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Pouco alcance orgânico no Facebook? – 5 Dicas Para Solucionar

Com as frequentes atualizações do Facebook, muita gente tem relatado uma diminuição no alcance orgânico de suas publicações na rede social.

Relatos apontam que principalmente as páginas estão passando por essa situação, mas não há confirmações do Facebook.

O que podemos entender logo de início é que a principal causa para esse possível problema está ligada ao fato do Facebook estar mexendo com seus mecanismo à fim de melhorar a experiência do usuário.

Assim como o Google, a inteligência artificial do Facebook está sendo programada para selecionar publicações de maior interesse ao usuário de acordo com os assuntos que interage e perfis que ele acessa ou mantém contato mais frequente.

Desse modo, independente, de quem ele siga, pode ocorrer de publicações de um determinado perfil aparecer na timeline e outras não, dependendo da frequência de interação desse usuário com determinados assuntos.

Apesar dessa melhoria ter agradado muitos usuários do Facebook, diversas páginas viram seus números despencarem, ocasionando um descontentamento bastante ostensivo entre os profissionais.

Se você está com pouco alcance orgânico no Facebook, vem com a gente, pois lhe entregaremos 5 dicas que podem solucionar e até mesmo lhe entregar um alcance ainda maior do que você tinha antes dessas atualizações.

Vamos começar?

 

alcance orgânico no Facebook

 

#1 – Descubra o horário que seus usuários estão mais ativos na rede

A primeira coisa que você precisa fazer para ter maior alcance orgânico no Facebook é descobrir o horário em que seus usuários estão mais ativos na rede.

Isso porque o Facebook também leva em consideração o quanto sua publicação é interessante de acordo com o quão atualizada ela está.

Basicamente, entre uma publicação de mesmo conteúdo de 8h atrás e uma publicação que foi feita há 10 minutos, o Facebook entenderá que a segunda é mais relevante por ser mais recente.

Então, levando essa regra em consideração, se você publicar no período em que seu usuário está mais ativo na rede, as chances dele ser atingido e interagir com você se torna maior, beneficiando sua página não só no momento, mas também nas próximas publicações.

Afinal, o usuário interagiu com seu perfil, demonstrando interesse para o Facebook que passará a exibir mais sobre o que você publica a ele.

Você pode estar se perguntando:

  • Onde eu vou encontrar essa informação?

Simples, basta você acessar a aba de ferramentas da sua página no Facebook e ir até o menu de métricas.

O próprio Facebook irá mostrar a você qual é o horário de maior movimento na sua página.

 

facebook-alcance-organico

 

#2 – Faça postagens frequentemente

Sim, nós acabamos de lhe dizer que fazer publicações nos horários que seu usuário está mais ativo na rede lhe dará maior alcance, mas isso não quer dizer que você deve fazer, apenas, um post.

O alto movimento do Facebook faz com que haja uma concorrência forte e, além disso, muito provavelmente, sua página terá horários de maior movimento durante os três períodos do dia, manhã, tarde e noite.

Só que isso não garante que o usuário da manhã vai ser o mesmo da tarde e nem da noite, certo?

Geralmente, as pessoas não passam o dia todo conectada na rede social, elas passam períodos e, por isso, se você publicar pouco há grandes chances deles nunca verem seu conteúdo, salvo quando ele tiver muita interação.

Por exemplo:

  • Se você faz uma publicação as 11h da manhã, seu público daquele horário será atingido, aumentando seu alcance.
  • Quando for 16h, os seus usuários que tiverem ativos, muito provavelmente não verão a exibição da sua postagem feita pela manhã. Primeiro pela regra do interesse, depois por conta da desatualização do post.

Então, procure sempre fazer, em média, 7 postagens diferentes por dia, intervalando entre os horários de maior movimento da sua página.

 

alcance-organico-facebook

 

#3 – Reuse publicações antigas

Nós sempre batemos na tecla aqui sobre a importância de oferecer conteúdos atualizados e únicos, porém no caso do Facebook é válido reusar algumas publicações, principalmente, quando estamos falando de 7 postagens por dia.

Por outro lado é muito importante ter cuidado para que sua página não fique repetitiva e maçante.

O indicado é que você só republique coisas que tiveram bom impacto e que já tenha sido feita há um bom tempo, pelo menos 2 meses, pois há chance de muitos usuários novos ainda não a terem visto.

Uma outra boa ideia é publicá-la em uma período diferente da primeira, a fim de conseguir impactar um público diferenciado.

Atenção: Só reuse publicações que não tem prazo de validade, ok?

#4 – Ofereça conteúdo relevante

Não tem jeito, se você está com pouco alcance no Facebook, uma das melhores maneiras de solucionar isso é entregando conteúdo relevante para seu público alvo.

Isso porque quanto mais relevante, mais chance de haver interação e com maior interação, mais visibilidade, certo?

Então estude seu mercado, verifique as métricas, trace a persona da sua página e crie conteúdos específicos para eles.

Faça publicações que tenham o poder de despertar sentimentos, como a curiosidade e a vontade de agir, como compartilhar posts que representam situações comuns entre amigos do usuário, por exemplo.

Temáticas de humor, assuntos polêmicos e que mexem emocionalmente com os usuários costumam ter bastante sucesso na rede.

#5 – Anuncie no Facebook Ads

Sim, anunciar no Facebook Ads pode aumentar seu alcance orgânico, principalmente, se sua página não tem um público qualificado, ou seja, que tem interesse no que você oferece.

Apesar do problema do alcance ter diminuído recair sobre as mudanças do Facebook, muitas páginas têm pouco alcance porque não tem fãs realmente pertencentes ao seu público.

O que acontece nesses casos é que por conta dos curtidores da página não terem real interesse nas suas publicações, as interações são praticamente inexistentes, fazendo com que o seu alcance seja abaixo de zero.

Anunciando para as pessoas certas, você terá a chance de fazer uma segmentação mais assertiva, exibindo seus materiais à quem possa se interessar e interagir.

O resto da história você já conhece: + Interação = + Exibição e Alcance.

 

É isso! Esperamos ter ajudado. Ficou alguma dúvida? Escreva para nós!

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí.

Forte Abraço.

 

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  • Gabriela Maestrello

    Parabéns e obrigada pelo conteúdo Tiago.

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