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Palavras-Chaves Adwords – Como Fazer o Monitoramento?

Se você trabalha com Adwords ou tem alto interesse em começar a trabalhar em uma das plataformas de links patrocinados mais poderosas do mundo, esse artigo é para você.

Isso porque, muito provavelmente, você já tem diversas informações sobre a plataforma, mas talvez não saiba que para alcançar altos patamares em resultados no Adwords, você deve executar algumas tarefas importantes.

Uma delas é o monitoramento das palavras-chaves Adwords, ou seja, os termos que você escolheu para basear os seus anúncios.

Se você não conhece essa função no Adwords, saiba que quando conhecer vai ficar ainda mais empolgado para começar ou para continuar utilizando a plataforma.

 

Palavras-Chaves Adwords – Como Fazer o Monitoramento,

 

Enfim, meu intuito é te contar como melhorar o desempenho de suas campanhas com a ajuda do monitoramento de palavras-chaves Adwords.

Ficou interessado? Então vamos lá?

 

Palavras-Chaves Adwords – Relatórios de Monitoramento?

Se você não conhece os relatórios de monitoramento do Adwords, infelizmente, preciso lhe dizer que você pode estar perdendo muitas chances de elevar o seu negócio em níveis jamais alcançados.

A notícia boa é que se você chegou até aqui, você obterá todas as informações a respeito e nunca mais perderá, se quer, uma oportunidade.

Bom, os relatórios de monitoramento do Adwords são o que o próprio nome já diz. Documentos cheios de dados relevantes sobre o desempenho da sua campanha.

Esses dados são extremamente valiosos, pois eles te proporcionam uma visão ainda mais expandida de como o seu público alvo está se comportando com relação a sua campanha.

Entre os dados entregues por esses relatórios estão:

  • CTR
  • Número de visitas
  • Perfil do tráfego
  • CPC Médio
  • Índice de Qualidade

Entre outras coisas que podem lhe mostrar claramente pontos a serem melhorados ou mantidos.

Claro, são diversos os tipos de relatórios e um deles é o de palavras-chaves Adwords, que vamos explorar um pouco mais ao longo desse conteúdo.

 

Palavras-Chaves Adwords – Como Fazer o Monitoramento.

 

Palavras-Chaves Adwords – Visualizando Dados Poderosos

Como eu já lhe disse no começo do material, se você tiver o objetivo de conseguir alçar voos cada vez mais altos com o Adwords, você deve se preocupar em realizar melhorias em sua conta gradativamente.

Principalmente, no que diz respeito ao monitoramento do desempenho das palavras-chaves escolhidas por você na formulação de sua campanha e do status do seu anúncio.

A primeira coisa que você deve fazer para começar a ter acesso a esses dados poderosos que o Adwords te disponibiliza é:

  • Login: Realizar uma sessão em sua conta Adwords.
  • Menu Campanhas: Espere carregar e vá até a parte superior da tela, procure pelo “menu campanhas” e clique nele.
  • Anúncios: Depois de clicar no “Menu Campanhas”, irá abrir um novo menu, clique na opção “Anúncios”, centralizado no site.

Depois de fazer esses 3 passos simples, você visualizará dados sobre o desempenho do seu anúncio por meio das seguintes colunas:

  • CPC Médio: Se você conhece um pouquinho sobre a plataforma de links patrocinados do Google, sabe do que se trata essa sigla, não? Mas como eu não tenho certeza em que nível de conhecimento do Adwords você se encontra, prefiro deixar bem claro o que esses dados querem dizer. O CPC médio não é o CPC, ou seja, custo por clique que você viu no momento em que escolheu a palavra-chave, àquele se refere ao CPC máximo. Enfim, o CPC médio é o valor médio que o Google cobra de você quando há um clique no seu anúncio.

O CPC médio é calculado por meio de uma conta simples:

(Soma do Valor Financeiro total dos Cliques) / (Volume total de cliques) = CTR

Entendeu? Mesmo assim, quero te mostrar um exemplo prático.

  • Vamos imaginar que a soma do seu custo total com os cliques recebidos em seu anúncio foi R$2,00.
  • Contabilizando todos os cliques, você percebeu que recebeu 3 cliques, um que custou R$1, outro que custou R$40 e outro que custou R$60.

