ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

O que é o Google Trends?

Quanto mais ferramentas e funcionalidades tiverem a nosso favor, muito melhor será as formas com que poderemos trabalhar novas aplicações. É justamente por esse motivo que senti a necessidade de explorar um pouco mais o Google Trends, pois ele é capaz te dar informações totalmente atualizadas e que irão contribuir muito.

Caso você tenha interesse em investir em links patrocinados, ou seja, quer anunciar usando o Google Adwords entender o que é o Google Trends e como ele funciona te dará uma visão muito mais empreendedora.

Gostaria de pontuar que o que falo aqui não deve ser encarado como verdade absoluta, tudo bem? Meu papel é ajudar você colaborando para entregar conteúdos de muita qualidade. No entanto, cabe a você fazer um filtro e compreender se aquela dica ou sacada funciona realmente para o seu tipo de negócio. Isso porque, vejo muitos relatos de pessoas que aplicaram o método X ou Y e não obtiveram o sucesso esperado. Acredito que isso já aconteceu com tudo mundo, isso porque acabamos ficando tão empolgados com as novidades que acabamos nos esquecendo de estudar nosso ramo de atuação.

 

O que é o google trends

 

Seguindo a situação apontada acima, eu digo para você use o Google Trends para obter informações relevantes para o seu negócio, no entanto não use SÓ ele! Pode estar passando pela sua cabeça: “ Ué, O Tiago está confuso hoje, ele fala para eu usar, mas fala também para eu usar outros. Não entendi! “ Calma, calma.. O que quero dizer é que você deve sim usá-lo como uma das ferramentas, porém procure sempre diversificar e obter um maior número de dados possíveis, pois só assim você ficará mais bem preparado para encarrar seus concorrentes de frente.

Sei que me propus a sempre trazer novidades e notícias em primeira mão para você, sendo assim procuro seguir esse pensamento fielmente. E por conta disso, preciso ser claro com você, pois o Google Trends não é uma notícia atual, muito menos uma novidade incrível. No entanto, eu vejo os profissionais explorando suas funcionalidades de forma extremamente branda e não queria que isso ocorresse com você, pois partindo do principio que é uma ferramenta Google, ela tem o poder de gerar informações muito preciosas.

Com o rápido avanço das tecnologias temos as tendência de otimizar e robotizar diversas funções, com essa atitude acabamos nos esquecendo que as buscas feitas através do buscador do Google são feita por pessoas e que precisamos entender o que elas procuram para assim, entregar a melhor experiência.

Anotei diversos pontos bem interessantes e até mesmo intrigantes sobre o Google Trends, mas acredito que a melhor forma de iniciar esse artigo seja respondendo a pergunta que o título propõe.

Vamos lá?

 

O que é Google Trends?

Se minha intenção fosse entregar um conteúdo raso para você, eu responderia essa questão dizendo que o Google Trends é um informador de tendência que usa das palavras chaves mais buscas para gerar gráficos que facilitam seu entendimento.

Essa resposta estaria errada? De forma algum, pois ela está extremamente certa. No entanto, eu não quero de forma alguma ser raso e muito menos, te entregar “ mais do mesmo”, logo vamos entender o que é o Google Trends na visão de quem usa a ferramenta como sua aliada.

O Google Trends nada mais é do que um raio X do motor de busca que monstra para você a tendência das buscas e a quantidade de procura que certo termo teve em um período pré determinado. É preciso deixar claro que como o próprio nome da ferramenta já diz, ela mostra as tendência e não um número exato.

Você pode me perguntar: “ Tiago, então posso usar o Analystcs ao invés do Trends?” Não, não, creio que você não tenha me entendido direito, então vou tentar te explicar a diferença entre ambas:

  • Google Trends: O Trends é uma ferramenta mais simplificada que não apresenta dados exatos, sua função é mostrar as tendências das buscas. Tanto que o nível de buscas é medido de 0 á 100, onde a pontuação 100 demonstra que a palavra foi altamente procurada e acessada.
  • Google Analytics: Com o Analytics, você já obtém dados exatos e precisos de buscas e comportamento, tudo isso demonstrado em números, assim você pode fazer o acompanhamento de seu projeto de forma muito mais embasado.

