ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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O que é storytelling?

Visando sempre trazer o melhor conteúdo para esse canal, encontrei um assunto que ainda não tinha tido a oportunidade de falar. Sendo assim, hoje trago um material exclusivo e inédito nesse canal. Vamos falar de storytelling!

Acredito que muitos nunca tenham ouvido falar nesse termo, no entanto, também sei que existem diversas pessoas que não fazem ideia alguma de seu significado, porém creio que na prática já até sabem e tiveram um primeiro contato.

Você pode até pensar: “ O Tiago está louco! Eu nunca ouvi falar de storytelling e nunca me deparei com qualquer situação no qual essa palavra estivesse presente!” Se você disse isso, eu preciso falar para você que é praticamente impossível nunca ter tido contato, uma vez que, as propagandas de televisão, anúncios no rádio e até mesmo campanhas na internet utilizam muito a técnica de storytelling para gerar engajamento com seu público.

 

O que é storytelling

 

Antes de te passar maiores informações, preciso que você entende que para vender mais e aumentar sua taxa de conversão, você precisa estar totalmente engajado com a linguagem e interesse de seu público alvo. Eu já falei isso algumas vezes, porém sempre que é possível gosto de salientar novamente, uma vez que, vejo muitas marcas preocupadas com o produto final, mas pouco interessadas em criar uma relação fiel com seu cliente.

Entenda que a arte de vender é a arte de agregar valor, de mostrar que você se preocupa com a pessoa em questão e que só está entregando aquele produto á ela, pois sabe que sua vida será totalmente diferente após a aquisição.

Percebo que o conceito de storytelling caiu no gosto dos profissionais do marketing digital e que muitos já fazem a utilização em seus produtos e serviços. E você sabe o por quê disso? É bem simples, é por quê realmente funciona! Eu mesmo já testei em alguns de meus projetos e pude obter resultados extraordinários.

Vamos começar entender então, o que é storytelling e como você pode utilizar a técnica na estratégia de marketing de seu produto.

Prontos?

 

Definindo o que é storytelling?

Para explicar o que é storytelling, não é necessário firula ou qualquer tipo de enrolação, já que seu conceito é bem simples e está presente na vida de todos ( mesmo que você ainda ache que não!)

O significado da palavra vem de um termo em inglês, “Tell Story” traduzindo, contar uma história. Sendo assim, o storytell é o contador de histórias. Logo, o significado exato do da palavra storytelling é igual à capacidade de contar histórias totalmente relevantes através de uma narrativa.

 

O que é storytelling.

 

Explicando de uma forma mais simples, é o fato de contar uma história, um acontecimento ou uma situação voltada para o seu produto ou serviço. Por exemplo, a marca Nike ou a Coca Cola, utilizam-se muito dessa técnica em seus comerciais, uma vez que, elas não dizem simplesmente “ Compre um tênis” ou “ Tome uma Coca”, elas procuram colocar todo um enredo por trás da ação para que você se sinta envolvido e motivado para fazer aquilo, concorda?

Se pensarmos na Coca, ela te diz que você deve abrir a felicidade e sempre apresenta situações positivas, contando a história de momentos felizes que são divididos com pessoas que amamos muito. Já a Nike, trás uma pegada mais esportiva, mostrando que todos nós podemos ser atletas. Sendo assim, em nosso subconsciente fica a seguinte informação: Tomar uma Coca Cola sempre vai tornar meu momento feliz ou então, calçar um tênis da Nike vai me fazer um esportista de qualidade.

Deu para entender? Aproximar seu público alvo ao seu produto é uma das melhores formas de gerar engajamento, além disso, se você conseguir cativar com uma história que mexa com o emocional e ele consigam se visualizar naquela situação, você está feito!

Você pode achar que os exemplos que são incríveis, mas que estão muito longe da realidade de seu negócio, não é mesmo? Posso lhe garantir que não está, uma vez que, se você tem algo para vender, então você tem algo de valor para entregar. Pode confiar!

O conceito de storytelling é muito fácil de ser entendido, pois é uma situação que passamos em nossa rotina, já que estamos em uma era de excesso de informações, com inúmeras marcas surgindo e todas querendo um pouquinho de nossa atenção. E é justamente por esse motivo que resolvi criar esse conteúdo, quero te ajudar a implementar essa técnica em seu negócio.

Vou te passar todas as dicas para que você consiga aplicar storytelling com sucesso.

 

07 Técnicas de storytelling MATADORAS

Pode até parecer fácil quando eu falo que você precisa contar uma história emocionante para vender, não é mesmo? Porém, você precisa saber que o seu público alvo não é bobo e caso ele venha a perceber que você está enganando-o, certamente ele não terá mais interesse em você.

Vou passar algumas técnicas que acredito que funcionam muito bem!

 

O que é storytelling,

 

  1. Escolha seu público: Para contar uma história que gere interesse, de duas uma, ou a pessoa tem que ter vivido algo semelhante e quer ouvir como você passou por isso. Ou então, ela está prestes a viver aquele momento e quer saber como deve agir para se dar bem. Sendo assim, ao escolher uma história para contar, descubra qual o seu público alvo, ou seja, para quem você está falando e a linguagem ideal, dessa forma você consegue ser muito mais assertiva.
  2. Paixão no que diz: Quando você conta uma história, a emoção tem que estar presente para dar o tom do acontecimento, senão acaba se tornando mais um apunhado de palavras e isso, não gera interação. Certifique-se de quem a paixão no que você está dizendo. Transmita sentimento no olhar e verdade em cada palavra dita.
  3. Seja Humano: Já ouvi falar que as novelas que mais fazem sucesso são aquelas que narram o dia a dia da sociedade? Pois é, quando se trabalha com storytelling isso deve ser levado em conta. As pessoas querem ouvir histórias de “ gente como a gente” e não de serem humanos inexistentes. Histórias de superação e de superação costumam funcionar muito bem.
  4. O Politicamente Correto: Atualmente, tudo deve ser politicamente correto, o que faz com que muitas pessoas fiquem em cima do muro na hora de dar uma opinião. Meu conselho é que você seja firme, sem ser deselegante, entende? Para que você seja diferente, você precisa fazer algo diferente. Se apresente com opiniões fortes e bem embasadas.
  5. Cultive a Credibilidade: Sua história só atingirá seu público se você transmitir verdades. Normalmente, histórias reais geram maior engajamento, pois a credibilidade e veracidade dos fatos torna tudo muito mais atrativo.
  6. Seja incisivo: Histórias mornas não funcionam, uma vez que, a emoção é que vai mover o interesse das pessoas. Conte histórias de modo envolvente, empolgante e emocionante. Se conseguir levar seu ouvindo a perder o folego, melhor ainda!
  7. Linguagem simples: Procure não usar palavras muito rebuscadas ou de difícil compreensão, pois acaba se tornando chata assistir um vídeo onde o vocabulário é complexo. Invista na simplicidade!

 

Se você notar o mercado do marketing digital atualmente, os infoprodutores utilizam-se demais da técnica de storytelling para os vídeos de vendas de seus produtos, não é mesmo? Isso porque, entregar valor e se colocar no mesmo patamar de seus clientes é o que fará com que você se destaque de seus concorrentes e acabe tendo um sucesso maior.

Não se esqueça que você precisa contar essa história com amor, com paixão, pois são esses sentimentos que serão o combustível de seu negócio.

Agora me diga, qual a história que você vai contar hoje? Conte para mim, quero te ouvir! Deixe um comentário contando a história de seu negócio, assim a gente pode se conhecer um pouco melhor.

Vou ficar te aguardando!

Até mais!

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