ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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O que é público alvo?

Fazer a definição correta de seu público alvo é um dos principais pontos para a construção do sucesso de seu projeto. Isso porque, será com essa informação que você irá montar toda a sua estrutura, desde mídias para anunciar, conteúdos e até mesmo a definição de palavras chaves. Sendo assim, é de se presumir que se essa definição não estiver enquadrada dentro de seu propósito é possível que você enfrente dificuldade de comunicação.

Pude notar que muitos ficam literalmente empacados nesse quesito, uma vez que, muito se é falado de público alvo, mas pouco se conceitua esse termo. Em conversas com alunos, interessados em meus conteúdos e até mesmo em eventos que frequento, comecei a perceber que não saber o que é público alvo e ter dificuldade em fazer essa definição acaba fazendo que muitos desistam de iniciar seus projetos.

Entendo que a dificuldade nos desmotiva e isso é comum, pois acontece comigo algumas vezes e possivelmente vai ocorrer mais alguma. Não pense que é só você que enfrenta esse tipo de problema, todos os seres humanos se sentem desmotivados por situações ruins. E é justamente nesse ponto que quero ajudar você, minha intenção é fazer com que os conteúdos desse canal seja úteis na vida de alguém. Tenho preocupação em impactar de forma individual cada pessoa, sendo assim números não me importam muito, entende?

 

publico alvo,

 

Tenha a absoluta certeza que só irei encerrar esse artigo quando tiver contente com as informações disponibilizadas e mais, quero ir além. Se sinta á vontade para falar comigo, enviando uma mensagem ou deixando um comentário, pois essa troca de conhecimento é extremamente enriquecedora para ambas as partes.

Você pode achar que falar de público alvo é algo muito básico, pois:

  • Para vender é necessário “vender para alguém”,
  • Para falar é preciso “falar com alguém”
  • Escrevemos para “alguém ler”
  • Queremos curtidas “de alguém”

 

Entendeu como esse “alguém” é extremamente importante para o sucesso de nosso negócio? Porém, a pergunta que não quer calar: “Quem é esse alguém?”

Você pode chegar para mim e falar: “ Ah, Tiago que pergunta básica! Esse alguém é meu cliente, meu leitor, meus seguidores ou meus amigos!” Ok, você está correto, mas você sabe definir quem é o perfil de público interessado em você ou em seu negócio?

As definições de público alvo são amplas e assim, dá margem para que cada modelo de negócio consiga fazer uma personificação exata desse termo. Por esse motivo, quero te apresentar o conceito sobre o que é público alvo apresentando todas as possibilidade e formas de definir. Entendo que dessa forma fique muito mais fácil você fazer essa definição e seguir com a busca da estratégia que melhor vai de encontro com amantes de sua marca.

Novamente, o que transmito aqui não pode ser levado como verdade absoluta, no entanto, tudo o que passo para você são experiência e vivencias algo realmente pessoal e que comigo funciona. Leia com atenção e utilize o que você julgar correto.

Iniciaremos agora! Estão prontos?

 

Definindo o que é público alvo

Definir de forma teórica o que público alvo não é difícil, uma vez que, o público alvo são pessoas que se identificam com o que você é ou fala, são pessoas interessadas no que você tem a oferecer e não estou dizendo que são pessoas que querem comprar de você.

Para definir de forma mais precisa são pessoas da sociedade que tem caracterísca em comum como: ( idade, sexo, interesses, profissões e etc) e na qual você irá dirigir suas mensagens. Na teoria fica até mesmo difícil de ser compreendido, não é mesmo? Então, deixe eu dar um exemplo prático, pois acredito que assim você irá entender melhor.

 

publico alvo..

 

Pense comigo em um empreendedor que tem uma loja física ao lado de um espaço para andar de skate, por exemplo. Então, já que o ponto comercial dele é ao lado de um público, ele resolve que irá trabalhar com artigos esportivos voltados para o mundo do skate, como rodinhas, shapes, ferramentas de manutenção e roupas de marcas relacionas. Você concorda que ele tem um público alvo bem definido? São os amante das rodinhas, skatistas amadores, profissionais e interessados no esporte. Logo, ele encontrou exatamente o público alvo dele.

Ficou mais fácil de entender com a exemplificação, não foi? Pois é, acreditei que ficaria mesmo! Porém, precisamos ir mais além, traga esse exemplo para o seu mundo e assim descubra qual é o seu público alvo.

Se você já escolheu seu nicho de atuação, com toda a certeza, já tem em mente um tipo de pessoa que quer atingir, não é mesmo? No entanto, preciso te falar que muitas vezes o que planejamentos não é muito o que ocorre, sabia? Por isso, não deixe de testar e verificar de forma constante com quem você está falando.

Você pode estar querendo me perguntar: “ Tiago, entendi perfeitamente o que é público alvo, mas será que você poderia me ajudar com dicas de como identificar o meu?” Claro, claro.. Separei o tópico abaixo justamente para abordar essa questão, pois muitas vezes não temos clareza de informações para executar essa definição.

Espero te ajudar nisso também. Vamos juntos?

 

Como identificar meu público alvo?

Não planejei nada mirabolante e nem técnico para esse tópico, uma vez que, o básico a grande maioria das vezes é o melhor para se aplicar. Você pode ter dúvidas enormes sobre a definição de quem é o público alvo de seu negócio, não é mesmo? Sendo assim, separei algumas definições que poderão ter trazer mais clareza de visão.

Ao se perguntar quem é seu público alvo, você deve se deparar com as seguintes informações. Meu público alvo é:

 

 

  1. Pessoas que se identificam com minha marca: Com a era da informação é mais comum do que você imagina ter seguidores, pessoas engajadas e curtindo tudo o que você posta das redes sociais, não é mesmo? Essas pessoas se identificam com o tipo de produto ou serviço que você está oferecendo e gostam das informações que você compartilha. Valorize esse público e mantendo-o sempre aquecido, pois as chances de você gerar uma conversão com um público que já conhece a sua marca são muito maiores.
  2. Meus clientes atuais: Quem compra de você tem maiores chances de comprar novamente, ou seja, são seu público alvo. Já vi muito acontecer de empresas trabalharem estratégias enormes para conquistar clientes e não fazer nada para mantê-los depois da primeira compra. Eles serão seu eterno público alvo e você precisa cativá-los dia após dia.
  3. Leads: Quem curtiu a sua página, cadastrou seu e-mail, comentou sua foto e por aí vai são pessoas que estão começando a se identificar com sua marca. Isso mostra que ela já abriu a porta para que você entre e você precisa aproveitar isso. Ninguém deixa o seu e-mail de contato se não quer manter um relacionamento recebendo novidades, informações e até mesmo promoções!

Claro que esses são apenas 3 exemplos de seu possível público alvo. Você pode trabalhar diferentes formas e jeitos de fazer essa identificação, até mesmo com abordagens mais focada. No entanto, preciso te alertar que as pessoas estão em constante mudança, ou seja, você precisa ficar sempre atualizado com relação as informações de seu público alvo, pois como tudo muda muito rápido, eles também perdem o interesse e uma nova geração vem.

Estudo com cuidado e desenvolvo sua metodologia própria de “conversar“ com seu público, só assim você irá atrair olhares de quem realmente compactua da mesma ideia, mesma ideologia e mesmas vontades que você!

E lembre-se, conquistar é excelente, mas manter é melhor ainda!

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, não hesite em entrar em contato comigo, tudo bem? Veja que fiz um conteúdo bem diferenciado do que você encontra no mercado, pois valorizei a aplicação prática á teoria!

Faça diferente para ser diferente!

Até logo!

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