ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Por que devo apostar na segmentação dos meus leads?

Muito se fala em estratégias para captar mais leads. Mas você sabia que mais importante do que conquistar novos potenciais clientes é realizar a segmentação adequada deles?

Muitos não sabem disso e, dessa forma, acabam perdendo dinheiro pelo caminho, afinal, não estão direcionando os leads captados de maneira eficaz.

Você é um deles?

Pense bem… O que adianta investir milhares de reais em campanhas de marketing para atrair possíveis interessados, se no momento em que eles fornecem seus dados de contato, você simplesmente não sabe como nutri-los e direcioná-los?

Se você pensou que todo lead deve receber os mesmos tipos de conteúdos, de e-mails, de promoções e ser exposto à todas as campanhas e estratégias…

Provavelmente, seus resultados não estão lhe agradando completamente!

Sabemos disso porque a grande culpa desse cenário desfavorável, na maioria das vezes, é da falta de personalização das suas estratégias de acordo com os seus leads.

Se o seu objetivo é conquistar melhores resultados, precisamos lhe informar que é muito importante que você aposte na segmentação.

  • Ainda não concorda ou não consegue enxergar porque você deve apostar na segmentação dos seus leads?

Sem problemas! A gente vai lhe apresentar algumas razões para que você a adote o quanto antes.

Confira!

1ª Razão – Apostar na segmentação dos meus leads permite conhecê-los melhor

Você já deve saber que quanto mais você conhece os seus potenciais clientes, melhor são seus resultados.

Afinal, se você souber como eles se comportam, quais são suas principais dores, com o que eles se identificam, é possível criar campanhas mais relevantes e personalizadas, que oferecerão exatamente o que eles gostariam de ver.

Certo?

Quando você aposta na segmentação dos seus leads, você não só os conhece melhor, como também consegue evitar desperdícios de esforços, sejam financeiros ou humano.

2ª Razão – Você melhora o relacionamento com seu potencial cliente

É muito importante que você se mantenha relevante na visão do seu lead, pois caso contrário, ele passará a te ignorar e até mesmo lhe considerar invasivo e inconveniente.

É óbvio que você não deseja isso, não é mesmo?

Para evitar essa imagem negativa, a melhor forma de agir é conhecendo o seu lead, para então enviar a ele só o que vai interessá-lo em particular.

Essa ação vai, automaticamente, aproximá-lo do seu negócio, fazendo com que a relação melhore absolutamente.

  • Não sabe que tipo de mensagem/conteúdo ele deseja receber?

Sem problemas! Entre em contato e pergunte… Isso também gerará uma conexão entre vocês, afinal, essa atitude demonstra que a sua marca está preocupada em agradá-lo, antes mesmo de vender algo.

3ª Razão – Explosão de Interações Poderosas

Quando você fala diretamente com o seu lead, de maneira relevante, ele, automaticamente, sente-se mais disposto a lhe retornar.

Dessa forma, ele acaba interagindo mais, pois sente uma real necessidade em agir!

Por isso, apostar na segmentação lhe dá a chance de obter uma explosão de interações poderosas.

O que, automaticamente, reforça uma relação mais próxima e uma comunicação mais sólida. Dois aspectos importantes para gerar um volume maior de conversões.

Para identificar possíveis problemas e avaliar melhor se a sua estratégia está trazendo os resultados almejados, fique sempre atento às métricas de desempenho e comportamento.

4ª Razão – Melhorar a Experiência do Usuário de Uma Maneira Geral

Não é à toa que as gigantes da internet, como a Google e o Facebook, estão cada vez mais interessadas e dispostas a trabalharem para oferecer uma melhor experiência aos usuários.

Isso torna a relação marca/consumidor mais agradável para ambos os lados, possibilitando que tanto o cliente, quanto a marca, saiam lucrando.

Se você parar para analisar as medidas adotadas para chegar ao objetivo, acabará compreendendo que grande parte delas reforçam a necessidade da personalização.

Isso mesmo! Quando você personaliza todo o processo, do início do relacionamento ao pós-venda, sua marca consegue melhorar a experiência do usuário de maneira geral.

O que, automaticamente, lhe oferece um pacote de benefícios, que passa pela melhora da comunicação, aproximação, conversão, relacionamento, reputação, entre tantos outros.

Entenda! Segmentar seus leads lhe entrega a oportunidade de conhecê-los melhor, de entender em que etapa do funil eles se encontrar. E a partir disso, agir de maneira mais adequada para direcioná-los, para ajudá-los a encontrar a solução ideal que, para você, pode ser uma conversão.

5ª Razão – A segmentação dos leads gera mais conversões

Por último, mas não menos importante, a segmentação dos leads gera mais conversões.

Como você já deve ter percebido, a segmentação lhe torna, automaticamente, mais assertivo. Independentemente das ações que você adotar.

Na verdade, isso acontece porque você está baseando as suas estratégias em sua audiência, ou melhor, em cada grupo de potenciais clientes que compõem o seu público alvo.

Fazendo isso, você tem o melhor da personalização, o que atende perfeitamente as necessidades desses leads, os fazendo enxergar que a sua marca tem valor, se preocupa, quer e pode ajudar…

É claro, você terá que trabalhar com cada grupo, estudando, analisando métricas, comportamento, para entender qual o momento de cada integrante, para guiá-lo ao consumo relevante.

Mas, de maneira geral, esse conjunto trazido pela personalização, torna a conversão uma consequência!

Quanto mais você mostrar que conhece aqueles usuários, que tem autoridade para ajudá-los, que um de seus objetivos é apresentar-lhes uma solução eficaz, mais conversões sua marca terá!

  • Conseguiu entender agora porque você deve apostar na segmentação dos seus leads?

Esperamos ter lhe ajudado! Esse é o momento ideal para você colocar a mão na massa e aplicar tudo o que aprendeu com esse conteúdo.

Entenda quais são seus objetivos, suas metas e então trabalhe para segmentar seus leads. Lembre-se das regras de identificação por etapa do funil!

Se ficou com dúvidas, não as guarde para você. Escreva para nós! Será um prazer poder lhe ouvir.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê!

Forte Abraço.

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