ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Palavras-chave negativas: Como obter uma melhor otimização?

Estratégias de marketing digital que visam melhores resultados em links patrocinados ou em posicionamento orgânico, então sempre com os olhos voltados para as palavras-chave, não é mesmo?

Serão elas as responsáveis por levar a informação do seu conteúdo ou anúncio a quem deseja ver, por isso, merecem atenção especial no momento do planejamento.

Você precisa ter em mente que o usuário que está buscando alguma informação, seja para obter conhecimento ou para comprar um produto, utilizará um termo de pesquisa que se relacionará diretamente ao assunto de interesse.

É exatamente esse caminho que você precisa encurtar para garantir que a informação seja passada para quem tem real interesse.

Em outros conteúdos desse blog, já tocamos muito no assunto sobre palavras-chave negativas, bastante utilizadas em anúncios do Google Adwords para garantir que não ocorra uma impressão incoerente com a busca.

Isso fará com que seu orçamento não sofra descontos desnecessários, deixando que a sua verba fique destinada aos usuários com maiores chances de conversão.

A utilização dessa estratégia se faz fundamental para anunciantes que desejam garantir que seu orçamento seja utilizado de forma adequada, por isso, o blog do Mestre do Adwords preparou um material rico em informações sobre como obter uma melhor otimização através da escolha correta das palavras-chave negativas.

Vem com a gente!

 

negativar palavras

 

O que são palavras-chave negativas?

Sabemos que muitos aqui estão dando os primeiros passos dentro de uma estratégia de marketing digital, então não queremos deixar dúvidas pelo caminho…

As palavras-chave negativas são palavras ou termos de buscas que indicam quando o seu anúncio NÃO deve ser exibido. É como se você dissesse ao Google:

  • “Olha, quando o usuário procurar por tal termo, não exiba meu anuncio, pois esse assunto não tem relação com o item que estou anunciando, tá ok?”

O Google Adwords é uma plataforma excelente e visa sempre melhorar a experiência de seu usuário, sendo assim, ele costuma exibir resultados para pessoas que procuram por um termo específico ou relacionado. Como o robot é um sistema, muitas vezes, ele não consegue ler com 100% de precisão e acaba exibindo suas campanhas para termos que não tem um sentido relacionado, entende?

Vamos supor que você vai anunciar sua marca de roupa que é voltada para o público masculino, ou seja, em sua linha não há peças femininas.

Se você anunciar apenas “camisetas baratas” ou “calça jeans em promoção”, com toda a certeza, a exibição ocorrerá com variações do tipo: “camisetas femininas baratas” ou “calça jeans femininas em promoção”.

Pode até ser que seus anúncios tenham um elevado número de cliques, mas no final, as conversões vão deixar à desejar, pois estará lidando com um público que não é o seu.

Demos esse exemplo simples para que você consiga entender, mais ou menos, o funcionamento da plataforma e entenda, a real importância da utilização da negativação das palavras-chave.

Muitos anunciantes acabam deixando passar esse ponto e desperdiçam uma porcentagem considerável do orçamento com cliques que não irão gerar conversão.

Agora, você já sabe e não irá mais cometer esse erro, não é mesmo?

A pergunta que fica é:

  • Como otimizar corretamente minhas palavras-chaves negativas?”.

Separamos alguns truques para você!

 

Como otimizar a escolha de palavras-chave negativas?

Essa dúvida está presentem em 70% dos anunciantes, pois realmente é difícil encontrar quais os termos certos para negativar.

A grande dúvida sempre gira em torno de ter a certeza de que aquela palavra está contribuindo negativamente para o desempenho do anúncio, afinal quanto mais você negativa, mais você está segmentando a exibição.

Queremos que você tenha claro em sua mente que é muito importante que você utilize palavras-chave negativas em qualquer campanha Google Adwords, independente do nicho, da empresa ou do produto.

Temos 2 dicas importantes que vão te ajudar a determinar quais as melhores:

 

gráfico Palavras-chave negativas

 

1º Dica – Evite termos muito genéricos

Você pode pensar que a utilização de um termo muito genérico irá atrair mais atenção para as suas campanhas, pois elas serão exibidas uma quantidade de vezes muito maior do que quando você segmenta ou restringe a exibição. Isso até pode acontecer…

Sendo genérico, você vai olhar para as métricas de sua campanha e vai perceber um número de exibições e de cliques bastante inflados, porém se você prestar atenção apenas na taxa de conversão, irá perceber que ela está lá em baixo, não é mesmo?

Isso acontece devido ao seu anúncio estar sendo exibido para muitas ramificações diferentes, ou seja, usuários que tem diversos interesses estão tendo contato com seu anúncio, achando que ele é a solução do que estão procurando.

Quando eles clicam e acessam o seu site, percebem que não é bem aquilo que achavam e acabam retornando às buscas, isso coloca sua taxa de conversão lá em baixo, enquanto você está pagando por clique, ou seja, você está pagando e não está tendo retorno.

Foque em trabalhar termos que tem relação direta com o objetivo de seu anúncio, assim você terá mais chances de conversão, por estar mostrando a publicidade para um público alvo que tem real interesse no assunto.

 

alvo certo

 

2º Dica – Observe o relatório de pesquisas do Google Adwords

Uma segunda forma de você identificar as melhores palavras-chaves negativas para serem utilizadas em sua campanha seria trabalhando com o relatórios de pesquisas que a própria plataforma do Google Adwords dará para você.

Esse relatório consegue te mostrar com bastante precisão quais são os termos que os usuários pesquisaram e que o levaram até seu anúncio, incluindo a forma com que as palavras foram escritas.

Se você selecionar um período de 20 dias, por exemplo, conseguirá observar o volume de vezes que cada palavra-chave foi utilizada e também será possível identificar quais delas não fazem relação com seu anúncio para que possam ser excluídas por completo da exibição.

Para encontrar esse relatório, acesse:

  1. Guia de palavra-chave;
  2. Detalhes de palavra-chave;
  3. Termos de pesquisa;
  4. Todos
  5. E por fim, o período que deseja visualizar.

Isso lhe dará um panorama completo sobre os caminhos que os usuários têm feito para visualizar o seu anúncio. Se você se deparar com algum termo que não faz qualquer relação com seu objetivo, basta clicar em um botãozinho cinza que aparecerá ao lado dela e selecionar a opção “Adicionar à lista de palavras-chave negativas”.

Pronto, você verá que que tais termos não irão mais consumir a verba de suas campanhas, pois não serão mais utilizados como critério de exibição.

Fazendo isso várias vezes, você terá uma lista de palavras-chave negativas que poderão ser usadas em uma ou mais campanhas, a depender de seu interesse e objetivo.

O que aconselhamos é que, para cada nova campanha criada, você faça uma lista focada em seu objetivo, pois assim conseguirá ter uma performance melhor de seus anúncios.

Monitorar é sempre a melhor opção, pois às vezes temos opiniões equivocadas que fazem nossas campanhas não terem o desempenho que planejamos. Então, de tempos em tempos, analise esses termos e faça uma limpeza naqueles que não têm um bom posicionamento, isso irá refletir diretamente em seus resultados.

 

Se você deseja obter mais informações sobre o assunto, aqui mesmo nesse blog é possível encontrar outros artigos relacionados e, assim, aprimorar seus conhecimentos sobre o tema.

Aproveite para ficar de olho em nossas redes sociais e em nosso canal do Youtube que estão sempre recheados de novas informações.

Ficou com alguma dúvida ou tem algo para nos perguntar? A hora é essa e a gente quer te ouvir!

Escreva para nós.

Agradecemos a visita e volte sempre.

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