ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Dicas para utilizar o Planejador de Palavra-Chave do Adwords

Todos que alguma vez já anunciou no Google Adwords ou se interessa em mínimo grau por esse assunto, sabe que a base das campanhas de links patrocinados são as palavras-chave.

A partir disso, podemos afirmar que se você deseja estar diante de todas as chances de obter resultados positivos através desse recurso do marketing, será necessário estruturar muito bem as suas listas de palavras-chave.

Provavelmente, você deve estar pensando nas maneiras mais adequadas de criar e estruturar essa lista, não é?

Só por causa disso, nós, aqui do Mestre do Adwords, temos certeza que você já tem a consciência dessa importância, mas queremos lhe ajudar de maneira mais prática.

Então, criamos esse material que lhe entregará relevantes dicas para utilizar o planejador de palavra-chave do Adwords.

Certamente você também já ouviu falar dele, mas talvez não saiba que ele pode efetivamente te ajudar a criar uma boa base de termos poderosos para as suas campanhas Adwords.

Está pronto? Então vem com a gente!

 

Dicas para utilizar o Planejador de Palavra-Chave do Adwords

 

#A Keyword Planner do Google Adwords

Para que não fiquem incógnitas pelo caminho, nós vamos deixar claro do que se trata a Keyword Planner ou o Planejador de Palavras-Chave, ok?

Indo direto ao ponto, basicamente trata-se de uma ferramenta do próprio Google, gratuita para todos os anunciantes do Adwords e usuários que tenham uma conta na plataforma.

A função da ferramenta é abrangente, mas podemos dizer resumidamente que como seu nome sugere, ela ajudará os anunciantes na fase de estruturação de suas campanhas, principalmente, no planejamento das palavras-chave.

O anunciante poderá contar com ajuda para:

  • Expandir suas campanhas que já existem.
  • Criar novas campanhas para a Rede de Pesquisa.
  • Obter ideias de novas palavras-chave, termos e grupos de anúncios.
  • Verificar as performances de determinadas listas de palavras-chave.
  • Maximizar listas ou criar novas com base em antigas.
  • Escolher e definir valores de lances e orçamentos que tenham condições de competir positivamente no mercado.

Tudo claro, então vamos em frente!

#Não tem conta no Adwords?

Sabemos que há a possibilidade de você ainda não ter uma conta Adwords, então recomendamos que você pare por alguns minutos e faça a sua, assim será mais fácil ir aprendendo e aplicando.

Para isso, basta ter uma conta Google, caso não tenha:

  • Vá até o Gmail, crie um email com os dados de quem fará as campanhas no Adwords.

Depois disso, vá até o Adwords e cadastre-se com seu login do Google e siga para o link do Planejador de Palavras-Chave do Google Adwords.

Simples, não?

Olha só, a essa altura é importante responder uma dúvida que muitas pessoas têm quanto à gratuidade do planejador de palavras-chave. Isso acontece porque a plataforma passou por uma leve atualização e algumas mudanças foram implementadas.

Então, saiba que, sim, a Keyword Planner continua sendo gratuita e para todos, o que mudou é que para incentivar os anunciantes do Adwords, o Google passou a diferenciar um pouco os resultados…

Agora quem anuncia, tem campanhas rodando, poderá utilizar o planejador e terá os resultados exibidos com exatidão, já quem ainda não anuncia, verá os resultados como estimativa.

Por exemplo:

  • O anunciante quando pesquisar por um termo para saber qual o volume de busca dele verá um resultado parecido com: Termo X – 300 mil buscas mensais.
  • Já quem não anuncia, terá um resultado parecido com: Termo X – De 150 mil à 300 Mil buscas mensais.

Conseguiu entender? Não é algo que chega a prejudicar, principalmente, porque esse continua sendo um excelente norte.

 

Dicas para utilizar o Planejador de Palavra-Chave do Adwords.

 

#Quais são as vantagens do Planejador de Palavra-Chave do Adwords?

Já vimos acima algumas vantagens que a utilização da plataforma traz à quem a utiliza, porém queremos deixar as coisas ainda mais claras.

Primeiro de tudo é imprescindível que você saiba que os resultados obtidos nas campanhas são bastante influenciados pelas palavras-chave que escolhe, mas não é somente isso que determina seus resultados.

Há também o fator orçamento, perfil do público alvo, movimentação do mercado, cenário, item anunciado, entre outras coisas.

Por outro lado, o planejador te dará vantagens como o fornecimento de dicas de palavras-chave relevantes, estimativa de tráfego por termo e mais.

Se você tem dificuldades em encontrar termos para a sua campanha ou acha que as palavras-chave que encontrou não são suficientes, você deve utilizar a Keyword Planner, pois a partir de uma pesquisa básica de um termo que tem em mãos, a plataforma lhe retornará com milhares de possíveis variações dele, ideias de grupos de anúncios, dentre outras coisas.

Ah! Tem mais, se você quer ter uma visão mais expandida, poderá realizar a pesquisa a partir de um site, página de destino ou categorias.

  • Quer ter escolhas mais assertivas quanto às palavras-chaves que devem entrar na sua lista?

Com o planejador de palavras-chave do Adwords fica simples de resolver, isso porque você terá em mãos dados sobre o volume de busca para cada termo, deixando claro quais têm mais chances de atrair o público do seu negócio.

Nessa base de dados é possível visualizar também o estimativa de cliques, conversões, desempenho da lista de termos a partir de um lance e orçamento específico.

#Dicas para a melhor utilização do Planejador de Palavra-Chave

Depois de saber do grande potencial do planejador do Adwords, a pergunta que não deixa calar é:

  • Quais as recomendações para extrair o melhor dessa ferramenta?

Quer mesmo saber? A gente lhe conta.

#Busca a partir de frase, site ou categoria

Como você viu, dentro da plataforma é possível fazer diferentes tipos de pesquisas, como a partir de frase, site ou categoria.

Essa busca é recomendada especialmente para quem deseja expandir a sua lista de palavras-chave ou encontrar uma nova lista para uma campanha que está sendo criada.

Em caso de expansão, a dica é utilizar a busca para encontrar termos específicos, com baixo volume de pesquisa, mas com maior qualidade de segmentação, pois elas te darão mais chances de gerar conversões.

#Utilizando as tendências e os dados ao seu favor

Se você já tem uma lista de palavras-chave, mas não tem ideia da estimativa de desempenho dela, você pode descobrir tudo pela Keyword Planner.

Claro, dá para colocar uma por uma lá e pesquisar, mas o Google é incrível e pensou em melhorar essa experiência, portanto você pode fazer o upload da sua lista na plataforma e verificar tudo em poucos cliques.

 

Dicas para utilizar o Planejador de Palavra-Chave do Adwords,

 

#Ganhe mais tempo e adquira melhores resultados

Como vimos no caso acima, o Planejador de Palavra-Chave do Google também otimiza o seu tempo, tornado as atividades mais automatizadas.

Esse também é o caso das combinações de palavras-chave para gerar novos termos e ideias.

Utilizando a plataforma você não precisa mais fazer isso manualmente, basta que você combine as suas listas e automaticamente o Adwords lhe dará toda a previsão estatística de desempenho da nova lista criada a partir das combinações.

#Estimativa de custo e desempenho com base no que você tem?

Olha só, se você é dessas pessoas que já fez tudo, o primeiro da turma, foi lá pesquisou tudo manualmente e tem sua lista perfeita de palavras-chave e agora está pensando:

  • “Nossa! Eu vou ter que pesquisar tudo de novo só para saber qual é a estimativa de custo e clique?”.

Calma, não vai não… Fazendo o upload da sua lista pronta, como dissemos acima, o Google Adwords trabalhará e te entregará essas previsões com base não só na sua lista, mas também em sua conta e no lance que selecionou.

 

É isso! Esperamos ter ajudado. Agora chegou o momento de você realizar seus testes e começar a aplicar tudo que aprendeu.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente, deixe sua pergunta nos comentários abaixo ou mande-a através das redes sociais do Mestre do Adwords.

Tenha certeza que nós adoramos te ouvir e ficamos muito felizes quando você nos ajuda a enriquecer o debate à cerca de coisas importantes do nosso mercado. Muitas vezes é através desses contatos que nós ganhamos a oportunidade de enxergar coisas que não víamos antes, através do seu olhar.

Sucesso sempre, até a próxima!

Forte Abraço.

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