ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

O que é Tag?

O assunto que vou abordar hoje parece muito simples, porém posso lhe dar certeza de que ele se relaciona com um grande número de ocorrências de dúvidas entre iniciantes do mercado digital.

As tags são muito presentes nesse universo, fazem parte de estratégias e de construções de conteúdo, mas você sabe exatamente o que elas são? Se sua resposta foi negativa, fique tranquilo, pois você não é o único.

Recentemente, percebi que há poucos materiais que abordam esse assunto. Confesso que foi um pouco difícil encontrar um conteúdo que explicasse de forma clara e objetiva do que se trata a Tag, sem contar que encontrei mais dificuldade em encontrar explicações sobre aplicações. Pensei comigo mesmo, esse pode ser um dos motivos para tantas ocorrências de dúvidas.

 

O que é tag,

 

Bom, fiquei um pouco incomodado com essa “realidade”. Eu sabia que deveria fazer algo para mudar um pouco esse panorama e trazer esse assunto de modo mais acessível era uma necessidade, pelo menos, a meu ver.

Se você já me conhece, sabe que eu gosto de trabalhar como um facilitador, um descomplicador do mercado digital. Tratando de assuntos diversos, explicando e falando sobre termos peculiares, mostrando como executar planos e aplicar técnicas específicas.

O caso de hoje não foge a minha proposta principal que é ajudar você, descomplicando o entendimento das práticas do mercado. Basicamente, eu quero que você domine as tags e use-as a seu favor.

Com o objetivo claro, traçado em minha mente, comecei a elaborar um material. As perguntas principais que ficou quase que todo o tempo do processo em minha mente foi:

  • “Como eu devo validar esse conteúdo?”
  • “Como eu devo entregar esse material de forma acessível e objetiva?”

Então, pensei muito! Elaborei diversos materiais e logo após joguei tudo fora. Em minha visão, nada estava à altura de entregar para você.

Até que tive uma ideia. A partir dela, comecei a criar um conteúdo com base nas principais dúvidas. Eu não olhei mais sob a ótica profissional, mas passei a garimpar os questionamentos, sob a visão do usuário comum, do profissional iniciante do mercado. Foi a melhor ideia que eu pude ter.

Encontrei preciosidades que me conduziram na criação de um material completo, recheado de informações relevantes e baseado sobre um objetivo que persigo dia a dia: DESCOMPLICAR!

Dessa vez a criação fluiu bem, foi até difícil deixá-lo mais enxuto, pois fui escrevendo, escrevendo e quando eu percebi, tinha quase um livro em mãos. Para deixar no formato perfeito, prático, objetivo, do jeito que você gosta, eu fui otimizando cada parte dele, ao final trouxe a melhor configuração que consegui formular. O resultado desse processo e todas as informações desse conteúdo você confere logo abaixo. Vamos em frente?

 

Entendendo a Tag de Forma Simples

Como eu já lhe disse, as tags são muito presentes no mercado digital. Talvez, você até as use em seu dia a dia profissional, mas se for perguntado do que se tratam as tags, você não saiba responder.

Tudo bem. Você não precisa ficar mal com isso, até porque essa situação acontece com mais frequência do que você imagina. Tenho que lhe parabenizar por querer acabar com esse ruído no entendimento e como forma de presente, vou te ajudar.

 

O que é tag.

 

A questão é que ao não saber do que se tratam as tags, mesmo as utilizando dia a dia e frequentemente, você pode estar comprometendo os seus resultados e consequentemente os seus progressos. Isso porque, quando você aplica algo sem saber direito a conceituação e a contextualização, você perde o referencial de utilidade daquele recurso.

Agora que você entende perfeitamente a importância de entender cada processo, vou lhe explicar do que se trata a tag de forma simples e objetiva.

A tag nada mais é do que uma etiqueta de identificação que serve para a organização de conteúdos na web.

  • Você pode estar pensando: “Como assim, Tiago?”.

Vou lhe explicar melhor. As tags são palavras-chaves, elas são utilizadas como um classificador, organizando conteúdos na web. Quando você procura algo na internet, você percebe que aparecem vários resultados diretos, além dos relacionados?

Esse trabalho tem grande força da tag. Vou colocar um exemplo prático, dessa forma não restam dúvidas. Por exemplo:

  • Você faz um artigo sobre Adwords em seu blog.
  • Entre suas Tags de marcação, você coloca as palavras-chaves “Marketing Digital”, “Publicidade Online” e “Google Adwords”.
  • Quando o usuário estiver procurando sobre o assunto em específico que você tratou em seu blog ou qualquer assunto relacionado às suas palavras chaves (Tags), você aparecerá como uma opção de resposta sobre o conteúdo relacionado ao que ele procura. Claro que isso pode variar, devido à concorrência e outras variáveis de SEO, ranqueamento, entre outras coisas, mas em geral é assim que as tags funcionam.

