ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

O que precisa ter em um planejamento de marketing?

Quando uma empresa surge no mercado, é natural que hajam concorrentes no mesmo segmento. Para que a sua empresa consiga se destacar e conseguir uma fatia de mercado, é necessário que haja um planejamento de marketing.

O planejamento de marketing é fundamental para análise da empresa, definição dos objetivos a serem alcançados, plano de ação e metodologia.

Dentre esses fatores, será possível a combinação da parte teórica do estudo com a parte prática, o que de fato será feito para alcançar o objetivo.

Hoje, nós do Mestre do Adwords vamos lhe mostrar o que precisa ter em um planejamento de marketing.

Vem com a gente?

 

plano-marketing-pessoal-internet

 

#Análise da Empresa – Diagnóstico

A análise da empresa, parte do princípio do levantamento de todo o histórico empresarial.  Esse histórico, deve compreender períodos anteriores ao momento atual, cerca de pelo menos 6 meses antes.

Compreende a situação da empresa internamente, como:  quais foram as estratégias utilizadas anteriormente e atualmente para alcançar os objetivos, parte financeira, quais os produtos e/ou serviços que mais são vendidos e os que não apresentam uma fatia considerável de vendas.

Em fatores externos, podemos incluir análise dos concorrentes e seus comportamentos no mercado.

Com o levantamento de todos esses dados, é possível traçar uma comparação de como a empresa estava há uns meses e como está no momento atual.

É excelente para conhecer e avaliar os pontos positivos e fraquezas, além de futuras oportunidades.

#Objetivos

Quando a sua empresa iniciou, certamente os objetivos iniciais eram de construir a sua marca, tornando-se conhecida e conquistando clientes.

Esses objetivos podem e devem ser aperfeiçoados com o passar do tempo. Mas é importante você analisar quais são os objetivos futuros, e de que ações serão aplicadas para alcançar os resultados esperados.

Essa parte do planejamento de marketing é muito importante para que sua empresa saiba qual será o caminho a ser trilhado.

Quando há a definição de qual será o objetivo a ser alcançado, é importante que todos os setores da empresa tenham conhecimento dessa definição, pois poderão trabalhar em conjunto com maior clareza, e, assim, obter uma facilidade em atingir o que foi proposto.

 

plano-de-marketing

 

#Plano de Ação

Depois da definição dos objetivos a serem alcançados, é hora de elaborar o plano de ação. No plano de ação, serão elaboradas as estratégias e ações a serem executadas, objetivando sempre o alcance dos resultados esperados.

Para que o seu plano de ação tenha eficiência e eficácia, é necessário levar em consideração os seguintes pontos:

  • O que será feito para alcançar o objetivo?
  • Quando será executado?
  • De quanto será o investimento aplicado para atingir o objetivo?

Com essas perguntas respondidas, o plano de ação será montado, e a sua empresa conseguirá colocar em prática essas medidas adotadas.

#Metodologia

As práticas, medidas adotadas no plano de ação entram agora na parte de metodologia. A metodologia são os meios que serão aplicados todas as estratégias definidas no plano de ação, conforme o objetivo da empresa.

#Comunicação

Os meios escolhidos para aplicar as estratégias de execução do seu objetivo devem possuir um grande caráter comunicacional.

Analisar quais serão as mídias utilizadas como veículo de comunicação para atingir o seu público, qual o tipo de comunicação que será usada, são fatores primordiais para alcançar o seu objetivo com sucesso.

Atualmente, muitas empresas procuram investir em conteúdos relevantes e engajados nas mídias sociais, como: Facebook, Instagram, Twitter e até o Youtube.

É importante, alinhar o seu objetivo juntamente com a comunicação.  Se, o seu público estiver presente no meio virtual e o seu objetivo é obter uma maior conversão de vendas em seu site, a internet é o seu veículo de comunicação.

Procure definir também qual e como será a mensagem a ser transmitida para atingir o seu público alvo.

Todas essas características comunicacionais são fundamentais para garantir o alcance do seu objetivo.

 

plano marketing

 

#Monitoramento das estratégias

Com todo o plano em ação, é hora de a sua empresa ficar a par de como todo esse plano está sendo recebido pelo público alvo, através do monitoramento das estratégias.

O monitoramento das estratégias pode ser realizado através de algum programa específico de métricas, ou coleta de dados semanal de como andam as vendas, seja em site ou loja física, se for o caso.

Com esses dados, é possível avaliar a recepção do público alvo, frente às novas estratégias adotadas, e pode-se trabalhar já de imediato em pontos de melhoria, se houver.

#Feedback do cliente

Além de realizar o próprio monitoramento, a empresa pode atribuir a seu planejamento de marketing, a coleta de dados do próprio cliente.

Essa coleta pode ser realizada através de pesquisas de participação, onde o cliente coloca sua opinião, frente à questões que envolvam:

  • Qualidade do serviço e/ou produto prestado, se voltaria a comprar, e se tem algum ponto de melhora.

São informações muito importantes, que fornecerão à empresa um parâmetro de como seu produto e/ou serviço está sendo visto pelo público no mercado.

Essa pesquisa de satisfação pode se apresentar nas mesmas mídias que foram escolhidas como forma de divulgação do produto e/ou serviço, ou também, através de e-mail marketing do pós venda.

De qualquer forma, é importante a existência dela.

#Retenção dos clientes

Se ocorrer dos clientes do seu produto e/ou serviço demonstrarem insatisfação, é importante você sempre avaliar o que ocorreu.

Com a globalização das mídias sociais, é comum que os clientes se utilizam de seus perfis na internet, para mostrarem tanto qualidade, quanto a insatisfação frente à produtos e/ou serviços adquiridos.

Ficar atento à pesquisa de sua marca nas redes sociais é muito importante, pois através dela, será possível saber como sua marca está sendo vista.

Se ocorrer a insatisfação, sempre procure observar o que o cliente mencionou e se aquilo procede de alguma forma.

Independente da procedência de uma possível reclamação, é fundamental reter esse cliente. Essa retenção pode surgir através do contato direto, sempre investigando o ocorrido e retornando com uma posição.

Assim, além de demonstrar que há preocupação com o cliente, você conseguirá retê-lo como um cliente fiel, e proporcionar uma boa experiência do atendimento para esclarecimento de intercorrências ocorridas.

Curtiu? Deixe seu comentário para que a gente conheça a sua opinião!

Até mais.

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog