ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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O que é taxa de conversão?

Falar de conversão é um assunto muito interessante, pois é um termo muito utilizado no mundo do marketing digital. Tenho absoluta certeza que você almeja melhores resultados para seu projeto todos os dias, não é mesmo?

Se você já foi em eventos do nicho ou pretende ir nos primeiros no próximo ano, prepara-se para ouvir essa palavra constantemente. Eu mesmo, dei o nome de meu curso de Conversão Extrema, tamanha a importância que esse termo tem em nosso mercado.

No entanto, acabei percebendo que as pessoas falam de conversão, de taxa de conversão de uma forma tão natural que nunca pararam para explicar em detalhes o seu significado, logo resolvi fazer isso. Isso porque, percebo que pessoas que estão iniciando na área do empreendedorismo digital, marketing digital ou marketing de afiliados, sentem-se perdidas em meio a tantos termos e siglas.

 

taxa de conversão.

 

Fazendo pesquisas na internet e até mesmo na rede pude notar que o mercado tem poucos conteúdos voltados para quem está começando e quando tem é um conteúdo extremamente raso e sem muita didática para explicar.

Eu quero fazer diferente, pois tenho como missão de vida trazer pessoas para o eio digital. Você pode até me achar um louco visionário, mas eu acredito muito que esse mercado vai se sobressair perante outros e que ele será o futuro. Sendo assim, quero me adiantar e preparar você desde já para trabalhar de forma confortável nesse segmento.

É importante que você saiba que muitas palavras ou termos são extraídos no inglês e acabam tendo uma tradução adaptada para a nossa língua. Logo, as vezes, só vou conseguir te explicar mais claramente de forma prática, exemplificando uma situação ou contando um fato que já tenha ocorrido comigo, beleza?  No entanto, gostaria de pontuar um pequeno detalhe, pois você sabe que minha intenção é fazer com que você tenha sucesso profissional, não é?

Se eu pudesse te dar um conselho, antes de adentrar esse artigo, é que você estude o máximo que puder, principalmente a língua estrangeira. Sei que é uma língua bastante complicada, principalmente para quem nunca teve oportunidade de ter contato, porém atualmente, existem cursos online e até mesmo escolas focadas em ensinar um inglês mais profissional. Meu papel não é fazer propaganda de nenhuma escola em especifico, o que quero que entenda é que esse conhecimento pode ser decisivo na sua carreira profissional, pois os melhores conteúdos, as novidades e até mesmo novas estratégias chegam de fora e depois são traduzidas para veículos nacionais, entende?

É apenas um conselho devido a minha experiência profissional, mas não me leve a mal quando falo isso, pois, novamente, só quero poder te ajudar em tudo o que precisar, sabe?

Seguindo com nosso conteúdo, esse é mais um conteúdo da série “o que é” que visa explicar de forma simples e prática, os termos mais utilizados da área de markentig. Sendo assim, gostaria de ter sua companhia até o fim do artigo para depois ter a sua opinião com a sua visão do assunto. Combinado?

 

Então, vamos juntos iniciar mais uma caminhada em busca do conhecimento e crescimento profissional.

Topa?

 

Definindo o que é Taxa de Conversão

Se você é um iniciante da área ou se está começando a se familiarizar agora com as palavras e termos mais utilizados, prepare-se para ouviu MUITO falar sobre a taxa de conversão. E não só ouvir, mais também falar por várias e várias vezes!

Talvez você já seja um expert na área e esteja pensando: “O que será que o Tiago está fazendo? Tanto assunto interessante e avançado para ele falar e ele escolhe logo explicar o significado de algo tão simples como a taxa de conversão?!”  Então, preciso que entenda que nada é tão simples que não possa ser estudado e trabalhado mais, sabe?

 

taxa de conversão

 

O significado de taxa de conversão é bem fácil de compreendido, o que acaba gerando maiores confusões são os métodos de trabalho para suas aplicações, mas vamos por partes.

A taxa de conversão é uma métrica usada para saber a quantidade de usuários que praticaram a ação que você pré determinou em sua página, sempre se baseando no número de pessoas que tiveram acesso ao seu conteúdo. Explicando de uma forma mais didática, podemos apresentar a seguinte situação:

  • Sua página teve 200 visitas únicas: Ou seja, ela foi acessa por 200 pessoas diferentes;
  • Dessas 200 pessoas, 5 fizeram a ação planejada por você, seja a venda de um produto ou serviço, o preenchimento de um formulário ou algo de seu interesse.

Se você fizer uma regra de três simples, você encontrará o valor de 10%, certo? Sendo assim, essa é a taxa de conversão de sua página, pois dar 200 pessoas que tiveram contato com seu material, você conseguiu concluir a ação em 5 delas.

Dessa forma seu para entender melhor, não é mesmo? Seguro de que a partir desse momento você não terá mais dúvidas, vamos dar um passo mais avançado.

 

O uso da taxa de conversão é obrigatório?

Essa é uma questão que muitas pessoas se fazem, uma vez que, ainda não tem claro em sua mente a importância dessa métrica para o sucesso de seu negócio.

Me sinto na obrigação de te falar que a taxa de conversão é uma das métricas mais seguras para se estruturar um projeto. Não falo apenas de acessos, mas em todos os segmentos como anúncios no Adwords, abertura de e-mails, venda de um ecommerce e demais segmentos que você precisar entender o comportamento de sua estratégia com relação aos seus usuários.

Sabendo dessa informação, tenho quase certeza que uma dúvida deve estar imperante em sua cabeça: “ Qual é a taxa de conversão ideal?” , acertei? Pois é, eu também já me fiz muito essa pergunta no inicio de minha carreira e sempre que tinha oportunidade, perguntava á colegas da área, até o momento que comecei a entender que essa é uma métrica muito volúvel e pessoal.

Falo isso, pois não existe uma fórmula que calcule a taxa de conversão ideal para o seu tipo de negócio e muito menos eu consigo te falar isso, sabe por que? Tudo irá depender do seu crescimento. Logo, eu costumo sempre falar que eu considero um boa taxa de conversão qualquer valor que seja maior a medição anterior, uma vez que, um resultado superior irá provar que seu negócio está crescendo e obtendo resultados melhores.

Quase no final de mais um conteúdo, quero falar um pouquinho sobre as principais formas de medir a taxa de conversão através da origem do usuário.

Vamos juntos?

 

Tipos de tráfego para taxa de conversão

 

taxa de conversão,

 

É sempre muito importante entender o comportamento do usuário para que assim, você possa entender se sua estratégia está funcionando ou não, concorda? Sendo assim, separei alguns elementos que julgo importante sejam apontados.

  1. Tráfego Direto: Entendem-se como tráfego direto pessoas que digital o endereço de seu site na barra de url do navegador. Sendo assim, esse público tem um conhecimento exato do seu endereço e podem ser considerados seus consumidores em potencial, pois já conhecem o caminho da ação.
  2. Tráfego Pago: Caso sua intenção seja investir em anúncios para gerar mais receita, você deve ficar atendo a esse item, sempre observando como é o comportamento dos usuários que chegam em sua página através das campanhas. Com eles, você precisa descomplicar o processo, ou seja, facilitar que o usuário pratique a ação.
  3. Tráfego Orgânico: Esses usuários são os que vem provenientes de pesquisas através de palavras chaves, ou seja, através de conteúdos relacionados. Para prender a atenção, você precisa entregar valor ao seu material, procurando se destacar em relação ao seu concorrente para que assim, suas chances de converter aumentem.

 

Pronto! Tenho certeza que você já tem uma vase de conhecimento sólido quando o assunto é taxa de conversão, estou certo? Restou alguma dúvida? Se sim, deixe a sua mensagem que vamos resolver isso já.

Caso esteja tudo ok, aplique todo o conhecimento que aprendeu para melhorar os resultados de seu projeto! Combinado?

Boas conversões!

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