ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

Você sabe quais são as penalizações do Google? – Entenda Tudo

Muitos profissionais do marketing digital, senão a maioria, têm medo das penalizações do Google.

Afinal, quase sempre, elas representam perdas nos resultados e impactam diretamente nas estratégias de SEO.

Só que o mais interessante dessa situação não é o temor comum e sim o fato de que grande parte desses profissionais não sabem exatamente quais são essas penalizações do Google.

É claro que com essa falta de conhecimento, a visibilidade quanto a identificação das punições e as soluções para resolver o problema, acaba ficando bem comprometida.

Se você também tem dificuldades para entender porque foi punido pelo Google e como se recuperar do impacto, esse conteúdo foi feito especialmente para lhe ajudar.

Nós, do Mestre do Adwords, iremos lhe apresentar cada uma das penalizações e como elas podem impactar as suas estratégias e, consequentemente, resultados.

Preparado? Então vem com a gente!

A Surpresa das Penalizações do Google

quais são as penalizações do Google

Atualmente, vivemos em um momento em que as boas práticas já são bem conhecidas em meio às pessoas que trabalham com o marketing digital em geral.

Então, é comum ver profissionais dizendo que a penalização do Google os atingiu como uma surpresa, daquelas bem negativas.

Em um dia, tudo estava indo bem. Você criou seu site, definiu bons termos, criou conteúdos relevantes e, então começou a receber bastante tráfego qualificado, o que impulsionou suas conversões.

Só que aí, em mais um belo dia, as visitas começaram a sumir, o tráfego foi embora e os resultados também.

Você pensa:

  • O que eu fiz de errado?
  • Será que o interesse do meu público saturou?
  • Tenho um concorrente novo e não percebi?
  • Houve um problema grave no meu setor ou com a minha marca?

Natural! Certo?

Então depois de verificar vários pontos, em um insight, você resolve olhar o ranqueamento de algumas palavras-chave.

É nesse momento que você quase se desespera. Afinal, o resultado não poderia ser mais nítido.

O Google sumiu com seu site nos resultados de busca, onde, inclusive, você figurava entre os primeiros do ranking.

Em outros termos, seu site simplesmente despencou, sem um motivo aparente.

E agora? Será o fim de um projeto excelente?

Calma! Não é bem assim.

Muito provavelmente seu site está sofrendo com uma penalização do Google e, por isso, perdeu tantas posições.

Só que antes de você pensar em como solucionar o problema é necessário que você conheça com o que está lidando.

O que São e Quais São as Penalizações do Google?

Você sabe quais são as penalizações do Google

As penalizações do Google são como qualquer outra, ou seja, uma punição por ter detectado uma ação equivocada, um erro ou até mesmo algo visto como danoso, à fim de “enganar” os mecanismos.

No caso do Google, algo que o seu site tenha executado fora das regras estipuladas e que, eventualmente, pode prejudicar o usuário ou impulsionar seus resultados artificialmente, através de violação ou manipulação.

Então, se você aplicar uma estratégia que seja vista como especificamente para atrair resultados e não para “ajudar” os usuários, seu site pode ser punido por praticar black hat.

Geralmente, há dois tipos de verificações aplicadas pelo Google para aplicar penalizações. Denominadas de:

  • Manual: Quando uma punição manual é aplicada ao seu negócio, você recebe uma notificação, onde lhe é explicado os motivos pelo qual isso ocorreu. Esse tipo de penalização, geralmente, parte de uma ação individual, ou seja, de um funcionário da marca.

 

  • Automática: A penalização automática é mais complexa, pois é feita pelos robots do Google que analisa todo o conteúdo. Se for encontrado algo que fere as regras dos mecanismos, a penalização é aplicada automaticamente e dificilmente você recebe instruções sobre o que há de errado em seu site.

O grande complicador dessa situação é que as penalizações do Google não são conhecidas oficialmente. Apenas, sabe-se que a verificação é feita de duas formas. E a partir da detecção de violações ou manipulações são aplicadas “sanções”, onde o site sofre perdas como consequência de seu mal comportamento.

Apesar disso, nós temos como entender de forma clara alguns pontos, principalmente, tendo como base o manual de boas ações da Google e os relatos de profissionais que foram punidos.

