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O tráfego não fica em seu site? – Descubra 3 Possíveis Razões

Você trabalhou por meses, fez pesquisas, escolheu as palavras-chave, estudou seu público alvo, assistiu a vídeos, leu tutoriais, fez dezenas e dezenas de testes com botões, templates, imagens e, enfim, seu site ficou pronto.

Depois de ter o disponibilizado e, até o divulgado por meio de campanhas de links patrocinados, para que o tráfego pudesse conhecê-lo e usufruir daquele ambiente digital todo projetado para eles, a única coisa que você consegue ver nos números é uma taxa de rejeição absurda!

E agora? Porque o tráfego não fica em seu site?

Eles até chegam à acessar, são muitos, inclusive, mas eles vão embora e bem rápido.

  • Quais são as razões para tal comportamento massivo?

É difícil encontrar respostas plausíveis, nós sabemos!

Principalmente, porque quando isso acontece, uma frustração enorme toma conta da gente. Parece que todo o trabalho que executamos com forte investimento de tempo e até mesmo dinheiro, se perdeu e nem, se quer, foi minimamente valorizado.

Não se desespere e muito menos desista do seu site. Pode ser que você ainda não saiba, mas essa é uma situação bastante comum e, provavelmente, a razão para que ela ocorra estão entre as 3 que iremos lhe apresentar nesse conteúdo.

Fique com a gente, pois há grandes chances de você encontrar a resposta que tanto procura agora.

1ª Razão – O tráfego não fica em seu site porque seu conteúdo é irrelevante

tráfego não fica em seu site

É bem provável que você tenha percebido que até há interação em alguns determinados pontos do seu site, mas não exatamente onde você gostaria ou deveria ter.

É claro que para chegar à uma resposta segura sobre esse comportamento, é preciso analisar à fundo e com cuidado cada parte do seu site.

Mas, é importante que você esteja ciente de que, quase sempre, antes de chegar ao sucesso, é preciso realizar alguns reparos e ajustes, mesmo que você tenha tentado fazer tudo perfeitamente.

Um dos grandes vilões dos sites, que fazem o tráfego ir embora, é a presença de conteúdo irrelevante.

Não tem jeito, você vai precisar de uma boa estratégia de marketing de conteúdo aliada ao SEO para conseguir visibilidade e tráfego de qualidade.

O que acontece muito é que diversos profissionais trabalham os sites baseados em determinadas palavras-chave que lhe parecem interessantes, com alto volume de buscas e interesse.

No entanto, se esquecem de verificar se aqueles termos representam diretamente o que a marca está oferecendo.

O resultado disso?

Atração de tráfego desqualificado, ou seja, que entram na página por um equívoco, ao pensarem que ali estará a resposta que procuram, enquanto só foram “enganados” por uma palavra-chave mal empregada.

Você precisa se colocar no lugar do seu potencial cliente. Pense em como você colocaria na pesquisa do buscador, se quisesse encontrar a sua marca e os itens que ela oferece.

A escolha da palavra-chave deve estar relacionada ao interesse do usuário e ligada às respostas e soluções que seu site apresenta.

Não cometa o erro de escolher termos só pelo seu volume de busca, pois o retorno será uma alta taxa de rejeição.

Com o tempo, seu site também deixará de ser relevante nos rankings dos buscadores, prejudicando todos os resultados.

Procure também levar o usuário diretamente para o lugar onde está o seu item de interesse, ao invés de redirecioná-lo para a página principal de seu site.

Esse também é um grande motivo pelo qual ele simplesmente vai embora. Afinal, refazer toda a busca até encontrar o que já parecia estar à um clique de distância faz com que a sua experiência seja ruim.

Inclusive, uma pesquisa feita pela Bazaarvoice mostrou que quase 85% dos usuários têm preferência em serem redirecionados à um post específico ou landing page após o clique, ao invés da home do site.

Pense nisso! Talvez essa seja a grande razão pelo qual o seu tráfego não fica em seu site, impactando não só sua estratégia de atração, mas também suas conversões.

2ª Razão – O tráfego não fica em seu site porque não é otimizado para mobile

tráfego não fica em seu site..

O mundo é mobile e isso não é mais novidade para ninguém. Tanto que, atualmente, as visitas em sites via dispositivos móveis já são maiores do que as realizadas à partir de desktops.

Esse dado não é novo, ele foi revelado em 2016!

Você sabia também que o tráfego mobile representa mais da metade do tráfego de sites gerado globalmente?

Tem mais… O Google, a maior potência digital do momento, apresentou projetos nesse sentido, como o Mobile First.

Além disso, adicionou a adaptabilidade mobile dos sites como critério de ranqueamento.

Apesar dessa grande importância, muitos profissionais ainda encontram certas barreiras na hora de criarem sites adaptáveis à todas as telas e, então, deixam a tarefa para depois ou a fazem de maneira equivocada.  O que prejudica a experiência do usuário.

Entre essas barreiras, está a falta de experiência em trabalhar um design adequado ao mobile. Principalmente, porque a exigência desse tipo de projeto é aliar à qualidade estética à boa experiência em navegação.

O que estamos tentando dizer é muito simples. Talvez, o tráfego não fica em seu site, porque ele não tem:

  • Um design mobile e responsivo que mantém a identidade da versão Desktop.
  • Navegação simples e fácil via dispositivo móvel, como os smartphones, prejudicando a experiência do usuário.
  • Rapidez no carregamento e abertura das páginas.
  • Boa visualização e diagramação dos espaços importantes.

Se você percebeu que esse pode ser o seu grande problema, procure trabalhar sobre esses pontos citados acima para encontrar uma solução.

Inclusive, o próprio Google pode lhe ajudar nessa tarefa. Acesse a página oficial do Mobile First e veja as dicas para tornar o seu site amigável ao mobile.

3ª Razão – O tráfego não fica em seu site porque não há um CTA claro e direto

tráfego não fica em seu site.

Pode ser que o seu tráfego entre em seu site e vá embora logo depois porque ele fica confuso, afinal, não há uma mensagem clara sobre o que ele deve fazer ali.

Já parou para pensar nessa possibilidade?

Sites com bons resultados apresentam botões com CTA (Call To Action), ou chamada para ação, imperativos e diretos, impulsionando o tráfego para a ação que se deseja que ele execute.

Há diversas possibilidades para essa ação, como se inscrever na lista, ler um conteúdo, comprar algo.

No entanto, é preciso deixar óbvio o que se espera do usuário, sem deixá-lo confuso ou perdido.

Para resolver essa questão, pequenos ajustes no design para comportar botões chamativos na tela pode ser o suficiente.

Óbvio, é preciso que ele contenha uma chamada para ação atraente e simples de entender.

Pronto! Agora você já pode começar a trabalhar nessas possíveis ladras de tráfego do seu site.

Esperamos ter lhe ajudado.

Até a próxima!

Forte Abraço.

 

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