ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

Porque o Google Puniu Meu Site? Entenda os Motivos e Solucione (PARTE 2)

Recentemente, nós conversamos sobre possíveis motivos pelos quais o Google puniu seu site. Lembra?

Entendemos juntos que as respostas para esse questionamento, provavelmente, estavam ligadas às ações consideradas black hat.

Na parte 1 desse material, lhe explicamos do que se trata o black hat e quais são algumas dessas práticas que se enquadram nessa classificação.

Combinamos que para um melhor aproveitamento do conteúdo, dividiríamos as informações em duas partes. Certo?

Então, hoje, nós lhe apresentaremos a complementação do material apresentado anteriormente. Veremos mais algumas técnicas que você pode estar aplicando em seu site, sem saber que ela é considera black hat pelo Google e, portanto, o motivo ao qual você recebeu uma punição;

Aproveite!

Direcionamento e Camuflagem de Url’s Enganosas (Cloacking) é Black Hat

Google Puniu Meu Site.

Você precisa entender de uma vez por todas que aplicar técnicas que se utilizam de subterfúgios não muito claros para angariar vantagens nunca vai ser benéfico para o seu site.

O Google preza a boa experiência do usuário e isso inclui oferecer materiais claros, objetivos que prometem algo e cumpram.

Então, por exemplo, se você utiliza um título, apenas, para atrair o interesse, sem compromisso em cumprir a entrega do conteúdo condizente à chamada, você não está agradando ao Google, pois está induzindo o usuário ao erro.

Os links também entram nessa regra. Sem dúvidas, você já ouviu falar em Urls amigáveis, certo?

Quando você utiliza o cloacking, ou seja, a camuflagem de links a partir de um IP delivery, onde os mecanismos os enxergam de uma forma, mas o usuário vê outra, sua ação tem fortes chances de ser considerada ilícita e passível de punições graves.

Redirecionamentos enganosos, que não cumprem com sua proposta inicial aparente em um título ou URL, com o objetivo simples de conseguir melhores posições no ranking é considerado black hat.

Para evitar ser punido por essa prática, basta criar conteúdos condizentes ao título, não utilizar tags e metas apenas para impulsionar o ranqueamento, mesmo não tendo ligação com o assunto tratado.

Também não aplique redirecionamentos, levando o usuário à um destino que ele não conhece, afinal, ele foi enganado pela proposta da sua URL.

Troca de Links Forçados e PBN’S é Black Hat

Houve um tempo que trocar links entre sites era uma estratégia perfeita, pois o acordo favorecia ambos os lados.

Só que hoje, oferecer links e receber links em uma forma de acordo é considerado black hat pelo Google.

Isso porque o link building deveria ocorrer de forma natural, não forçosa, onde um link é apontado por outro site pelo fato de ser relevante, de qualidade.

Se você tem links em páginas por acordo, que não tem nenhuma ligação com os temas e o nicho que o seu site está inserido, saiba que está correndo grandes riscos de sofrer punições.

Você sabia que participar de PBN’S (Private Blog Network) é considerado black hat?

Então é bom que se atente a partir de agora! Afinal, comprar links de revendedores pode ser uma grande furada.

As PBN’S ou Rede de Blogs Privadas nada mais são que grupos de sites que comercializam links. O problema é que a relevância desses domínios são adquiridos por formas não muito confiáveis.

Google Puniu Meu Site

Há relatos até de PBN’S formadas por hackeamento de páginas inativas…

Você pode estar se perguntando:

  • Como o Google vai me punir por investir em PBN’S?”.

É muito simples! Os Googlebots estão o tempo todo “lendo” os conteúdos dos sites, assim como suas estruturas, então as chances de ele detectar a página âncora do link é enorme.

A punição na página é certa, fazendo de imediato que você perca seu investimento, mas isso não é tudo. Nessa rede toda ligada, o boot pode chegar até você e lhe punir diretamente também.

Para não perder seu investimento e ainda ser punido, não utilize troca de links forçados. Se quiser trabalhar com link building, prefira os Guest posts em sites de relevância e que tenham ligação direta com a sua área de atuação.

Abertura de Pop-ups Automáticos para Redirecionamento e Termos sem Relação

Se você acha que está passando por problemas com o Google, mas não tem certeza, basta fazer uma reflexão:

  • “Algo que eu estou aplicando no meu site tenta burlar ou ludibriar os mecanismos?”.

Se sua resposta for sim, então o problema com o Google é quase certo.

Não adianta, você não vai conseguir driblar a inteligência dos boots, pelo menos, não por muito tempo.

E tem mais! Com o Google não tem como ser “meio certo”, ou é 100% correto ou vai ser punido em mais ou menos dias.

O que estamos tentando dizer é que se você oferece, por exemplo, conteúdos maravilhosos, mas em meio à eles há abertura automática de pop-ups que redirecionam o usuário para um página pouco relevante para a sua experiência, você está aplicando black hat camuflado.

Essa técnica não é nova, nem algo que você descobriu para conseguir burlar as regras. Elas já são conhecidas, inclusive por um nome bem específico, Doorway Pages.

Como já falamos em outro momento, a inclusão de termos não relacionados no conteúdo, por mais que ele seja ótimo, também é mal vista. Não cometa esse erro, pois as consequências não são brandas.

Sempre pense em trabalhar com objetividade, clareza e relevância. Não use recursos que quebrem a fluidez da experiência do usuário.

SPAM’S nos Comentários

Google-Puniu-Meu-Site,,

Não adianta você tentar aumentar a sua relevância através da interação artificial, isso só lhe prejudicará.

Talvez você não saiba, mas comprar curtidas ou fazer comentários com o link do seu site em páginas de grande relevância é considerado black hat.

Além disso, você não estará bebendo da fonte da autoridade do site, afinal, eles já se preparam para essas ações de SPAM’S nos comentários, aplicando a tag “nofollow”.

Solucionar essa questão é muito simples. Só comente quando, realmente, tiver algo à acrescentar, se puder ajudar e ser relevante.

Não seja mais um spammer!

 

Se ao ler esse material, você percebeu que pode ter sido, realmente, punido pelo Google, não precisa se desesperar.

Embora as punições sejam bastante impactantes, quase sempre, é totalmente possível voltar à se reerguer.

Aqui nós já lhe mostramos algumas formas de solucionar esses problemas. Assim como na Parte 1 desse conteúdo, mas é importante que você confira as diretrizes do Google por completo. Isso evitará que você corra mais riscos.

Assim que você tiver corrigido todos os pontos falhos e revisado tudo. Basta pedir ao Google que reconsidere as punições, se as aplicações tiverem sido manuais.

No caso de punições automáticas, não há como pedir reconsideração. Basta corrigir os problemas e seguir em frente, aguardando que os boots lhe enxergue com bons olhos novamente.

Por hoje é só! Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você.

Dúvidas? Fale com a gente.

Forte Abraço.

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog