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Quer ser um profissional de marketing digital? – 5 Habilidades Imprescindíveis

O mercado online cresce exponencialmente dia após dia, trazendo inúmeras oportunidades e novas vagas, principalmente, dentro do marketing digital.

Uma recente pesquisa realizada pelo IAB apontou que o setor de publicidade online no Brasil deu um salto de 26%, de 2015 para 2016, acumulando quase R$12 bilhões de reais em investimento.

Obviamente, esse cenário só tem a melhorar ainda mais nos próximos anos!

Por isso, o interesse em ser um profissional de marketing digital também tem figurado bastante entre as pessoas.

A questão é que por ser um mercado relativamente novo, muita gente não sabe o que é preciso ter e fazer para conquistar aquele cargo almejado.

Logo de início, é preciso estar ciente de que o profissional mais cobiçado para cargos dentro do marketing digital tem um perfil bem específico quanto às suas habilidades.

Embora muita gente acredite no contrário, a qualificação é muito importante no setor e a concorrência está também em forte crescimento.

Se você quer ser um profissional de marketing digital, sugerimos que conheça as 5 habilidades imprescindíveis para chegar ao objetivo.

Elas são, quase sempre, as mais procuradas pelas agências com vagas em aberto.

Vem com o Mestre do Adwords!

Quer ser um profissional de marketing digital

1ª – Olhar Expandido e Completo do Mercado

Sim, você provavelmente trabalhará com marketing digital, mas isso não quer dizer que os recrutadores não esperem que o candidato tenha um olhar expandido e completo do mercado no geral.

Isso acontece porque esse novo jeito de fazer marketing integra muito de outras áreas do mercado, como as estratégias dos concorrentes, o potencial do ramo de atuação, assim como o público alvo.

Atualmente, o produto, serviço ou marca não são divulgados apenas para vender mais, a verdade é que há uma maior concentração em apresentar uma solução, algo relevante, e, para isso, é necessário medir a importância do item que será exposto, em relação ao mercado, a sociedade e, claro, a persona do negócio.

Se você avaliar mais de perto, descobrirá que para realizar vendas, hoje, é necessário primeiro se posicionar e se conectar com o público, construindo um relacionamento de confiança em que uma parte se enxerga na outra.

Ter essa visão geral e aprofundada faz com que o profissional saiba o porquê está realizando cada etapa do processo, cada estratégia, afinal, ele entende quais são os objetivos e propósitos do negócio ao qual faz parte.

2ª – Criatividade e conhecimento em anúncios relevantes para multiplataformas

Quer ser um profissional de marketing digital.

Os links patrocinados, como os anúncios Adwords, sempre estarão presentes na vida do profissional de marketing digital.

Isso porque, dificilmente, estando na área, você não se deparará com uma estratégia que envolve a mídia paga.

Bem, nesse sentido, é importante que você tenha criatividade e conhecimento o suficiente para criar anúncios relevantes nas multiplataformas.

Acontece que não basta mais saber como elaborar um bom texto, escolher palavras-chave de peso e segmentar de acordo com as premissas da persona.

Para se destacar, é preciso ir além, mostrando que a sua visão geral do negócio e a sua capacidade de analisar métricas pode ajudar a fazer uma campanha de maior potencial.

Conhecer mais sobre ROI, CPC, CPA e outros KPI’s, além do básico, pode lhe tornar um profissional desejado por todos.

3ª – Conhecimento em Marketing de Conteúdo

Se você se interessa pelo setor, já deve ter ouvido ou lido milhares de vezes que o conteúdo é rei no marketing digital.

Essa expressão não é mais uma daquelas que se espalha pela força do compartilhamento, sem ter o mínimo sentido.

A verdade é que o marketing de conteúdo é uma estratégia que chegou para ficar, inclusive, pelo seu potencial de resultados.

Enfim! Se você quer um cargo nesse mercado, certamente o seu conhecimento em marketing de conteúdo pode ser requisitado.

4ª – Noções das Técnicas de SEO

Quer ser um profissional de marketing digital..

SEO é tão importante quanto conteúdo no marketing digital, inclusive, as duas estratégias se relacionam bastante.

Se você não tem ideia do que seja essa pequena sigla tão dita nesse mercado, então talvez você ainda não esteja preparado para se candidatar à uma vaga.

É que o SEO, Search Engine Optimization, trata-se de um conjunto de técnicas de otimização para os motores de buscas, como o Google, que visa melhorar o posicionamento de sites, páginas e conteúdos.

Sabe o ranking do Google? Ele seleciona as primeiras posições com base em centenas de fatores, o SEO tenta enquadrar os sites dentro desses parâmetros.

Por ser tão importante e comum entre as estratégias de marketing digital, o profissional do setor precisa ter habilidade com as técnicas.

5ª – Gerenciamento de Redes Sociais

Saber gerir adequadamente as redes sociais da empresa é uma habilidade desejável por parte dos contratantes.

Isso porque, na maioria das vezes é por meio dessas plataformas que se faz a comunicação e a aproximação da marca com o público alvo e vice versa.

Basicamente, você deve ter habilidade para realizar o atendimento e aproximar o alvo da marca, construindo um relacionamento. Terá que utilizar o seu conhecimento sobre marketing de conteúdo também para ajudar nessa tarefa.

De maneira geral, tudo isso servirá para resolver problemas, conter crises, construir relacionamentos e ainda reforçar o posicionamento da marca.

O profissional poderá lidar com estratégias de atração de tráfego, tanto orgânico como pago, dentre outros pontos que as envolvem.

 

Essas são as 5 principais habilidades imprescindíveis que um profissional de marketing digital deve ter.

No entanto, é preciso ressaltar que dependendo do cargo pretendido, outras aptidões podem ser desejáveis. Como, por exemplo, conhecimento em e-mail marketing, análise de métricas, dados e informações, enfim…

Procure estudar mais sobre a vaga que pretende disputar, isso lhe ajudará a chegar preparado, o que lhe dará mais chances de vencer a batalha.

Se percebeu que não possui todas as habilidades necessárias, não se preocupe, elas podem ser adquiridas e melhoradas, basta você se dedicar, buscando conhecimento e, claro, praticando o que aprendeu.

Esperamos que esse conteúdo tenha lhe ajudado!

Ficou com dúvidas? Escreva para nós.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

Forte Abraço.

 

 

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