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Primeira Campanha no Adwords? – 3 Segredos que Ninguém Fala

Fazer a primeira campanha no Adwords nem sempre é tão simples e fácil como muita gente diz.

É incontestável que a plataforma é didática e bastante aberta quanto às necessidades dos anunciantes, entregando o controle de tudo em suas mãos, mas quando há pouco conhecimento, nem tudo isso consegue resolver.

É bem verdade também que há segredos do Adwords que ninguém fala, revela, principalmente, aos iniciantes.

O motivo para tal é muito simples. No Adwords, os seus resultados, dependem muito do que você sabe sobre o funcionamento da plataforma e também do mercado que pretende atuar, ou seja, os seus concorrentes e seu alvo.

Complicado, não é?

  • “Mas e se fosse você? Revelaria os segredos à um iniciante que pode ser o seu concorrente no futuro?”.

Independente da sua resposta, nós, do Mestre do Adwords, acreditamos em algo maior.

Para a gente, compartilhar conhecimento proporciona uma evolução muito mais significativa do mercado e todos ganham. Por isso, não faz muito sentido guardar segredos nesse aspecto.

Hoje, nosso conteúdo, é voltado à você que está prestes a elaborar a sua primeira campanha ou já está em meio ao processo, mas não sabe ao certo qual o melhor caminho à trilhar.

A ideia é lhe revelar 3 segredos do Adwords que ninguém fala, isso, sem dúvidas, vai lhe ajudar a passar por essa jornada com mais facilidade e lhe dará maiores chances de obter melhores resultados.

Antes de seguirmos, só gostaríamos de lhe pedir algo: Depois que você for um mestre do Adwords, não guarde esses segredos com você, compartilhe com os iniciantes que irão precisar dessas informações. Ok?

Não fica parado aí, vem com a gente!

 

anunciar-google

 

1º Segredo do Adwords – O primeiro passo é olhar para a concorrência

Como lhe falamos há pouco, os resultados que você irá obter na sua campanha no Adwords dependerá muito do que você conhece sobre o mercado que pretende atuar.

Apesar de muita gente não dizer, o primeiro passo que você precisa dar para criar uma campanha consistente é olhar para a concorrência.

Melhor ainda, você deve analisar as ações ao seu redor, no seu mercado de atuação.

É claro que essa não é uma das tarefas mais simples e rápidas, mas você deve leva-la muito à sério, com critério e cuidado.

Para isso, sugerimos que primeiro você identifique quem são seus concorrentes, os diretos e indiretos.

A partir disso, acione a lupa que há dentro de você e comece a verificar como eles agem no setor. Garimpe algumas palavras-chave, pois elas poderão lhe revelar muito mais do que você imagina.

Assim que você tiver uma lista de palavras-chave interessantes, reserve-as e parta para uma análise voltada aos tipos de anúncios mais usados pelos seus concorrentes, como eles são construídos e tudo mais.

Não esqueça as extensões dos anúncios, ok? Elas serão importantes no futuro, na hora de criar a sua campanha efetivamente e realizar testes práticos.

Antes de encerrar essa investigação, olhe também para as características do público alvo.

Como eles se comportam, que tipo de anúncio e campanha eles interagem mais e outras características que podem facilitar o seu trabalho na hora da sua criação.

2º Segredo do Adwords – A sua melhor amiga é a Keyword Planner

 

Primeira Campanha no Adwords,

 

Se você está criando ou vai criar logo a sua primeira campanha no Adwords, sem dúvidas, já sabe que a plataforma tem seu embasamento nas palavras-chave.

Por isso, a escolha dos termos é uma das fases mais importantes da criação da sua campanha, afinal, um passo errado pode levar tudo por água abaixo.

Apesar de haver diversas indicações de ferramentas e técnicas por aí, nós podemos afirmar categoricamente que a Keyword Planner será a sua melhor amiga quanto à essa tarefa.

Sabe porquê? Simples! Essa plataforma é do Google, interligada à dados do próprio comportamento do usuário nas buscas e nas interações com outros anúncios.

A Keyword Planner vai lhe ajudar a descobrir termos interessantes, baseados no volume de buscas, além de te entregar variações, sugestões e ideias sensacionais para construir uma lista de termos forte.

Tem mais! Por ser uma plataforma do Google, interligada ao Adwords, ela já lhe mostra qual é o custo médio para anunciar com o termo e também o nível de concorrência para cada palavra-chave.

Vai trabalhar com marketing de conteúdo? A Keyword Planner também pode lhe ajudar.

Nesse caso não é um segredo que ela pode indicar muito sobre o interesse do seu público alvo em determinadas palavras-chave ligadas ao seu negócio.

3º Segredo do Adwords – Planejamento é imprescindível

 

Primeira Campanha no Adwords

 

Muitos iniciantes não sabem, mas o planejamento é imprescindível para que a sua primeira campanha no Adwords traga resultados positivos.

A falta de conhecimento nesse quesito se dá, na maioria das vezes, pelo fato das pessoas dizerem que a plataforma é bastante liberal.

Isso quer dizer, que no Adwords você pode anunciar quanto quer, onde quer, como quiser.

Isso é mentira? Não! Só que quem anuncia se valendo dessas características da plataforma acaba se dando mal.

Você pode sim fazer como quiser e pagar quanto achar que é melhor, mas infelizmente, principalmente não tendo experiência, você não terá bom retorno.

E depois culpará a plataforma, dizendo que ela não é tão boa como dizem!

Pense bem… Qualquer coisa feita sem planejamento tem um resultado pouco previsível e ruim.

Por isso, antes de rodar sua campanha, é muito indicado que você faça um planejamento, desde orçamentário até de palavras-chave que irá utilizar.

Olhe também os canais que você quer veicular a campanha, horários, quantidade de anúncios.

Você não é obrigado a investir rios de dinheiro para obter bons resultados, basta aplicar o seu orçamento de forma otimizada.

E, esse, é mais um dos segredos que ninguém fala. O quanto você investe em anúncio, não é necessariamente proporcional ao quanto terá de retorno.

A grande sacada é seguir o planejamento corretamente, aplicando as técnicas, realizando testes e reajustando tudo conforme a análise das métricas.

Muita gente diz que o Adwords só vale a pena para quem trabalha com produtos ou serviços com ticket médio alto, mas também não é verdade.

O que acontece nesse casos, na grande maioria das vezes, é que o planejamento foi feito de forma equivocada.

E o erro pode não ser só financeiro, mas por exemplo, pelo simples fato de ter escolhido termos abrangentes demais e não ter uma lista de palavras-chave negativas.

De modo geral, para ter excelente retornos, indicamos que você procure conhecer a plataforma de links patrocinados do Google mais à fundo. Afinal, pequenos detalhes, promovem enormes diferenças.

É isso! Esperamos que esse conteúdo tenha sido imensamente relevante para você. Ficou com dúvidas? Venha conversar com a gente!

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

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