Fazendo a conta, ficaria mais ou menos assim:

(R$2,00) / (3) = 0,6667

Ou seja, seu CPC Médio, com relação a esses cliques, seria 0,6667. Ok? Tudo entendido?

 

Palavras-Chaves Adwords – Como Fazer o Monitoramento

 

  • CTR: O CTR ou a mais conhecida Taxa de Cliques refere-se ao desempenho do seu anúncio com base no número de vezes que o seu anúncio foi exibido pelo número de vezes que as pessoas clicaram depois de visualizá-lo. Geralmente, o Google considera como um CTR ruim, quando os resultados apresentados estão abaixo de 1% na rede de pesquisa. Isso, basicamente, significa que o seu anúncio está com baixo índice de qualidade na segmentação. Se preocupe em melhorá-lo.

 

  • Status: São diversos os tipos de status apresentados para anúncios, entre eles estão o “Qualificado”, o “Em Revisão”, “Pendente”, entre outros. Geralmente, eles indicam se o seu anúncio está em exibição ou não, caso haja algum problema, o status também pode lhe entregar muitas informações sobre o que está ocorrendo.

 

Pronto! Agora você já sabe como visualizar dados poderosos sobre os anúncios, mas ainda precisamos ver como verificar o desempenho das palavras-chaves, não é mesmo? Então verifique tudo agora mesmo.

 

Palavras-Chaves Adwords – Visualizando o Desempenho

Para ter acessos aos dados que indicam o desempenho de suas palavras-chaves Adwords, você precisa executar as seguintes etapas:

  • Acesso: Acesse a sua conta na plataforma Google Adwords.
  • Menu: Vá até ao menu denominado “Campanhas” e clique nele.
  • Palavras-Chaves: Depois de ir até o menu Campanhas e clicá-lo, você verá novas abas, procure por “Palavras-Chaves” e clique sobre ela.

Assim que você terminar de executar esses passos simples e muito fáceis, você terá acesso a dados incríveis sobre as suas palavras-chaves. São eles:

  • CTR: Como eu te disse acima, o CTR é um modo de o Google avaliar como está o desempenho de suas palavras-chaves. Como na regra do anúncio, quando o resultado exibido for menor que 1%, isso indicará que a palavra-chave em questão poderá ser melhor otimizada. Esses dados podem lhe ajudar a melhorar a qualidade da sua palavra-chave e excluir as que não te trazem nenhum retorno positivo, consequentemente, melhorando a sua segmentação.

 

  • IQ: O IQ ou mais conhecido índice de qualidade é o que monitora a efetividade das suas palavras-chaves. Para ter acesso a esses dados, você precisará ativá-lo na plataforma no menu “configurações de atributos”, caso a sua conta seja nova, uma vez que por um novo padrão adotado pelo Google passou a desativar essa opção.

 

  • Status: Esse é o Status sobre a exibição de sua palavra-chave, se ela está qualificada ou suspensa, por exemplo. Ao visualizar, você verá que um pequeno balão de notificação aparecerá ao lado da palavra-chave, para visualizar mais detalhes sobre o status exposto, ou informações mais aprofundadas sobre a palavra-chave em questão, basta clicá-lo.

Dica extra: Quer verificar as informações de diversas palavras-chaves de uma só vez? Então basta localizar o menu “detalhes da palavra-chave” e depois clicar em “diagnosticar palavras-chave”.

Antes de finalizar é importante ressaltar que diversos fatores internos e externos podem modificar o resultado de desempenho de suas campanhas, por isso, é importante analisar todos os dados do relatório com cuidado.

Por exemplo, se você tiver lançando um novo produto especial, a sua campanha pode ter alto volume de cliques ou visualizações, o que não é necessariamente um resultado comum, pois ele está sendo influenciado por uma ação externa.

Captou a ideia? Espero que sim.

Estamos chegando ao fim de mais um conteúdo e o meu desejo é que ele tenha sido grandiosamente relevante para você, que as suas necessidades e expectativas quanto ao assunto tenham sido supridos.

Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato comigo através dos comentários abaixo ou pelas minhas redes sociais. Será um enorme prazer para mim, poder contribuir com você, solucionando possíveis dúvidas e questionamentos relevantes.

Compartilhe esse conteúdo e ajude a disponibilizar informações de qualidade com todos que se interessarem. Conto com você!

Desejo-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí.

Forte Abraço.

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