ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

Qual tamanho e número de artigos ideais para postar no meu blog? (Desvendado)

Se não as dúvidas mais presentes quanto trata-se de marketing de conteúdo, é uma das que mais permeiam a cabeça de quem está frente à frente com a estratégia, ao menos, nos primeiros momentos.

É claro que marketing de conteúdo não é, simplesmente, artigos para blogs e sites. Pelo contrário, trata-se de algo muito mais completo. Só que quando chega nessa fase, a de oferecer ou produzir artigos, quase todo mundo trava.

As perguntas que mais aparecem são:

  • “Qual o tamanho ideal que um artigo do meu site deve ter para atrair resultados positivos?”.
  • Quantos artigos por dia eu devo postar no meu blog?”.

É sim dúvidas coerentes. Mas precisamos te alertar que não haverá uma resposta padrão.

Mais uma vez, você precisa saber que o marketing digital não é uma ciência exata. Quase sempre, não será uma só fórmula que resolverá o “x” da questão.

As estratégias que são aplicadas nesse setor baseiam-se muito no comportamento humano, sobretudo, aquelas que trazem retornos expressivos.

E você já sabe que o comportamento humano é variável! Ainda bem.

As pessoas, de forma geral, têm suas preferências, seus desejos, sonhos, dores e, geralmente, são essas coisas que geram as ações que resultarão em consumo.

O desejo de consumir pode ser despertado via gatilhos usados em estratégias de marketing, como o de conteúdo. Só que para isso, é necessário que você personalize suas estratégias de acordo com o público que almeja atrair.

Esse é exatamente o ponto. O “X” da questão.  Hoje, nós, do Mestre do Adwords, falaremos sobre especificamente o marketing de conteúdo voltado aos artigos.

E lhe daremos alguns caminhos para descobrir exatamente qual o tamanho e número de artigos ideais para postar no seu blog.

Sim! Nós iremos desvendar o segredo dessas dúvidas tão recorrentes.

Vem com a gente.

 

 

como-escrever-um-artigo-perfeito-escrever-artigo

A grande oferta de informação

Talvez você não tenha parado para pensar nisso, mas atualmente, nós vivemos em um mundo com grande oferta de informação.

O crescimento da internet é uma das grandes culpadas por isso. A facilidade de disponibilizar conteúdos na rede fez com as pessoas mudassem um pouco o seu comportamento na hora de consumi-las.

Como recebemos bilhões de dados a cada hora, passamos a selecionar o que queremos ver/ler. Caso contrário, ficaríamos loucos.

Tente ler tudo o que você recebe, tudo que lhe é oferecido, sem selecionar nada, por, apenas, um dia, e veja que isso se tornará um tormento. Você vai estar envolvido por sofrimento.

É claro que ninguém quer sofrer. Certo? Esse é um dos motivos pelo qual selecionamos, fugir da dor. Mas também procuramos economizar tempo, algo tão escasso atualmente, que ao sentir que estamos perdendo-o, sofremos.

Há estudos que indicam que as pessoas nem leem mais todo um conteúdo, palavra por palavra. Fazem, apenas, uma leitura visual. Buscando os pontos que são de seu interesse.

Você pode estar se perguntado agora:

  • “Porque eles estão falando sobre isso?”.

A resposta é simples e está na primeira parte desse conteúdo. O meio e o comportamento humano influenciam literalmente o funcionamento da sua estratégia. Nesse caso, estamos falando sobre artigos.

Você precisa ter em mente que o volume de conteúdos disponibilizados dessa forma é cada vez maior e isso deve pesar na sua balança, na hora de definir quantos e como você vai oferecer o seu material.

Vamos em frente…

 

tamanho-e-número-de-artigos-ideais-para-postar-no-meu-blog

 

Afinal, qual o número de artigos ideal para postar no meu blog?

Como lhe dissemos, não há uma resposta exata para tal questão, principalmente, por não conhecermos o seu blog especificamente.

