ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

Plataforma de E-Commerce Ideal? – 13 Questões Imprescindíveis

O mercado de vendas online está em plena expansão e as projeções para o setor são as melhores possíveis, por isso, a cada dia que passa, novas lojas e plataformas de e-commerces surgem.

Até mesmo as grandes marcas se renderam e começaram a apresentar e otimizar as suas versões no e-commerce.

Há pouco tempo, para comprar de grandes redes do varejo, era necessário ir até as lojas físicas, hoje, é possível fazer compras online, inclusive, com preços melhores. Concorda?

Esse é só um dos diversos sinais de que esse mercado é muito lucrativo, cheio de oportunidades e uma verdadeira tendência que veio para ficar por um longo período.

É claro que não foram só as grandes redes que perceberam a grande oportunidade. Atualmente, muitas empresas de pequeno e médio porte entraram na batalha, competindo frente a frente por um fatia do setor.

A boa notícia é que muitos estão conseguindo, transformando seus sonhos de vidas profissionais ideais em uma realidade palpável, agradável e escalável.

Sabendo dessa grande expansão e das oportunidades que estão disponíveis dentro dessa “nova” modalidade de negócio, nós fomos mais à fundo descobrir quais são as maiores dificuldades enfrentadas por quem deseja abrir um e-commerce.

Apesar de termos nos deparados com diversas delas, encontramos uma barreira bastante em comum, justamente, no início da jornada de um profissionais que deseja colocar seu projeto em funcionamento.

Por isso, hoje, nós vamos te mostrar 13 questões imprescindíveis que você deve considerar na hora de escolher a plataforma de e-commerce ideal.

Ficou interessado? Então prepare-se para anotar tudo e vem com a gente.

Já vamos começar!

 

ecommerce

 

1ª Questão – Qual a Perspectiva de Crescimento do Seu E-commerce?

A primeira coisa que você precisa fazer, antes mesmo de fazer uma pesquisa de opções de plataformas de e-commerce, é estudar o seu negócio.

Na realidade, você deve saber qual a perspectiva de crescimento dele, pois a partir disso, algumas necessidades virão à tona, o que te ajudará a definir qual a plataforma ideal.

Pense bem, hoje, você tem uma proporção, mas certamente, em um futuro próximo, uma de suas pretensões é atingir uma porção maior, certo?

Então a melhor coisa a se fazer é pensar à longo prazo. Olhe para o seu projeto executivo, metas, objetivos e ações e faça uma projeção de como o seu negócio deverá estar daqui alguns meses, anos.

As questões à serem respondidas aqui são:

  • Minha demanda pode aumentar de forma repentina e grande?
  • Meu e-commerce tem variação de crescimento em datas específicas?

A partir das respostas, as suas necessidades como plataforma ideal serão mais claras.

2ª Questão – Quais as opções há no mercado?

Aqui a questão é simples, pegue sua lista de necessidades e faça uma varredura na internet, procurando as opções de plataformas disponíveis no mercado.

Categorize tudo, se possível, em ordem de atendimento às necessidades do seu projeto.

Anote custo, benefícios, nome da empresa que oferece o serviço e outras coisas que julgar importante.

 

Plataforma-de-E-Commerce-Ideal

 

3ª Questão – A Plataforma de E-commerce Ideal Tem Notoriedade?

Sem dúvidas, depois de pesquisar as opções, você deve ter uma lista das plataformas que mais lhe interessaram, então chegou o momento de classifica-las mais profundamente.

A primeira questão que deve ser verificada nessa fase é quais das opções tem notoriedade, é reconhecida por seu trabalho, tem experiência nesse tipo de serviço.

Isso é importante, pois você pode ter um custo/benefício aparentemente bom, mas na prática nada do que foi apresentado funciona bem.

Para um e-commerce, 30 segundos fora do ar, por exemplo, pode significar uma grande perda. Então avalie muito bem qual é o tempo de experiência das empresas que oferecem a plataforma.

4ª Questão – Qual é o Nível de Satisfação de Quem Utiliza a Plataforma?

Quer saber a real eficácia do serviço oferecido? Procure as respostas diretamente com quem os utiliza ou consome.

A opinião do cliente direto geralmente é bastante confiável e retrata particularidades importantes para quem está disposto a fazer esse tipo de contratação.

Fique de olho, pois essas informações vão te ajudar bastante na hora da definição da plataforma de e-commerce ideal.

5ª Questão – Quais Plataformas Oferecem Estilização Estrutural e de Interface?