Então, se o Google lhe puniu, provavelmente, dependendo do nível de gravidade da sua ação, você poderá:

  • Ter perda no Page Rank.
  • Cair 30 posições no resultado das buscas.
  • Cair 50 posições no resultado das buscas.
  • Perda de 950 posições no resultado de buscas.
  • Ter a página bloqueada na indexação do buscador.
  • Ter o site inteiro bloqueado via domínio na indexação do buscador.

Embora essas já sejam punições graves, ainda há outras possibilidades, como o Google dificultar que novos conteúdos ou páginas do seu site sejam indexados e posicionados nos resultados de pesquisas.

Você pode estar querendo saber como detectar que o site está sob o impacto de uma penalização do Google, certo?

Então vem descobrir!

Como eu faço para descobrir que fui penalizado pelo Google?

Você sabe quais são as penalizações do Google.

Como há diferentes punições, muitas vezes, fica complicado detectar que, por exemplo, a diminuição do seu volume de tráfego trata-se de uma punição do Google.

Embora, o tráfego seja a principal área afetada quando há penalização. Junto a ele, há alertas no Google Webmasters, queda acentuada no ranqueamento e, claro, maior dificuldade em indexar novos conteúdos e páginas.

Se você não recebeu nenhuma notificação ou instruções para solucionar possíveis falhas é melhor investigar.

Então, para que você consiga descobrir qual a raiz do seu problema e se trata-se mesmo do efeito de uma penalização, é importante sempre estar alerta.

O grande primeiro sinal de que o seu site sofreu uma sansão do Google é a perda brusca de resultados, sem um grande motivo ou mudança aparente.

Então, tenha como sua aliada as ferramentas de análise de desempenho, verificando as métricas com frequência. Elas poderão lhe deixar claro se isso, realmente, está ocorrendo e qual foi o momento exato que essa perda foi detectada.

Também é muito importante que você fique atento às atualizações do algoritmo do Google. Afinal, é por meio deles que os parâmetros para punições são estabelecidos ou reestabelecidos.

Se você perceber que o seu site ou página caiu muito, logo após uma atualização do algoritmo, desconfie, pois o problema provavelmente está ligado à esse acontecimento.

Se ao verificar as suas métricas e atualizações e nada de muito expressivo for identificado, ou se você deseja ter mais embasamento nessa apuração:

  • Faça pesquisas no buscador: Pegue o domínio do seu site inteiro e coloque no buscador entre aspas, dessa forma: “site:seudomínio.com.br”. Se o seu domínio estiver no retorno das buscas a notícia é ótima, ele não foi eliminado das SERPS.

Agora, se ele não estiver relacionado nos resultados de buscas, certamente, ele foi desindexado.

Não se desespere! Vá até as suas plataformas e verifique se não foi você mesmo que bloqueou a indexação. Se esse foi o caso, provavelmente, seu problema foi resolvido.

Agora, caso não tenha sido uma desindexação por acidente ou falta de atenção, então pode ser que seu site tenha sofrido uma punição, ao qual ele foi excluído do retorno de buscas do Google.

Para entender a gravidade da punição, faça uma nova pesquisa. Agora colocando apenas: “seudominio.com.br”.

Se no resultado das buscas estiver suas páginas, incluindo, por exemplo, as mídias sociais, há chances de que a penalização aplicada à você tenha sido menos grave.

  • Vá ao Google Webmasters Tools: O seu site pode estar indexado, mas ainda continuar com problemas, não recebendo o mesmo volume de tráfego como de costume, por exemplo. Nesse caso, vá ao Webmasters Tools e mapeie seu site em busca de erros.

É tudo muito simples, mas é preciso que você já tenha instalado o código do Analytics no seu site. Ok?

Vá até a plataforma, encontre o menu “Erros de Rastreamento” e selecione-o.

Aguarde alguns instantes que a ferramenta lhe retornará com um relatório, informando se há problemas e informações para solucioná-los.

Sem dúvidas, após essas ações, você terá total certeza se o mal momento do seu site é consequência de uma punição do Google ou não.

Não há porque se desesperar! Se você for punido, ainda há solução, embora o ideal seja agir em prevenção. Ok?

Em breve, nós, do Mestre do Adwords, iremos lhe oferecer um conteúdo sobre como solucionar possíveis penalizações, você também irá entender porque o Google, provavelmente, lhe puniu.

Fique atento!

Esperamos que tenha curtido esse conteúdo.

Dúvidas? Escreva para nós.

Até breve.

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog