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Pinterest para Negócios – 5 Dicas Para Ter o Melhor do Recurso

Pinterest para Negócios? Há, realmente, benefício em atuar nessa rede social? Estas podem ser as perguntas que permearam a sua mente quando você se deparou com o título desse conteúdo.

Bem, logo de início, nós, do Mestre do Adwords, podemos lhe dizer que o Pinterest apresenta boas oportunidade para negócios.

Principalmente, porque trata-se de uma plataforma ainda pouco explorada dentro do marketing digital.

Essa simples característica já escancara algo muito valioso no mundo dos negócios, ou seja, a baixa concorrência, o que lhe entrega quase que imediatamente um maior destaque. Concorda?

Se formos voltar nossos olhos especificamente para a plataforma, diríamos que trata-se de uma rede social com forte potencial de entregar boas experiências aos usuários. Algo de suma importância na construção de uma relação entre marca/público alvo.

Sabendo que essa pode ser uma grande oportunidade que você ainda não está aproveitando, nós resolvemos criar esse conteúdo.

Por meio dele, nós lhe entregaremos mais informações sobre o Pinterest e, claro, 5 dicas para que você possa aproveitar o melhor do recurso, caso tenha interesse em se tornar presente nessa plataforma e evoluir a sua obtenção de resultados.

Preparado para subir mais um degrau rumo ao sucesso? Então vem com a gente, pois temos bastante à te mostrar.

Aproveite e se preciso, faça suas anotações. Talvez, elas sirvam para que você tenha um melhor aproveitamento dos estudos.

 

Pinterest-para-Negócios

 

Afinal, o que é o Pinterest?

O Pinterest é, basicamente, uma rede social de uso livre e gratuito. Por meio de sua plataforma é possível fazer o compartilhamento de imagens, chamadas como “pins”.

Só que de modo diferente de outras redes sociais de fotos, como o Instagram, por exemplo, as fotos compartilhadas no Pinterest é organizada em uma espécie de quadro de inspirações.

Elas podem ser classificadas de acordo com temas, por exemplo:

  • Jogos
  • Hobbies
  • Moda
  • Inspiração
  • Dicas

Enfim, diversas categorias. Os usuários que tiverem contas nessa rede social podem fazer o compartilhamento de conteúdo em formato de fotos e a gestão das publicações de acordo com as categorias de interesse.

É possível tanto publicar, quanto compartilhar as postagens de outros usuários, colocando as imagens que você gostou no seu mural de inspirações, chamados de boards no Pinterest.

Os comentários e outros tipos de interações também são possíveis. O interessante é que a rede social é integrada à outras, como o Facebook e o Twitter.

A plataforma em geral é bastante intuitiva, trazendo boa navegabilidade, além de navegação simples e descomplicada.

Em 2011, a revista Time elegeu o Pinterest como um dos melhores sites do mundo.

Apesar de muitos não terem conhecimento sobre o fato, a rede social está em constante crescimento, recebendo 100 milhões de usuários. Estando o Brasil, no ranking entre os 10 países que mais possui contas registradas.

O Pinterest começou a ser criado em 2009, mas sua primeira versão beta fechada foi disponibilizada no fim do primeiro trimestre de 2010. Ben Silbermann é o idealizador.

A plataforma está disponível em Inglês, Português, Espanhol, Francês, Holandês e Alemão.

 

Pinterest-Negócios

 

Pinterest Para Negócios? – Dados Impressionantes Sobre a Plataforma

Como dissemos acima, o Pinterest vem crescendo ao longo dos anos, reunindo milhares de contas, interações, conteúdos e mais.

Um infográfico, de uma agência francesa chamada 909C, criado a partir de estudos sobre a rede social, aponta:

  • O Pinterest tem 100 milhões de usuários ativos.
  • 80% dos usuários são mulheres.
  • 30% do público da rede social têm entre 25 e 34 anos.
  • 75% dos usuários do Pinterest acessa a plataforma via dispositivos móveis.
  • São mais de 30 bilhões de “pins” gerados na plataforma a cada 6 meses.
  • São em média 54 milhões de conteúdos gerados/compartilhados por dia.
  • Os usuários passam cerca de 98 minutos por mês navegando no Pinterest.
  • O horário de maior movimento compreende o período de 16h às 20h.
  • 23% das vendas feitas através das Redes Sociais são geradas no Pinterest.
  • 21% dos usuários do Pinterest já realizaram compras em lojas através da plataforma.
  • O ticket médio gerado pelos usuários do Pinterest é de $160 dólares.
  • Sephora, Sony, Vogue e outras grandes marcas tiveram seus resultados melhorados em diversos aspectos depois de trabalharem suas ações de marketing no Pinterest. O volume de visitas da Vogue, por exemplo, subiu em 75%, em 6 meses.

O setor de moda e varejo são os mais privilegiados na plataforma de modo geral, mas isso não significa que outros nichos não consigam ter bons resultados.

Independentemente do seu ramo de atuação, se você deseja extrair o melhor do Pinterest para negócios, confira a seguir as 5 dicas que preparamos.

Dica 1 – Crie um Perfil Especificamente de Empresa no Pinterest

A primeira coisa que você precisa fazer é providenciar o seu perfil no Pinterest. Caso você já tenha o seu, verifique se ele é especificamente de empresa.

Se for fazer um, lembre-se de selecionar a opção correta, na página de criação oficial. É muito importante que você inicie suas estratégias com o pé direito, corretamente.

Ter um perfil pessoal para trabalhar o marketing do seu negócio, sem dúvidas, não é a melhor escolha.

 

pinterest-analytics

 

Dica 2 – Busque Inovar e Surpreender com Suas Fotos

O foco principal do Pinterest são as fotos, você já sabe disso, certo? Então também deve saber que o público dessa rede social é muito exigente com relação as imagens.

Não será qualquer foto que conseguirá surpreender ou chamar a atenção desses usuários, por isso, busque inovar, oferecer conteúdo de muita qualidade gráfica e de visão diferenciada.

Dica 3 – Criatividade É Essencial

Como em qualquer outro canal de comunicação, para fazer sucesso, não basta ser só mais um em meio à tantos.

Só que no caso do Pinterest, uma rede social de bastante apelo visual, você precisará ir além para ganhar a atenção do seu alvo.

Por isso, a criatividade é essencial na hora de criar conteúdos que serão compartilhados na rede.

Use a abuse de infográficos, fotos com ângulos diferentes, muita cor e formatos.

Dica 4 – Estude Sei Mercado na Rede

Apesar da concorrência não ser tão alta, quanto nas outras redes sociais, ela existe sim.

Este fato seria o bastante para te aconselhar a estudar seu mercado no Pinterest, mas o único motivo não é ver com quem você está disputando.

Na verdade, estudar seu mercado em uma rede que você é um novato lhe ajuda a descobrir quais são as melhores formas de agir.

O que lhe entrega mais chances de alcançar resultados interessantes e positivos.

Dica 5 – Verifique As Métricas

Talvez você não saiba, mas o Pinterest tem uma ferramenta que aponta o seu desempenho através de relatórios de métricas.

E uma coisa que certamente você sabe é que o sucesso de uma estratégia está intimamente ligado à análise constante de métricas. Certo?

Então não deixe de medir o desempenho de suas ações, isso lhe ajudará a seguir pelo caminho certo.

 

É isso! Esperamos ter lhe ajudado. Ficou alguma dúvida? Escreva para nós.

Forte Abraço.

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