Só que por outro lado, nós temos algumas dicas que vai te ajudar, sem dúvidas, a estabelecer esse número de forma ideal.

A primeira coisa que você deve considerar para responder essa pergunta é que qualidade é mais importante que quantidade nesse nicho.

Independente dos temas dos seus artigos e do público alvo que pretende atingir, você deve se preocupar sempre em entregar relevância, valor.

Então, é preferível oferecer um artigo relevante por dia, do que 4 de baixo valor. Guarde isso!

Responsa à você mesmo:

  • “Qual é o número máximo de artigos relevantes que eu consigo produzir e postar diariamente?”.

Ao chegar nesse número, você tem a resposta que procurava.

Você tem um negócio que conta com uma equipe capaz de produzir centenas de artigos diários?

Então sua métrica pode ser diferente nesse caso. Estude seu nicho e seu público alvo para descobrir os principais temas que geram interesse.

Por exemplo:

  • Vamos imaginar que você tem um blog sobre alimentação. Supostamente, você atrairia o público que busca receitas de bolo, mas também quem queira fazer dieta e por isso busca opções de alimentação saudável.
  • Nesse caso, seria possível entregar diversos artigos relevantes todos os dias. Já que o foco do seu site é abrangente “alimentação”.

Agora…

  • Imagine que o seu blog fale somente sobre alimentação LowCarb.
  • Ainda há a possibilidade de oferecer mais de um conteúdo relevante por dia, mas, talvez, não por muito tempo.
  • Nesse caso, se você conseguir oferecer um artigo relevante, de muito valor, por dia, muito provavelmente seria o suficiente para manter seu tráfego bem alimentado e satisfeito.

A lição que você deve tirar desse exemplo é: Se o seu negócio trata de um assunto mais restrito, tenha maior cuidado com relação a frequência da oferta de artigos.

Entenda que os seus artigos precisam ter finalidade de gerar valor, no sentido de ajudar o seu tráfego, potencial consumidor a solucionar possíveis dores.

Então, considere em primeira instância, quais são as reais necessidades do seu alvo e a partir disso verifique quantos artigos você deve oferecer à ele como forma de mostrar soluções efetivas.

Não cometa o erro de pensar que o seu blog foi feito para falar exclusivamente sobre o seu negócio e você. Para isso, seu site institucional pode cumprir bem o papel.

 

Qual-tamanho-e-número-de-artigos-ideais-para-postar-no-meu-blog

 

Qual o tamanho ideal dos artigos para meu blog?

Lembra que no início te falamos sobre a seleção de informação. Da dor causada pela sensação de estar perdendo tempo?

Isso é muito importante considerar na hora de definir o tamanho ideal dos artigos para o seu blog.

Óbvio! Geralmente, artigos muito pequenos, com menos de 500 palavras, tendem a ser rasos e, portanto agregam pouco valor.

Por outro lado, textos de 5 mil palavras cansam o leitor e ele desiste, pois está perdendo tempo demais.

O ideal, nesse caso, é mais uma vez olhar para o comportamento e a necessidade do seu leitor.

Dependendo do nicho, pode ser que artigos de 2 mil palavras sejam pequenos, pela densidade do assunto. Outros, 500 palavras são o suficiente para comunicar e informar com qualidade o seu tráfego.

Claro, também é necessário estudar qual linguagem utilizar, como se posicionar e apresentar o conteúdo. Afinal, há diversas maneiras de abordar um mesmo assunto.

E no final, muitas vezes, em um mundo com grande oferta de informação, se subtrai mais como você diz, do que o que você está dizendo.

De modo geral, você deve ofertar algo de interesse, que não tenha ruídos na comunicação e que, sobretudo, convide o leitor à reflexão. Além, é claro, de suprir a necessidade dele.

Na dúvida, sobre tamanho e quantidade, realize testes e pense na qualidade da experiência que o seu artigo trará ao usuário.

Por hoje é só! Dúvidas? Escreva para nós!

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

Forte Abraço.

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog