ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Quanto tempo o seu potencial cliente demora para decidir converter?

Essa é uma pergunta que a maioria dos profissionais, de alguma forma envolvidos com marketing ou o processo de vendas, faz.

Isso porque saber quanto tempo o seu potencial cliente demora para decidir converter é imensamente importante, principalmente, porque isso pode designar como é a estratégia ideal para atrair resultados.

Além disso, saber quanto tempo o seu potencial cliente leva para consumir algo da sua marca, também lhe revela bastante sobre como é a jornada dele nesse sentido.

O que facilita absurdamente a construção de táticas mais direcionadas, inclusive, otimizando orçamento e tempo. Concorda?

Acontece que precisamos lhe dizer algo que, talvez, você já saiba ou tenha ouvido muito enquanto procurava uma resposta ideal para essa pergunta.

O tempo que um usuário leva para fazer a aquisição de algo, após ter sido submetido à uma ação de marketing, pode variar e muito. À depender do seu negócio, nicho, comportamento, produto, serviço, oferta, locais de veiculação de anúncios, entre milhares de outras coisas.

Nós sabemos, é difícil ouvir isso, porque dá a impressão de que jamais conseguiremos desvendar essa questão.

Fique tranquilo! Há uma boa notícia. A partir de alguns relatórios e análises de métricas específicas, é sim possível encontrar a grande resposta que você procura.

Nós, do Mestre do Adwords, iremos lhe mostrar todo o caminho para chegar ao objetivo almejado, de forma simples e eficaz.

Fique atento às informações!

Não fique parado aí, pois já vamos começar.

potencial cliente demora para decidir converter,

O que preciso considerar para descobrir o tempo usado até a conversão?

Como falamos anteriormente, as variáveis são grandes. Afinal, o seu potencial cliente se comporta de forma diferente frente à sua oferta/produto, mesmo que ele seja também um potencial cliente de outra marca.

O produto/serviço manda bastante nesse sentido. Afinal, decidir comprar um item com ticket de R$20 mil, não é a mesma coisa que escolher adquirir um objeto de R$20 reais. Concorda?

A solução que o produto apresenta também é outro fator impactante nessa decisão. Afinal, comprar uma camisa porque você derrubou vinho nela na hora do almoço, por exemplo, lhe impulsiona inevitavelmente para uma ação imediata. Por meio da sensação de urgência pela solução.

  • Ok, então como ter uma análise mais simplificada e segura para estimar esse tempo?

Muito simples! Qualquer negócio que anuncia no Google Adwords tem à mão um relatório de métricas que é capaz de deixar essa informação nítida.

Trata-se do relatório nomeado de “Dias Até a Conversão”.

Já o conhece? Não? Tem dúvidas sobre como utilizar adequadamente? Então vem com a gente, pois precisamos apresentá-lo à você de forma mais profunda e proveitosa!

Como relatório do Adwords pode me ajudar a estimar o tempo da conversão?

O relatório conhecido como “Dias Até a Conversão”, encontrado dentro da plataforma Adwords pode lhe ajudar e muito nesse sentido.

Obviamente, você precisará ser um anunciante da plataforma de links patrocinados do Google para usufruir da facilidade.

Enfim, a ferramenta é especial porque proporciona que você visualize o desempenho individualizado de cada grupo de itens à venda.

De forma bastante intuitiva e prática, acompanhando o padrão Google, basta que você acesse os seus anúncios online, clique em um deles e visualize a informação do relatório.

Ele indicará especificamente, em lista, quantos dias o seu usuário levou para converter, após clicar no anúncio.

Isso, automaticamente, lhe proporcionará, inclusive, uma melhor análise global do seu desempenho em cada grupo.

Já que ao definir, em média, o tempo de conversão de cada item, você pode passar a analisá-los, em cliques, por exemplo, após esse tempo de exposição.

potencial cliente demora para decidir converter

Por exemplo:

  • Imagine que você tem uma loja de vinhos.
  • Então, ao analisar o relatório, descobre que os vinhos chilenos são comprados após 1 dia do clique no patrocinado.
  • Porém, os vinhos argentinos demoram cerca de 15 dias para serem adquiridos, após o clique no anúncio.

A partir desse cenário, você pode passar a analisar o desempenho do grupo de anúncios dos vinhos argentinos, após esses 15 dias. Assim, será possível ter resultados mais reais, robustos e confiáveis sobre o real desempenho da sua campanha.

Como o relatório “Dias Até a Conversão” Pode Ajudar a Otimizar Campanhas?

A primeira coisa que você precisa entender é que esse relatório, como estávamos falando anteriormente, lhe dá resultados mais confiáveis.

Isso porque analisar o desempenho de uma campanha de forma generalizada, ao invés de olhar por grupos de anúncios, pode lhe trazer resultados equivocados.

potencial cliente demora para decidir converter.

O motivo para isso é simples… Se usarmos o exemplo acima, dos vinhos, veremos que apesar de ser o mesmo produto, o mesmo público alvo, há variações em como se dá o consumo.

O vinho argentino vende mais após um tempo de exposição de 20 dias, enquanto o chileno vende em apenas 1.

Se você generalizar a análise, pode ser que cometa erros fatais para o seu negócio, já que apenas um produto pode estar impulsionando suas conversões para cima.

O que você não está enxergando, diante desse panorama, é que um dos vinhos pode estar lhe trazendo prejuízos. O que a longo prazo pode lhe fazer fracassar.

Você deve saber que cada caso é um caso. Não se deve comparar o desempenho de um produto antigo com o mais atual.

O tempo de exposição conta, lembra? Além do período em que ele foi exposto, e outras variáveis.

Ao falar em períodos específicos, esse relatório também pode lhe ajudar a descobrir o momento ideal para investir mais em anúncios de determinados produtos.

Como o relatório foca nos grupos individualizados, ele também lhe indica, de acordo com o tempo que o usuário leva para converter, quando aquele item está mais em alta.

Por exemplo:

  • Imagine que você tenha uma loja de roupas.
  • Então você vê que a partir do final de setembro os itens da moda praia começam a receber mais cliques.
  • Porém, as aquisições só são efetivadas, no auge do verão/férias, após 1 ou 2 meses, em média, do clique no anúncio.

Percebe o quanto esses dados podem otimizar as suas campanhas, indicando melhor momento para anunciar, tempo de duração de cada uma e investimento ideal?

A sacada é simples e direta. Conhecer o comportamento do usuário lhe deixa muitos passos à frente, proporcionando que você esteja preparado para receber as demandas.

Gostou do conteúdo?

Tem dúvidas? Deixe sua mensagem.

Até logo!

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