As tags ajudam no ranqueamento, no agrupamento de informações relacionadas e estão por toda a parte, inclusive no Google, como forma de indexar e “ler” o que você disponibiliza na rede. As tags podem ser utilizadas nas páginas do seu site, nos conteúdos que você elabora, nos vídeos do Youtube e até nas redes sociais.

Elas estão em cada espaço da web. No Twitter, por exemplo, existem as Hashtags, que são classificadas em nível regional e mundial, quanto a sua utilização, formando um ranking das mais utilizadas no dia. Possivelmente, você já ouviu sobre os Trending Topics, o ranking que eu acabo de lhe falar.

Já o Instagram tem sua organização feita basicamente pelas Tags.

  • Quantas vezes você já viu fotos com “#(alguma palavra-chave)”?

Acredito que se você tem Instagram ou alguma vez você já visualizou um perfil da rede social de fotos, certamente viu, ao menos, uma publicação cheia de hashtags.

Como você já sabe, elas servem para relacionar um conteúdo com outros existentes na rede. Formando uma espécie de classificados. Exemplo:

  • Um usuário tira a foto de um prato que ele está saboreando no almoço.
  • Quando ele vai publicar, ele adiciona na legenda a #food.
  • Essa tag vai incluir a foto dele em um grupo que também utilizou a mesma tag.
  • Quando você pesquisar pela palavra-chave (tag) #food existe grande possibilidade da foto desse usuário aparecer entre as opções de retorno de pesquisa.

Entendeu como funciona? Simples, não é mesmo? Quer entender como as tags podem lhe ajudar? Vamos lá.

 

Vantagens da Tag

Sob a capacidade de organizar informações de forma hierárquica e relacionada, as tags podem lhe ajudar da seguinte forma:

 

O que é tag

 

  1. Melhor Organização no Conteúdo
  2. Maior facilidade de ser encontrado
  3. Melhor ranqueamento
  4. Melhor visto pelo Google.
  5. Entrega melhor experiência ao usuário.

Cada item dispensa mais explicações, não é mesmo? Mas tem algo importante que eu preciso lhe dizer. Preste muito atenção.

Quando você for colocar tags em suas páginas, em seus conteúdos em geral, sejam artigos, vídeos no Youtube ou até mesmo em fotos, crie uma estratégia eficaz.

  • O que eu quero dizer com estratégia eficaz?

Simples. Escolha as melhores palavras-chaves para utilizar como tag. Pesquise o seu mercado, faça um estudo de palavras-chaves relacionadas e tome cuidado, mas muito cuidado com palavras que podem ser dúbias, isso pode confundir o usuário e trazer um tráfego não qualificado para você. Vou lhe dar um exemplo prático dessa situação para que você entenda de modo bastante claro e assim tenha condições de evitar essa ocorrência ruim em suas tags:

  • Você fez um artigo sobre tipos de mangas, a fruta.
  • Ao fazer as tags, você utiliza a palavra-chave “manga”.
  • Quando o tráfego procurar por manga, independente se o que ele procura é manga de camiseta, ele achará o seu conteúdo.
  • O usuário entrará no seu conteúdo, mas não consumirá, pois não é o que ele procura.

Entendeu? O fundamento importante é não utilizar palavras tão abrangentes nas tags, tente utilizar sempre palavras mais específicas e exatas ao seu negócio ou material em especial.

A dica de ouro é que você não utilize tantas tags por conteúdo, e sim poucas tags com muita qualidade, isso porque elas vão ter uma porcentagem de importância. Ao utilizar as tags você trabalha com o seguinte parâmetro:

  • 1 tag = 100% de relevância quando a palavra-chave utilizada for buscada, ou seja, maiores chances de aparecer como retorno de pesquisa.
  • 2 tags = 50% de força de relevância em cada palavra-chave. Diminuindo as chances de aparecer em cada busca, mas expandindo a chance de aparecer em possibilidades de busca em palavras-chaves relacionadas ao assunto tratado.

E assim por diante. Aqui, o ideal é que você ache o meio termo perfeito para cobrir as áreas de interesse, sem perder a força de cada tag utilizada.

Espero ter conseguido lhe ajudar e possivelmente ter expandido sua visão quanto ao assunto. Caso tenha dúvidas, entre em contato, responderei pessoalmente assim que possível. Obrigado pela presença. Volte sempre que desejar ou precisar.

Forte Abraço.

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog