ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Quer Explodir em vendas na Black Friday? – 5 Dicas para se Preparar

A Black Friday está chegando, mas você está preparado para explodir em vendas?

Obviamente, todas as empresas desejam vender muito nesse período que marca, comprovadamente, a melhor data para o mercado de consumo.

Como sabemos, os consumidores esperam esse dia para comprar, já que a proposta é de saldar os melhores produtos por preços e promoção mais atrativos, à fim de renovar os estoques para o natal.

Pense bem… Você mesmo, como consumidor, também aguarda as oportunidade da Black Friday. Certo?

Esse ano, a Black Friday está marcada para o dia 24 de novembro, isso quer dizer que faltam menos de 60 dias.

  • Sua empresa tem feito o que para se preparar e garantir os resultados?

Se você ainda não fez nada para, ao menos, trabalhar em uma estratégia, então sentimos em lhe dizer, mas se você não agir o quanto antes, não poderá beber dessa fonte como gostaria.

Isso porque, para explodir em vendas na Black Friday um dos passos mais importantes é fazer um bom planejamento, prevendo ações específicas para atrair e converter.

Nós sabemos que não é fácil gerir um negócio inteiro e ainda se preparar para momentos como esse, por isso, nós, do Mestre do Adwords, estamos aqui hoje.

A gente vai lhe ajudar a se preparar e garantir um belo faturamento na Black Friday, confira as 5 dicas que selecionamos para você.

Não perca mais tempo, pois quando você resolver agir, pode ser tarde demais!

Aproveite!

Black Friday.

1 – Aqueça Sua Base de Leads para a Black Friday

Você precisa preparar seus leads para a black Friday, ou melhor, avisá-los que a sua marca estará presente e ativa nessa data.

Isso porque, se você não falar, eles podem simplesmente não comprar seus produtos/serviços por falta de informação.

Aquecer sua base antes da data é extremamente imprescindível, não só pela questão da informação, mas para incentivá-los à participar e gerar emoções importantes, com a ansiedade de aproveitar os benefícios e as vantagens, por exemplo.

Dessa forma, no momento em que você apresentar suas ofertas, eles estarão mais do que preparados para aproveitá-las, estarão muito ansiosos para garanti-las.

Óbvio, essa ação deve ser feita com antecedência e progressivamente até a grande data. Envie conteúdos relacionados e de relevância. Faça pesquisas para saber mais sobre quais são os principais produtos de interesse da sua marca.

Esse é um ótimo momento também para atrair mais leads qualificados, já que na Black Friday, as pessoas estão mais suscetíveis à assinar listas, uma vez que estão muito interessados em saber das oportunidades de cada negócio que os interessa.

2 – Escolha Quais Produtos Entrarão Na Estratégia da Black Friday

Com esse contato mais frequente e intenso com os seus leads, certamente, você terá claramente a informação de quais produtos eles mais desejam ver em promoção na Black Friday.

A partir dessa informação, comece a escolher quais produtos entrarão na sua estratégia.

Nessa fase, será importante analisar qual a margem de desconto você pode aplicar em cada um dos itens, além de verificar os seus estoques.

Tente fazer negociações, caso seus produtos sejam de outros produtores, assim você pode solucionar dois pontos importantes de uma vez só, o volume do estoque e a porcentagem de desconto que aplicará sob eles.

Por exemplo:

  • Se você perceber que o produto X é de enorme interesse dos seus consumidores e entender que o estoque está baixo. É possível negociar com o fornecedor uma compra de estoque maior, se ele der um bom desconto.

Compreendeu?

Black-Friday

3 – Faça Seu Planejamento de Marketing de Conteúdo

O que adianta ter uma enorme gama de produtos com excelentes descontos, se ninguém sabe disso?

Ou melhor, o que muda apresentar os melhores descontos nos produtos de maior interesse do seu público alvo, se ele desconhece essa ação?

Se você quer explodir em vendas na Black Friday terá que divulgar. Por isso, é muito importante que você faça seu planejamento de marketing de conteúdo com antecedência.

E isso inclui a escolha dos canais de divulgação, os tipos de conteúdo que irá produzir e a programação das publicações.

Verifique se as redes sociais ou o e-mail, por exemplo, é a melhor opção, isso quer dizer, os canais onde os seus potenciais clientes estão mais presentes e ativos.

Após essa demarcação, defina os tipos de conteúdo que mais engajam e conectam o seu público. Entenda qual a periodicidade ideal para disponibilizar os materiais e, óbvio para produzi-los.

Claro, não se esqueça de adequar tudo isso ao seu orçamento disponível! Afinal, ninguém quer investir um volume mais alto do que o retorno em vendas. Concorda?

4 – Faça Seu Planejamento de Links Patrocinados

Assim como trabalhar o marketing de conteúdo é importante, investir nos links patrocinados também é imprescindível.

Isso porque enquanto o marketing de conteúdo engaja e atrai tráfego de forma natural e mais duradoura, o link patrocinado envolve e capta interessados muito qualificados de forma mais rápida.

Nessa fase, é importante também ficar atento ao orçamento, tempo de duração de cada ação e definir quais são os canais à serem trabalhados.

Facebook Ads ou Adwords? Trabalhar com influencers do Instagram ou Youtube?

Talvez, você detecte que trabalhar em mais de um canal é o melhor caminho, nesse caso não se esqueça de especificar muito bem os seus objetivos, usando cada plataforma com base neles.

Black Friday,

5 – Prepare-se para Monitorar as Métricas

Você sabe que sem análise de métricas, nenhum resultado é confiável o bastante, certo?

Então, é muito importante, ainda mais em uma data onde o volume de consumo é atípico, se preparar para monitorar as métricas.

Afinal, elas é quem dirão se as suas ações estão sendo positivas ou precisam de ajustes para terem o potencial de retorno que você detectou no planejamento.

Não se esqueça de olhar com antecedência quais as métricas você terá que acompanhar com mais frequência nesse período.

As mais comuns são:

  • Taxa de conversão.
  • Volume de tráfego.
  • Custo de Aquisição.
  • Taxa de abandono no carrinho.
  • Ticket Médio.

Entre outras. Porém, de acordo com a sua estratégia, as métricas a serem analisadas podem ser diferentes.

Então, atente-se e faça esse planejamento com cuidado para que a sua preparação não seja um desastre ao final.

 

Não perca mais tempo, você tem menos de 2 meses para colocar a mão na massa e estar plenamente preparado para explodir em vendas na Black Friday.

Dúvidas? Venha conversar com a gente!

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

Forte Abraço.

 

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