ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

Dicas de palavras-chave para anúncios

A escolha certa de palavras-chave é o requisito fundamental para que seus anúncios na plataforma do Google Adwords cumpram com o objetivo estabelecido por você.

Isso irá acontecer devido à importância dessa escolha, já que se feita de forma incorreta fará com que o público alvo não consiga ver o seu anúncio.

Certamente, você faz milhares de buscas todos os dias e para encontrar a informação que deseja, você precisa digitar uma frase ou um termo que tenha relação direta com o assunto de seu interesse, correto?

Pois bem, essa ação é uma via de mão dupla. Se do lado de cá será necessário que você informe o termo que deseja, porém do outro lado que está gerando informação, precisa usar os mesmos termos de buscas, ou pelos menos os relacionados para que ele apareça nos seus resultados.

Parece algo muito difícil de entender, mas é dessa exata forma que o algoritmo do Google funciona, tanto para buscas orgânicas, como para links patrocinados, o que é o caso dos anúncios na plataforma do Adwords.

Aí pode surgir uma dúvida:

  • Como escolher as palavras-chave corretas para meus anúncios?

E nesse ponto entra a missão do blog do Mestre do Adwords! Nós vamos te dar algumas informações incríveis e totalmente aplicáveis sobre esse assunto.

Separamos, com exclusividades, dicas de palavras-chave para que você use em seus anúncios e conquiste resultados muito mais expressivos.

Vamos lá?

 

Dicas de palavras-chave para anúncios

 

#1 – Pense com a cabeça de seu cliente

Você terá que pensar com a cabeça de seu cliente, na verdade, de seu público alvo, afinal, seu objetivo em anúncios é fazer com que eles se tornem clientes fiéis de sua marca, correto? Então, o primeiro passo é entender qual o interesse dele em seu segmento.

Se você for uma empresa de um produto só, deverá encontrar qual o perfil de usuário que tem interesse no que você está apresentando e a forma com que ele se comporta nas redes sociais.

Já se você trabalhar com diversas categorias, será necessário que você faça esse estudo e esse levantamento uma a uma, afinal cada uma delas terá uma quantidade de palavras-chave e buscas específicas.

Vamos supor que você tenha uma loja virtual que vende tênis. Então, você provavelmente terá uma linha de tênis para homens, outro para mulheres e outra para crianças, correto?

Sua missão é achar as melhores palavras-chave para cada uma delas, pois só assim é possível criar anúncios mais focados no interesse de quem está buscando.

 

#2 – Segmentação de palavras-chaves de forma mais focada

Você pode achar que dentre as dicas de palavras-chave, esse tópico está extremamente óbvio, já que no anterior falamos em segmentação por categoria.

Na realidade, o que você precisa entender é que quanto mais você afunila o uso dos termos de pesquisas, maiores são as chances de você converter, afinal você estará entregando a exata informação que o usuário precisa.

Vamos usar o mesmo exemplo do item anterior, você vende tênis pela internet para mulheres, homens e crianças. Dentre esses tipos, você terá vários modelos específicos.

Então, você pode segmentar como tênis para basquete ou tênis de corrida, isso fará que apenas veja os seus anúncios usuários que estão procurando por tênis de basquete ou de corrida.

Concorda que as chances de conversão são muito maiores?

Só que ainda vale uma ressalva, lembre-se de que quanto mais específico for o uso dos termos de pesquisa, menores são o número de pessoas que verão o seu anúncio, afinal você está filtrando o interesse. Então, tome muito cuidado nessa escolha para não acabar perdendo audiência por uma segmentação mal feita.

 

Dicas de palavras-chave para anúncios ,

 

#3 – Usar palavras-chave abrangentes atrai muitas pessoas

Uma outra forma de conseguir volume de cliques e até mesmo apresentar a sua marca de uma forma mais frequente é fazer o uso de palavras-chave mais abrangentes.

Isso fará com que seu anúncio tenha um alcance muito maior de pessoas, porém corre-se o risco de ter uma quantidade de pessoas desqualificadas e que não estão aptas para se tornarem um cliente em potencial e mais, você ainda abrirá espaço para que “erros” possam ocorrer… Por exemplo, a pessoa digitar uma palavra X e o anúncio mostrar o resultado de uma relacionada que não tenha relação direta.

O jeito será você testar. Faça um levantamento e selecione uma lista de palavras-chave que sejam abrangentes, mas que tenham relação direta com o seu negócio. Prepare o anúncio e coloque para rodar. Vá avaliando o desempenho e como tem sido os resultados, pois apenas dessa forma você conseguirá encontrar quais os termos que te trazem algum retorno e quais são aqueles que não vale a pena usar.

Atente-se também em não duplicar o uso da mesma palavra-chave em anúncios diferentes, pois além de gerar concorrência direta em sua campanha, o Google está sempre de olho nisso.

 

#4 – Crie grupo de anúncios com semelhanças

Para conquistar mais relevância em seus anúncios, crie grupos de palavras-chave semelhantes, pois elas serão capazes de potencializar a impressão de seus anúncios com base nas pesquisas de interesse do usuário.

O funcionamento da lista de semelhança é muito simples de entender. Seria o mesmo de você anunciar com o termo “tênis feminino” e na lista também conter os termos “tênis para mulheres” ou “tênis baratos femininos”. Isso torna seu anúncio mais abrangente, aumentando também as possibilidades de ele ser visto.

Só tome cuidado para que a semelhança não acabe tornando o seu anúncio abrangente demais e, com isso, elevando a taxa de cliques inválidos.

Atenção aos detalhes, a inclusão precisa levar em conta a semelhança da palavra-chave, então precisa seguir a mesma linha proposta no anúncio, senão você não conseguirá obter a relevância que tanto precisa.

 

#5 – Quantidade certa de palavras por anúncio

Quando criar um anúncio no Google Adwords, terá a opção de criar uma lista de palavras-chave para serem exibidas em seu anúncio. A plataforma permite que você use a média de 20 termos de busca, então aproveite para escolher termos coesos e que fazem relação direta com os produtos ofertados.

Nossa dica é que você mantenha uma média de 14 palavras-chave por anúncio, pois menos você estaria desperdiçando um espaço importante e já mais que isso, abre demais o leque de possibilidades e você pode acabar tornando os resultados desqualificados.

Planeje e garanta que todos os termos atribuídos tenham relação direta com o objetivo do anúncio, ok? É melhor criar diferentes anúncios do que sobrecarregar um único com informações demais.

Nesse momento, cabe o estudo de concorrência de palavra-chave para entender quais são as melhores, as de alta relevância, longtail e até mesmo as palavras-chave negativas.

 

Dicas de palavras-chave para anúncios ,,

 

#6 – Não se esqueça das palavras-chave negativas

Nesse último tópico das dicas de palavras-chave para anúncios, vamos falar sobre as palavras-chave negativas, que são esquecidas por muitos anunciantes, fazendo com que seus anúncios tenham uma quantidade considerável de cliques inválidos.

Já falamos sobre palavras-chave negativas aqui no blog, dá uma conferida no artigo completo, mas queremos exaltar a sua importância, pois é uma forma de segmentar e informar que a exibição não deve ser efetuada para algumas palavras pontuais, independente da grafia parecida ou correspondência semelhante.

Nunca se esqueça de atribuir, isso irá valorizar seus resultados.

 

Todas essas dicas de palavras-chave para anúncios irão colaborar para quer seja possível construir campanhas mais engajadas e interessantes para que os resultados aconteçam de forma fluída.

Ficou com alguma dúvida? Pergunte para a gente, que teremos o prazer em lhe ajudar.

Até a próxima!

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog