ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Como precificar corretamente seus produtos nos marketplaces?

O mercado de marketplace é um dos que mais crescem no Brasil e estão, totalmente, na contra mão da crise. Isso porque, esse é um modelo de negócio que tende a ser rentável devido ao seu custo mais baixo.

Sabemos muito bem que o custo de manter uma loja física são extremamente altos, por isso, o investimento do momento é apostar no poder que essas plataformas oferecem ao seu negócio.

Só que, de imediato, nos deparamos com uma questão: a alta competitividade! Se destacar dentro de uma marketplace é uma ação bastante complexa, isso porque o volume de concorrentes que você tem dentro só aumenta a cada dia.

Aí você está se perguntando: Qual o melhor jeito de se destacar?

Bom, dentro de uma marketplace, onde seus concorrentes costumam trabalhar ou oferecer os mesmos tipos de produtos ou serviços, um dos pontos que te destacam é o preço da oferta.

Acredite, se você quer aumentar suas vendas e aparecer no buy box, aquele espaço dedicado a grandes destaques, será preciso ter um valor altamente competitivo.

E nesse ponto encontramos o grande problema de quem trabalha dessa forma: como precificar corretamente seus produtos nos marketplaces?

Como se manter competitivo?

Como ocupar o lugar de destaque e assim, aumentar o faturamento?

O blog do Mestre do Adwords vai te dar algumas dicas que irão te ajudar muito a entender e precificar corretamente seus produtos dentro de uma marketplaces!

Vem com a gente!

 

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1º Ponto – Entender como funciona a comissão da plataforma escolhida

Você já deve ter percebido que utilizar toda a estrutura de uma marketplace tem um custo, não é mesmo? Por mais que você não pague uma assinatura fixa, cada venda que você faz por intermédio dela, você paga uma taxa.

A variação de porcentagem varia muito de empresa, então é preciso ficar bem atento ao custo da que você está trabalhando. Senão, você pode ter prejuízo no valor final do faturamento.

Já pensou trabalhar o mês todo e pagar mais em comissão do que receber? Impossível, não é mesmo?

Ao escolher uma marketplace para trabalhar, busque informações sobre a forma com que ela cobra comissão. Algumas no mercado praticam preços fixos, outras tem uma diferente variante dependendo da categoria.

Essas informações precisam estar na sua mente sempre, pois elas interferem diretamente no valor que você aplicará ao produto.

Normalmente, os valores chegam a 20%. Até o momento, não encontramos nenhuma plataforma que passe disso. Caso você encontre, passe para nós que vamos adorar saber!

 

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2º Ponto – Entenda quem compra de você

Saber quem são as pessoas que vão comprar de você ajuda muito a definir o valor do produto e até mesmo, a criar ofertas atraentes para o seu negócio. Se você não souber ofertar, chamando a atenção, você não irá vender!

Faça um trabalho de pesquisa para conhecer muito bem seu público alvo e com isso, conseguir trabalhar produtos dos quais eles tenham interesse, assim suas conversões vão subir consideravelmente.

Se você não conseguir encontrar adequadamente as personas de seu negócio, sua segmentação estará errada e com isso, você irá vender pouco, afinal está oferecendo seus produtos ou serviços para o público errado, entende?

Não adianta, se você se apressar muito em vender e não for buscar essa informação, as conversões não irão acontecer. Basta se colocar no lugar de seu público alvo: você vai comprar algo que não tem interesse? Obvio que não!

3º Ponto –  Olhe o que sua concorrência está fazendo

Você não pode achar que o produto tem um preço bacana e competitivo, apenas por “achar”, entende? É preciso uma análise profunda de mercado para entender quais são os preços praticados no mercado, quem são os líderes em seu segmento e quais são as vantagens de compra que eles oferecem e acabam vendendo mais.

Por vezes, você notará que nem é tão o preço que influência e sim: a rapidez de entrega, a qualidade do atendimento, a garantia estendido ou outros itens que na visão do público são vantagens e diferencias de compra.

O primeiro passo é identificar quem são os líderes de mercado. Encontrando isso, comece a entender qual a sua estratégia de venda. Depois disso, procure entender quanto o seu público alvo está disposto a pagar pelo seu produto ou serviço.

Uma boa dica é tentar sempre colocar o valor da mercadoria abaixo de sua concorrência, isso aumenta as chances de ficar na página de destaque.

Aqui cabe outra questão: o posicionamento de sua marca. Se o público não tiver confiança em você, por mais baixo que seja, ele não irá comprar.

Sabe aquelas lojas que anunciam no Google Shopping, mas você nunca ouviu falar e até desconfia do preço baixo? Então, essa desconfiança é prejudicial e não converte!

Quando você olha um produto que costuma ter um preço médio praticado com um valor muito baixo, acabamos encarando como golpe e não compramos mesmo.

Então, o que você precisa fazer é trabalhar com um preço um pouco mais baixo que o mercado e ao mesmo tempo, trabalhar sua autoridade, isso lhe ajudará a vender mais!

 

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4º Ponto –  Fique de olho em seus estoque

Ficar sempre atento ao volume dos estoques parece algo muito básico, no entanto muitos acabam não dando valor a isso e acabam perdendo dinheiro.

Avalie a quantidade de produtos que você tem parado e queime o estoque com uma margem de lucro menor. Aproveite esses momentos para mostrar que você é uma marca de confiança, que cumpre prazo, entrega qualidade e mesmo assim tem um custo mais baixo!

Agora, se você tem em seu estoque um produto de alta procura e que poucas marcas tem, aumente sua margem de lucro! Afinal, você é um dos poucos que tem o produto, não é mesmo?

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Manda pra gente!

Sucesso!

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