ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Práticas Proibidas do Adwords – O Que Eu Não Posso Fazer?

Recentemente escrevi um artigo, onde eu contava quais são os tipos de produtos e serviços que não podem ser anunciados no Adwords.

Ao final desse mesmo artigo, ao qual eu me refiro, eu lhe prometi um segundo conteúdo. Lembra?

Esse material deveria falar sobre as práticas proibidas do Adwords, ou seja, o que você não pode fazer na plataforma quanto anunciante.

Então, hoje eu quero pagar essa promessa que fiz a você. Por meio desse conteúdo, você vai ter acesso a todas as informações quanto ao assunto.

Vou lhe mostrar de forma didática e linguagem simples, o que o Google Adwords classifica como práticas passíveis de punição e até suspensão da conta.

Ficou interessado? Então vamos adiante, temos muito para conversar.

Como você já sabe o Google Adwords lhe disponibiliza no ato da criação da conta, as regras contidas dentro de sua política de privacidade e termos de uso.

 

Práticas Proibidas do Adwords – O Que Eu Não Posso Fazer

 

Como quase ninguém se preocupa em ler todas as regras do Manual, muitos problemas são causados, inclusive resultando em grandes perdas aos negócios, pois bloqueios de anúncios são feitos, os sites podem ser suspensos e em reincidências contínuas, as contas também podem ser canceladas.

  • O que ocorre nessas ocasiões?

Você perde o direito de anunciar no Google Adwords e mesmo que tente criar novas contas, você não conseguirá anunciar.

Tenho certeza que não é o que você deseja, não é mesmo?

Então hoje, eu venho facilitar um pouco a sua vida quanto a isso. Saiba que todas as informações contidas aqui, são baseadas no manual de regras do Google, portanto não são coisas que eu acredito e sim algo com base fundamentada no próprio Google.

Vamos conhecê-las? É para já!

 

Práticas Proibidas do Adwords – Anúncios Maliciosos

Entre as práticas proibidas do Adwords está uma que fala sobre anúncios maliciosos.

Ao contrário do que muita gente pensa, os anúncios maliciosos na visão do Google não estão ligados a conteúdos que contém vírus, apesar deles também não serem aprovados, e sim a materiais que não sejam relevantes.

Ainda não entendeu? Eu explico.

Segundo a política do Google Adwords, os anúncios considerados bons aos usuários, são aqueles que possuem utilidade, variedade, relevância e segurança.

Com base nisso, você não pode tentar:

  • Anunciar sites que contenham vírus ou aplicativos que roubem dados privados do usuário.
  • Anunciar qualquer ferramenta, aplicativo, software, conteúdo, onde o objetivo principal é captar volume de tráfego, sem oferecer nenhuma qualidade ou valor agregado para o usuário.
  • Anunciar que não deixam claro o endereço da página de destino ou que usem redirecionamentos a partir do link de saída.
  • Anunciar conteúdos, cuja única intenção é fazer redirecionamento para uma página ou site em específico.
  • Promover coisas com o único objetivo de captar apoiadores das mídias sociais.
  • Anunciar jogos considerados “de azar”.

Se o anunciante fizer algumas das atitudes abaixo, também será passível de bloqueio e/ou punição:

  • Tentar burlar o leilão de palavras-chaves para obter benefícios indevidos.
  • Se valer de ações que enganem os mecanismos de avaliação do Google.

O Google ainda deixa muito claro que desaprova completamente qualquer ação desonesta que parta do anunciante. Inclusive, a empresa investe muito em tecnologias que detectem as mais diversas ações que aparentam ser maliciosas contra os sistemas avaliativos do Adwords.

 

Práticas Proibidas do Adwords – O Que Eu Não Posso Fazer.

 

Quando são detectadas práticas proibidas do Adwords, imediatamente, os anúncios são proibidos de serem veiculados em toda a rede.

É importante ressaltar que essa prática é vista como uma das mais graves, portanto pense duas vezes antes de tentar enganar o Google. Você pode simplesmente, perder o direito de anunciar para sempre.

Tudo certo até aqui? Então vamos continuar conhecendo as práticas proibidas do Adwords?

 

Práticas Proibidas do Adwords – Informações Duvidosas

Acho que eu não preciso nem lhe dizer que uma das maiores preocupações do Google é o usuário, não é verdade?

Por conta disso, a empresa se preocupa em todos os sentidos e tenta cobrir todas as áreas para continuar melhorando a experiência do usuário.

Sendo assim, há uma grande preocupação, por parte do Google, com a coleta de dados privados e são consideradas práticas proibidas do Adwords de nível grave:

  • Uso indiscriminado de dados do usuário.
  • Captação de informações privadas e manuseio sem o mínimo de cuidado e segurança.
  • Distribuição de informações do usuário, sem aviso prévio ou autorização.
  • Captar dados sem informar qual o fim que se destina ou, ainda, fornecer informações pouco esclarecidas que gerem diversas interpretações.

Você pode estar com dúvidas, sobre quais são os dados que o Google se refere. Vamos deixar claro?

Você deve tomar o máximo de cuidado com:

  • RG
  • CPF
  • Nome e sobrenome
  • Emails
  • Endereços postais físicos.
  • Números de contato.
  • Nome de parentes, como pai, mãe ou responsável legal.
  • Qualquer outro número de documento que identifique o usuário de alguma forma.
  • Dados sobre posição econômica.
  • Informações que definam uma condição do usuário, como pertencimento a um grupo específico ligado a religião, partido político, empresa ou instituição.
  • Características sociais específicas, como raça, sexualidade, entre outras.

Se você não quiser violar as regras de práticas proibidas do Adwords, também deverá ter muita atenção quanto a anúncios que se dirijam a um usuário a partir de características específicas. Por exemplo:

  • Você não pode criar um anúncio que demonstra saber qual o grupo religioso que o usuário pertence, pois isso pode ser caracterizado como violação de privacidade.

Jamais peça o número da conta bancária ou cartão se você não tem certeza que esses dados estão seguros. Você não deve ser irresponsável.

 

Práticas Proibidas do Adwords – Declarações Falsas

Infelizmente, muitos anunciantes já foram punidos, por terem infringido essa regra. Talvez, isso venha acontecendo de forma contínua, pois os profissionais confundem vender as qualidades de algo com induzir o usuário ao engano.

Realmente, existe uma linha muito tênue entre esses dois universos, que os dividem, mas como você está lidando com pessoas, o cuidado deve ser redobrado, caso contrário você poderá ter o seu negócio destruído.

O Google entende que qualquer anunciante deve trabalhar com a verdade, com informações precisas, claras, honestidade e franqueza, inclusive no que diz respeito a informações pessoais do profissional ou negócio responsável pelo item anunciado.

Na visão do Google, enganar um usuário é uma falha terrível, pois essa prática pode gerar danos sérios ao potencial cliente e também ao próprio Google, por exibir propagandas enganosas e, portanto essa é umas das práticas proibidas do Adwords.

Para garantir que você não vai ser punido, você não deve:

  • Criar campanhas que usem informações infundadas.
  • Criar anúncios que oferecem X e entregam Y.
  • Tentar veicular campanhas que obriguem o usuário a efetuar uma compra ou gerar uma ação de conversão, como um download, para só depois ter acesso às informações do produto ou serviço ofertado.
  • Induzir o usuário a uma ação, sem ter fornecido informações o suficiente para que ele escolha ou não executar a ação.
  • Gerar campanhas que obrigue o usuário a assumir compromissos sem dar informações o suficiente para que ele consinta racionalmente.
  • Usar de informações ou características que não representem o que você oferece ou a empresa/profissional responsável pela oferta.
  • Omitir dados relevantes sobre as formas de pagamento, custos extras e prazos de cobrança.
  • Em casos de pagamentos parcelados em que há taxas adicionais, não informar ou omitir os valores de juros.
  • Encobrir dados técnicos importantes, em casos de empresas ou produtos que só podem operar sob licença.
  • Esconder endereços em casos onde ele é relevante ao usuário.
  • Criar anúncios que ofertam produtos com preço X, mas na realidade o preço é Y ou o produto não se encontra mais disponível.

Você também deve ter muito cuidado com campanhas que prometem resultados, como, por exemplo, a de emagrecimento ou de ganhar dinheiro.

 

Práticas Proibidas do Adwords – O Que Eu Não Posso Fazer,

 

Nesses casos, você não pode disponibilizar informações ou promessas que não estão dentro da realidade e da possibilidade de alcance.

Jamais, utilize campanhas para arrecadar fundos em nome de instituições ou causas, se essa não for uma intenção real. Se você o fizer, poderá sofrer punições tanto do Google, quanto da justiça.

Não sei se é preciso dizer isso, mas por desencargo de consciência vou falar. O Google encara como uma das práticas proibidas do Adwords, o uso de nomes de empresas consagradas, de modo falso, é claro, para gerar lucros ou coletar dados dos usuários.

Conseguiu entender tudo? Então agora você já conhece todas as práticas proibidas do Adwords e pode se adequar a elas para não ter problemas de bloqueios e suspensão de conta e de campanhas.

É importante ressaltar que o Google Adwords ainda tem algumas restrições quanto ao conteúdo especificamente, que falaremos em uma próxima oportunidade.

Espero que esse material tenha sido relevante e valioso para você. Ficou com alguma dúvida referente ao assunto? Entre em contato comigo através dos comentários, será incrível poder te ajudar, esclarecendo possíveis questionamentos.

Desejo-lhe sucesso sempre. Até a próxima!

Forte Abraço.

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