ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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O que é ROI?

Quando iniciamos um projeto, a ideia é que ele dê certo. Não é mesmo? Nós nos preocupamos com todos os detalhes, desde a elaboração de estratégias, até aplicações práticas que nos deem um retorno positivo do investimento, mas nem sempre estamos familiarizados com tudo que povoa o nosso mercado de atuação.

Com um grande crescimento dos negócios online, consigo visualizar uma enxurrada de dúvidas acerca de assuntos diferenciados, mas é claro que existem os questionamentos campeões. O que tenho para lhe dizer agora pode parecer estranho, mas é a mais pura verdade: “Os profissionais costumam ter dúvidas acerca de coisas simples de resolver, por um único motivo, a simples falta de familiaridade com os termos e siglas utilizadas no meio”.

Pensei, então, que eu poderia ajudar diminuir uma dúvida que está no ranking de mais constantes, é claro que você sabe do que eu estou falando, isso mesmo, o ROI.

 

 

Talvez, você já até saiba tudo sobre essa sigla, mas não está ligando o “nome” à “pessoa”. Tenho que lhe dizer que se esse é o seu caso, você não está sozinho, pois eu recebi muitos contatos de pessoas com dúvidas sobre o termo e suas aplicações, como fica inviável responder individualmente, achei justo criar um conteúdo bem prático e exemplificado para que todos pudessem acessar quantas vezes precisar e de onde quiser.

No mundo dos negócios existem porções de siglas que você precisa saber para trabalhar com autonomia. Lembro-me de já ter disponibilizado conteúdos sobre CPC, CPM e CPP, por exemplo, que também é uma outra grande dúvida que povoa a cabeça das pessoas. Fato é que essas siglas, geralmente, são criadas para facilitar o dia a dia de trabalho, tornando-o mais dinâmico como um todo, principalmente, nas conversas corporativas e reuniões de negócios. O problema, nesse caso, é que quem está iniciando em um mercado específico, não conhece do que se trata cada uma delas e, por fim, o objetivo acaba não sendo alcançado, muito pelo contrário, ao invés delas ajudarem, atrapalha a imersão do novato no segmento almejado.

Quero que você saiba que pode sempre contar comigo, mesmo que sua dúvida seja simples, estou me comprometendo em lhe ajudar com o que tiver ao meu alcance.

Todos nós começamos do zero e precisamos nos ajudar mutuamente para crescer, isso porque, o aprendizado é um caminho de mão dupla, pois da mesma forma com que eu ensino todos os dias, eu também aprendo muito com você. Bom, agora é hora de começar, vou direto ao ponto e lhe explicarei o que é ROI a seguir.

 

Entendendo o Significado de ROI

É inacreditável falar isso, mas muitas empresas relutam em fazer um investimento em marketing digital, acredito que isso aconteça por um fator que poderia ser facilmente resolvido, pois pude notar que são poucas empresas que conseguem medir o retorno de investimento de forma precisa.

Muitos profissionais não sabem por onde começar medir os seus investimentos, ou então, não criaram o hábito de acompanhar o crescimento gradativo de seu negócio.

O ROI que significa Retourn On Investiment ou em português, Retorno de Investimento é uma sigla muito utilizada no mundo dos negócios, principalmente em setores que medem o retorno financeiro.

Basicamente, o cálculo do ROI é feito pegando como base o dinheiro que você ganhou em relação ao dinheiro que você investiu. Ao calcular o ROI, você está pegando o valor total de retorno e subtraindo o valor aplicado como investimento.

O resultado do cálculo acima é o responsável por lhe dizer se você está investindo o seu dinheiro de forma inteligente. É por isso que ao procurar novos negócios para apostar, investidores, executivos e empreendedores sempre olham para o ROI do projeto, pois eles sabem que é pelos dados do ROI que será possível medir se um projeto foi, é ou será bem sucedido e consequentemente conseguem avaliar se aquela é uma opção de investimento viável e futuramente lucrativa.

A seguir, vou lhe ensinar a calcular o ROI dando um exemplo prático, deste modo você não terá mais dúvidas sobre a realização dessa tarefa, podendo posteriormente aplicar em seus negócios. Vamos lá?

 

Aprendendo Calcular o ROI

Calcular o ROI não é nenhum bicho de sete cabeças, mas deve ser feito com muita atenção, pois qualquer distração pode causar sérios riscos à saúde de seus negócios. Para que tudo fique bem claro, usarei números como exemplos práticos, sendo assim, na hora de você calcular o seu, precisará, apenas, que você substitua os meus números pelos de seus negócios. A fórmula para calcular o ROI é a seguinte:

ROI = (Valor total recebido das ações impulsionadas pelo investimento – Custo do Investimento Inicial) / Custo do Investimento Inicial.

 

 

O-que-é-ROI1

 

Mostrando isso com números, ficaria assim:

ROI = (5.000,00 – 1000) / 1000

ROI = 4.000,00 / 1000

ROI = 4.

O resultado obtido mostra que você teve um retorno financeiro quatro vezes maior do que você investiu. Caso você queira obter o resultado em forma de porcentagem é muito simples, basta que você pegue o resultado do cálculo feito acima e multiplique por 100, sendo assim, teríamos:

ROI = (5.000,00 – 1000) / 1000 * 100%

ROI = 4.000,00 / 1000 * 100%

ROI = 4 * 100%

ROI = 400%

O seu resultado em escala de porcentagem, seria 400% o valor de seu investimento. Pronto, agora você já sabe como calcular o ROI, mas preciso lhe fazer algumas observações importantes para a obtenção de resultados mais precisos.

 

O que Você Precisa Saber ao Calcular o ROI?

Como eu disse acima, calcular um ROI não é algo tão complicado assim, mas a atenção aos detalhes é essencial, com base nessa informação eu não posso deixar de fazer uma observação importante. Acompanha comigo.

Quando você calcula o valor de seu custo de Investimento Inicial você deve ter a certeza que incluiu todo e qualquer valor gasto no projeto, desde sua execução até o tempo despendido em funcionários, isso porque, para ter um resultado mais preciso é necessário incluir valores, por menores que sejam, só assim você conseguirá calcular um ROI mais perto do real possível, porém é necessário que você saiba que nem sempre você terá um resultado exato, pois fatores externos podem modificar o desempenho de suas ações.

Um dos fatores que mais acontecem é que seu público alvo é constantemente abordado por diferentes estímulos de seus concorrentes o que faz com que eles sejam influenciados a executarem algum tipo de ação contrária ao que você espera, impactando seus resultados.

É importante saber também que ao calcular o ROI é de extrema necessidade que você tenha estabelecido uma meta de ganhos palpáveis, pois só assim você saberá se o seu resultado está alcançando as expectativas e usando todo o potencial. Deixando ainda mais claro para que não haja dúvidas quanto a isso, imaginemos que:

  1. Investimento: Eu tenho R$1.000,00 para investir.
  2. Meta de ROI: Minha meta de retorno é de 400%.
  3. Resultado: Ao calcular o ROI, percebi que meu retorno foi de 200%.

Perceba que meu ROI continua sendo positivo nos ganhos, mas não atingiu o objetivo que determinei com base na possibilidade de retorno, portanto, algo pode ter dado errado. Não é mesmo?

Fique atento a isso, pois não é porque o retorno está sendo positivo que o seu investimento está sendo utilizado com o máximo de potencial que ele tem. Mensure os resultados com base em seus objetivos alcançáveis através desse investimento, isso também ajudará na obtenção de um resultado mais preciso e real do que acontece em seus negócios.

Acredito que agora seu conhecimento está completo quanto ao cálculo e aplicações do ROI. Para finalizar, quero lhe mostrar algumas vantagens que você adquire ao utilizá-lo.

 

Vantagens da Utilização do ROI

Interessante, não é mesmo? O ROI é muito utilizado em diversos segmentos, pois tem grande quantidade de vantagens no dia a dia profissional, dentre elas estão:

  1. Motivação da Equipe: Apresentando resultados reais, você pode cobrar mais desempenho e dedicação de sua equipe para a obtenção de melhores resultados. Se você estabelecer metas plausíveis e oferecer bônus e recompensas quando atingirem o resultado esperado, você motivará a sua equipe a jogar junto com você, assim, todos saem ganhando.

 

O que é ROI,

 

  1. Criação de Estratégias: Nós que trabalhamos no mundo do marketing digital, estamos sempre buscando melhorar nossos resultados. Ao medir o ROI, você pode estabelecer a precisão de sua estratégia, sendo assim, você terá maior controle sobre o retorno de suas ações e consequentemente terá em mãos o poder de mudar estratégias com base em resultados que não alcançaram os objetivos.

 

  1. Resultados Realistas: Como você estará com as métricas de tudo que acontece na sua empresa, em suas mãos, seu resultado passará ser mais realistas e sua visão será a mais clara possível.

 

  1. Corte de Despesas: Como eu disse acima, todos os dados reais da sua empresa estarão em suas mãos e com isso você poderá realizar cortes de despesas desnecessárias e que não trazem resultados positivos. Isso nos leva ao próximo item.

 

  1. Aumento do Lucro: Com o corte de gastos desnecessários, otimização das ações, avaliação de resultados reais, motivação da equipe, você não poderia ter um resultado diferente, a não ser, um aumento significativo nos lucros.

Chegamos ao fim de mais uma enxurrada de conhecimento. Espero que eu tenha conseguido esclarecer essa dúvida que persiste na cabeça de muitos. Muito obrigada pela sua presença, volte sempre que quiser.

Forte Abraço.

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