Plataformas que oferecem a possibilidade de estilização estrutural e interface, geralmente são melhores quando o objetivo é abrir um e-commerce.

Isso porque esse tipo de site necessita de mais ajustes desse tipo do que um blog, por exemplo. Pela entrada de muitos produtos, pela necessidade de aplicar um design diferenciado, muitas fotos de produtos, sem pesar o carregamento e tudo mais.

6ª Questão – As Opções de Gerenciamento Atendem as Necessidades?

Essa é uma das questões mais importantes. O gerenciamento para um e-commerce é algo que pode mudar os rumos do seu negócio de forma drástica, dependendo de como ele é conduzido.

Então, uma plataforma de e-commerce ideal precisa oferecer opções de gerenciamento, mas não só o simples painel de controle. É necessário que você consiga acompanhar métricas de desempenho, tenha acesso à relatórios e, melhor ainda, se eles forem personalizáveis.

 

Plataforma-de-E-Commerce

 

7ª Questão – É possível Otimizar a Plataforma Para os Motores de Busca?

Outra questão imprescindível, pois não basta você estar na internet, é necessário que você possa ser encontrado pelos possíveis consumidores, certo?

Sem o SEO, isso é quase impossível, à menos que você invista em anúncios de links patrocinados, mas mesmo assim, sem o SEO aplicado em seu site, os custos com publicidade seriam maiores.

8ª Questão – Quais Sistemas de Segurança São Disponibilizados?

A partir do momento que você resolver lançar um e-commerce é necessário estar ciente de que a segurança é uma das bases mais importantes do seu projeto.

Isso porque estamos falando de um negócio que mexe com dados pessoais e bancários dos usuários. Você sabe, sem segurança, ninguém irá comprar na sua loja virtual.

Então, verifique muito bem quais são os sistemas de segurança disponibilizados pelas plataformas e, claro, se eles são os mais atualizados e confiáveis.

9ª Questão – Há opção de suporte?

Um plataforma que não oferece suporte pode ser praticamente descartada, porque ao mínimo sinal de problema, você ficará na mão e, pior, tentando resolvê-lo sozinho, demorando um tempo grande e precioso.

Atenção! Veja qual é o nível de satisfação dos clientes ao utilizar o suporte da plataforma, caso ela ofereça.

10ª Questão – Qual é o sistema de pagamento e frete da plataforma?

Muita gente esquece de verificar esse ponto, mas como você sabe, ele é imprescindível para que o seu negócio seja um sucesso.

Por isso, veja se a plataforma tem facilidade de integração com os principais sistemas bancários e, claro, de envios, como os correios.

Não se esqueça também de verificar quais os tipos de pagamento que a plataforma trabalha. Ok?

11ª Questão – Quais das opções oferecem backup e exportação?

Essa função é bem importante, pois caso você precise ou não esteja mais satisfeito com a plataforma escolhida no futuro, você não perca tudo.

O backup e exportação de conteúdo torna muito mais simples a migração de seu site para outra empresa, por exemplo. Então se atente a esse recurso.

12ª Questão – As opções são adaptáveis às telas?

Se a plataforma não for responsiva, esse é um grande problema. Isso porque o crescimento das compras via dispositivos móveis, por exemplo, representam uma grande parcela.

Além disso, o Google tem dado prioridade de ranqueamento à sites responsivos.

Então, para não haver problemas, até mesmo com suas conversões no futuro, escolha sempre opções responsivas, adaptáveis às pequenas e grandes telas.

13ª Questão – O Custo/Benefício da Plataforma de E-commerce é Ideal?

Você deve saber que para qualquer tipo de negócio dar certo, o ideal é ter o controle financeiro bem ajustado. Não é?

O problema é que muitos empreendedores ainda se esquecem de computar custos menores, como o da sua plataforma de e-commerce, por exemplo, o que atrapalha todo o planejamento que foi feito.

Por isso, é muito importante que você faça uma pesquisa das opções do mercado e verifique se o custo/benefício das que atendem as suas necessidades, realmente, é viável.

Óbvio, só o valor cobrado não deve ser o peso maior na sua decisão, é preciso olhar também para os recursos, balanceie tudo.

Para ficar tudo mais fácil de visualizar, olhe para as suas necessidades, classifique-as em ordem de prioridade e depois compare com as opções de plataformas disponíveis.

Faça um Checklist, depois avalie com mais calma!

É isso. Esperamos que tenha curtido o conteúdo. Tem dúvidas? Fale com a gente!

Forte Abraço.

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog