ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Página de Checkout – Como Trabalhá-la para Converter Mais

A página de checkout é aquela destinada ao processo final da conversão, geralmente, muitos usuários acabam desistindo da compra nessa etapa, abandonando os carrinhos e deixando as marcas malucas.

O mais intrigante é que eles demonstraram interesse, foram captados, fizeram todo o processo de escolha, fora vencidos nas principais barreiras de objeções e na hora mais simples de finalizar… Nada!

Afinal, porque será que depois de passar por todos os processos, esses potenciais clientes vão embora, sem mais, nem menos?

Bem, há diversos motivos para tal, mas grande parte do problema pode ter uma única culpada, a página de checkout.

Ou melhor, a má diagramação e estratégia equivocada dessa página tão importante para qualquer negócio.

É imprescindível que você saiba que todos os elementos dessa página são responsáveis pelo direcionamento do potencial consumidor à última etapa do funil de conversão.

Obviamente, nem todo mundo tem essa consciência e o resultado disso é uma página de checkout feita sem muito critério, culminando em altas taxas de abandono de carrinho.

É, por isso, que nós, do Mestre do Adwords, criamos esse conteúdo. Nós queremos lhe ajudar a entender como trabalhar a página de checkout para converter mais.

Vamos juntos nessa?

 

checkout-elementos

 

#Etapas de progresso visíveis

A primeira coisa que você precisa saber para criar uma página de checkout otimizada para conversão é que o seu potencial consumidor, muito provavelmente, não suporta ficar preenchendo todos os seus dados para conseguir finalizar a compra.

Então, se você criar etapas longas e aparentemente sem muito objetivo, certamente ele irá embora.

Para tornar essa fase mais agradável ao seu usuário, busque deixar claro e visível quantas etapas faltam para ele finalizar a compra.

Isso transmitirá a ele uma mensagem de que o processo é mais simples e que está próximo de ser finalizado, bastando apenas mais alguns minutos de preenchimento.

Óbvio, não precisa exagerar também, criando dezenas de etapas, formulários enormes, pois desse modo, nem um indicador de etapas vai conseguir evitar o abandono do carrinho.

Lembre-se! O tempo é muito precioso para perdê-lo preenchendo formulários sem sentido.

Pedir muitas informações pessoais dos usuários também pode levá-los à desconfiarem de sua marca.

#Formas de pagamento disponíveis

Não oferecer as mais variadas formas de pagamento é um outro grande erro que os sites cometem e que acabam culminando na desistência da compra.

Pesquisas desse segmento apontam altas taxas de desistência por conta disso, deixando o usuário frustrado e até mesmo resistente à voltar em um outro momento ao mesmo site.

Se você está vendendo algo, deve estar preparado para receber os mais diferentes tipos de pagamento, caso contrário essa será uma barreira forte e alta para o aumento das suas conversões.

Procure sempre deixar disponível os pagamentos via boleto, cartões de crédito das mais variadas bandeiras, débito, transferência bancária e obviamente, os pagamentos por plataformas digitais, como o Paypal, PagSeguro e outras.

 

checkout-onepage

 

#Síntese da compra

Depois que o potencial cliente fez todo o processo de cadastro, selecionou o método de pagamento, é natural que ele queira rever o seu pedido para então confirmar se está tudo correto.

Isso acontece, principalmente, se o processo de cadastro foi mais longo, o levando a ter dúvidas do que ele realmente escolheu.

É por conta disso que é tão importante oferecer a ele uma síntese da compra, ou seja, um resumo geral dos itens que ele irá adquirir.

Óbvio, esse resumo deve estar na página de pagamento, de modo bem visível, com foto, preço, cor e tamanho, caso houver.

Essa simples informação entrega maior segurança ao comprador, além de evitar que ele saia da página de checkout e se perca pelo caminho e nunca mais volte para finalizar a compra.

#Canais de atendimento e suporte

Muita gente não se atenta a isso, mas ter canais de atendimento e suporte visíveis aos usuários na hora da compra é imprescindível.

Isso porque o consumidor pode, primeiro, ter dúvidas à serem tiradas antes de escolher algo e, segundo, desconfiar de sua marca, por você não oferecer um suporte, caso haja algum problema.

Nesse caso, para evitar desconfianças e desistências desnecessárias, coloque na sua página de checkout informações sobre seus canais de atendimento, como telefones, e-mail e chat, além de dados sobre o suporte, incluindo também informações claras sobre suas políticas de devolução, frete, entre outras importantes.

 

Pagina de checkout em ecommerce

 

 

#Carimbos de segurança

Apesar da internet estar cada vez mais desenvolvida, recebendo usuários em maior volume a cada instante, há ainda uma certa insegurança quanto às compras.

Isso porque para adquirir algo via internet é preciso fornecer dados pessoais e bancários, o que não agrada a muita gente, principalmente, por pensarem que estão correndo o risco de terem seus dados roubados.

Por isso, para ter uma página de checkout mais otimizada para conversão, evitando o abandono de carrinhos, utilize os carimbos de segurança nela, demonstrando aos seus usuários que eles estão em um ambiente seguro.

Use certificados de proteção e cadeados para ter certeza e deixar claro aos potenciais consumidores de que seu site está criptografando as informações importantes.

Não oferecendo risco e nem chance de roubos de informações pessoais e sigilosas.

Desse modo, você não terá mais problemas com desistências de carrinho por conta da sua página de checkout.

 

Pronto! Agora você sabe tudo sobre como trabalhar uma página de checkout para converter mais. Chegou o momento de você partir para ação e começar a realizar os testes de cada aplicação.

Certamente você terá muito menos desistências e consequentemente um maior volume de conversões.

Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato com a gente pelas redes sociais do Mestre do Adwords ou deixe sua pergunta no espaço destinado aos comentários abaixo.

Será um prazer poder lhe ouvir e ajudar à solucionar questões ligadas à esse ou outros assuntos pertinentes.

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Volte sempre por aqui, afinal, esse espaço foi feito para você. Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

 

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