itens como suplementos, alimentos saudáveis e até mesmo roupas mais esportivas no verão, pois o momento é propício, mas esse interesses pode praticamente sumir no inverno, já que o objetivo mudou.

Entender qual é a necessidade do momento de seu cliente é de extrema importante para que você ofereça ofertas relevantes. Um dos principais motivos de perda de cliente é esse, sendo assim, para fazer uma recuperação mais eficiente, você pode trabalhar formulários de respostas em seu e-mail marketing para que assim, você consiga entender a necessidade de seu público alvo.

 

Dicas de e-mail marketing para recuperar clientes,

 

Recuperar clientes inativos ou perdidos, sempre será uma tarefa difícil, pois quando se trabalha com pessoas é difícil identificar jeitos, opiniões, interesses e comportamentos, porém fazemos o possível para diminuir as perdas.

Quero que você não desanime se as taxas de abertura de seus e-mails começarem a cair, uma vez que, isso ocorre com todo mundo, até mesmo comigo que busco uma constante atualização do plano estratégico.

Já estamos no final desse conteúdo, porém me lembrei de mais uma dica importante, então gostaria de deixar de bônus para você. O que acha?

No momento de enviar seu e-mail marketing para recuperar clientes, preste atenção nos títulos. Existem alguns que costumam funcionar muito bem, veja:

  • Estou preocupado com você!
  • Preciso falar com você!
  • Oferta para Clientes VIPS!
  • Preciso de Você!
  • Última Chance de contato
  • Atualização Cadastral

Esses são alguns títulos de e-mail marketing que costumam despertar a atenção das pessoas por serem intrigantes e interessantes. Para entender qual mais converte em relação ao seu público, faça teste A/B!

 

Agora sim me sinto confortável para encerrar esse conteúdo com a sensação de dever cumprido! Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato comigo através do formulário abaixo ou então, de minhas redes sociais. Terei o maior prazer em lhe responder!

Te vejo em uma próxima!

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