Como o objetivo desse artigo é falar única e exclusivamente de Google Trends, vou deixar um link de um material bem bacana sobre Analytics, pois sei que as coisas acabam ficando um pouco confusas. Sendo assim, indico que você siga a leitura desse artigo, mas logo depois aprenda mais sobre o Analystcs.

Pensemos da seguinte forma, como o buscador do Google é um dos sites mais acessados do mundo, a empresa tem condições de medir os termos e palavras chaves mais pesquisados em sua plataforma, concorda? São exatamente esses resultados que são entregues quando você faz uma consulta no Google Trends. Isso porque, como os fatores de ranqueamento influenciam de forma constante no posicionamento das buscas fica muito mais fácil obter esse resultado.

Agora que você já sabe o que é o Google Trends, quero te ensinar ao usar um pouco da plataforma, assim você terá um guia prático em mãos de seu funcionamento.

 

Como funciona o Google Trends?

Você pode até achar que a plataforma é simples demais, porém sei que muitos que estão por aqui, fazem o primeiro contato com ela, não é mesmo? Então, prefiro ser um pouco mais metódico para que não restem dúvidas sobre o seu funcionamento.

  1. Para acessar o Google Trends, acesse: https://www.google.com.br/trends/
  2. Fazer login não é necessário, porém se você desejar, basta logar com os dados de seu conta no Gmail.
  3. No topo dá página, existe uma caixa de busca com o termo “ Explorar tópico” Digite ali a palavra chave que deseja obter informações.

Google Trends

 

4. Após digitar, você já terá acesso as informações das quais deseja.

Viu como é muito simples utilizar o Trends? No entanto, ainda não acabamos, quero te ajudar a fazer a interpretação das informações.

Vamos juntos?

 

Interprendendo as Informações do Google Trends

A palavra que escolhi para obter informações foi o Google Adwords, pois tem tudo a ver com nosso canal. Sendo assim, vamos fazer a leitura rápida dos gráficos que são impressos para nós.

Interesse com o passar do Tempo

O interesse é o local onde podemos medir como ocorreu o comportamento de buscas com o passar dos anos. Note que o nosso gráfico foi crescente, ou seja, a busca pelo termo vem aumento com o passar dos anos.

Nesse tópico é interessante informar que existe uma opção que proporciona a escolha do período do tempo de seu interesse, basta que você selecione na opção “2004-presente”

 

Google Trends interesses

 

Interesse regional

Nessa opção, temos informações sobre os locais onde a palavra foi mais procurada. Note que as opções aparecem apenas estados brasileiros, correto? Isso porque, eu usei a opção de regionalização para ter um panorama mais próximo do que pretendo trabalhar. Basta que você acesse a opção “ Todo o Mundo” para escolher a opção do mundo que deseja ter informações.

 

Google Trends regional

 

Pesquisas Relacionadas

Ao escolher essa opção, você terá um panorama de pesquisas relacionadas, ou seja, quem procura por Google Adwords, também tem interesse em ler sobre Google Analytics, conforme falamos acima.

 

Google Trends pesquisas

 

Apesar de não termos uma precisão nos resultados, o uso do Google Trends pode mudar o rumo dos seus negócios, pois imagina que engajamento você teria ao descobrir o comportamento de seu público alvo, seus interesses e formas de pensar.  E não para por aí, se você conseguir se antecipar a uma nova tendência, você sai na frente em relação aos seus concorrentes e pode ganhar muito mais interessado.

Uma informação que eu não poderia deixar de passar para você é que o Google Trends também é capaz de te informar quais são os vídeos mais acessados do Youtube nas últimas 24h. Isso é realmente incrível, não é mesmo? Pois, você tem um termômetro em mãos, onde você conseguirá analisar as tendências de mercado através do Trends junto com outras ferramentas de impressão que já deve ter utilizar.

 

Google Trends youtube

 

Espero que esse artigo tenha sido bastante esclarecedor e que não tenha restado qualquer tipo de dúvida, porém que você quiser me perguntar algo ou então me mandar alguma sugestão, fique a vontade para entrar em contato comigo.

Te espero! Até a próxima!

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog